quinta-feira, 15 de setembro de 2011

11 de setembro de 2001(Crônica)


Liége Farias é cronista literária
 Lembro de fresca memória, o fatídico 11 de setembro de 2001. Como esquecer? Jamais!Sei exatamente o lugar em que eu estava: ia chegando na recepção da Clínica e vi pela tv a explosão de um alto prédio. Enquanto atônita vidrava o meu olhar no televisor, em seguida um avião chocou-se com o edifício ao lado. Tudo ao vivo e a cores.Imediatamente soube que se tratava de um atentado terrorista às Torres Gêmeas.Terroristas islâmicos estavam dentro de quatro ou cinco aviões comerciais, suicidas alucinados, atormentados por uma religião paranóica, fundamentalista, tacanha e que faz apologia ao derramamento de sangue.Sede de sangue, muito sangue, um espetáculo Dantesco que o mundo todo atordoado assistia impactado. Todos impotentes diante de algo planejado friamente: o atentado aos EUA, com aviões americanos, saindo de aeroportos americanos, com passageiros comuns...A glamourosa Nova York estava sendo atacada no seu Centro Econômico e os aviões fazendo milhares de americanos em pedacinhos.
Eu olhava apavorada, dentro do meu local de trabalho, aquela cena pavorosa quase sem acreditar.As pessoas jogavam-se aos montes, desesperadas para não serem consumidas cruelmente pelo fogo, pareciam bonequinhos caindo...
As pessoas que se  encontravam nos arredores correram para fora e viram a fumaça, o caos, os gritos da multidão e algo que se parecia com o apocalipse.
Fui a Nova York em janeiro de 2011 e visitei o local pavoroso, é um buraco sendo reconstruído, ainda com semblante de dor, muita dor, pairando no ar. A alma da gente é invadida por um sentimento estranho; há um questionamento íntimo sobre o comportamento humano e como o homem pode guardar dentro de si um ódio mortal;s,  o leão é feroz por instinto, e os humanos, seres com raciocíno, são capazes de atitudes ferozes, animalescas, brutais, hediondas.
O dia 11 de setembro de 2001 foi o maior ato terrorista que o Planeta Terra assistiu. Todos viram até dentro das suas casas ruir em chamas as duas Torres, alcunhadas de Torres Gêmeas. Naquela manhã em Nova York o mundo chorou, eu chorei, o edifício World Trade Center, o coração econômico americano tranformou-se em cinzas. Dia 11 fará 10 anos. Que o mundo tenha paz. Espero que venha aí bons tempos. Tempo de amor e de paz!


Nenhum comentário:

Postar um comentário