sábado, 3 de setembro de 2011

ÔNIBUS NOVOS OU VELHOS, EIS A QUESTÃO!

Carlos Costa é jornalista e escritor
Na guerra travado entre vereadores da Câmara Municipal de Manaus e as empresas de ônibus, ambos os lados têm e não têm razão, mas  a população é quem sairá prejudicada. Explico o porquê de minha afirmação. Mesmo tendo dirigido o Sinetram por oito anos, o que faço não uma defesa dos empresários de ônibus. Muito menos uma crítica ao trabalho dos vereadores. É simplesmente é uma tentativa de  esclarecer alguns equívocos.
Li que um vereador reclamou contra a quilometragem dos ônibus novos; outro entrou na garagem de uma empresa para fiscalizá-la e foi barrado. Agora leio que os ônibus novos estão pregando no meio da rua.
Será mesmo que os ônibus novos já estão pregando? Será que chassis de ônibus comprados em São Paulo e transportados por estradas até Santa Catarina para receberem o encarroçamento até  deveriam chegar em Manaus com a quilometragem zerada em Manaus? Nem carro de passeio que se compra em lojas, zero quilômetros, estão com a quilometragem zerada! Quanto mais um ônibus!
Sei que e dever e papel dos vereadores fiscalizar os atos praticados  pelo Prefeito! Mas entrar em uma garagem de ônibus para fiscalizá-la, sem ser anunciado antes,  é querer demais! Há normas de segurança em todas as empresas e estas precisam ser respeitadas. Elas trabalham com dinheiro, peças, equipamentos e todos têm que entender isso, inclusive os vereadores que representam o povo sim, mas não estão acima ou abaixo do cumprimento dessas normas. Eu, mesmo na condição de superintendente do Sinetram, e fazia visitas nas empresas,  tinha que me fazer anunciar antes. Essas normas são rígidas sim; mas não inflexíveis!
Carros de passeio, novinhos, dão prego quando saem das concessionárias, por que um ônibus não daria? O que precisamos ver, na realidade, é qual a razão desse prego e não criticar por criticar, simplesmente para fazer mídia e média com os eleitores! Pode ser prego de pneu ou qualquer outra causa. Se for de motor, até o ser humano dá prego às vezes, quanto mais uma máguina!
Não estou defendendo ninguém, nem a Câmara Municipal e nem os Empresários! Mas temos que ser coerentes, prudentes e responsáveis. Porque oposição é uma coisa; radicalismo é outra coisa!
Que têm muitos ônibus ainda velhos rodando em Manaus como se fossem novos, ah, isso tem; que a Transmanaus foi uma fraude porque eram as mesmas empresas trafegando em nome de um consórcio, ah, isso era:  que as empresas precisam ser fiscalizados, ah, isso têm, mas querer transformar esse assunto em um palanque eleitoral antecipado, a crítica pela crítica, isso é demais!
Sei que sou suspeito para falar sobre esse assunto pois fui superintendente do Sinetram por oito anos, na época em que o prefeito Arthur Neto fez renovar toda a frota de ônibus, deixando-a com uma média de 2,8 anos. Mas o prefeito Amazonino Mendes mandou cassá-las a todas  e deu no que deu. Eduardo Braga completou o serviço quando substituiu Amazoino na Prefeitura, cassando a empresa Etama, do ex-presidente do Banco Central, Loiala, que tinha a frota mais nova de Manaus! No lugar dela entraram várias empresas trazidas à “toque de caixa”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário