quinta-feira, 22 de setembro de 2011

FAUSTO SOUZA LANÇA CAMPANHA DE DESARMAMENTO INFANTIL NA ALEAM


O deputado Fausto Souza, lançou esta manhã terça-feira (20) a Campanha de Desarmamento Infantil “Violência Nem Brincando” criada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seas), por meio do Projeto Ame a Vida. O lançamento aconteceu durante Cessão de tempo solicitada pelo deputado estadual Fausto Souza (PRTB).A campanha tem como foco atingir 48 mil alunos de 6 a 12 anos de 113 Escolas Estaduais de Ensino Fundamental. A idéia é promover a cultura de paz entre esses alunos, estimulando a aprendizagem por intermédio de atividades lúdicas saudáveis, o hábito de leitura, o desenho a mão livre e a troca de armas de brinquedos por gibis, livros infantis, brinquedos educativos, brindes e doces. 
Fausto Souza explicou que a proposta apresentada é uma grande programação lúdica e pedagógica no ambiente escolar com o esforço de todos os atores protagonizados pela equipe psicossocial do "Projeto Ame a Vida", equipe pedagógica das escolas participantes, pais e alunos e a comunidade em geral.
 O deputado lembrou que a idéia da troca de brinquedos deve atingir não somente as crianças, mas também pais, os quais têm papel fundamental na educação contra a violência e devem dar exemplos de paz dentro de casa.
A coordenadora do Projeto Ame a Vida da Seas, Maricília Costa, disse que essa é a segunda edição da campanha, iniciada em julho de 2010. Em julho deste ano foi dado um pré-início dos trabalhos com a realização de palestras, workshops para pais de alunos nas comunidades sobre a importância do desarmamento infantil. “Pedimos a eles que não dêem de presente arma de brinquedo para seus filhos, porque isso desencadeia um impulso para atos de violência”, disse, ressaltando que em cada escola a ser visitada vai ter um comitê de pais.
Maricília Costa disse que um dos objetivos da campanha é convencer os estudantes a trocar a arma de brinquedo por livros de literatura infantil e brinquedos educativos. “Além disso, estamos pregando cartazes nos estabelecimentos comerciais de bairros, mercadinhos, empresas etc”, informou a coordenadora
Informando ainda que em cada escola terá um stand para arrecadar as armas de brinquedo que serão trocadas por livros e brinquedos educativos.
No decorrer do lançamento da campanha foi apresentado um vídeo sobre desarmamento infantil, considerado pelo presidente da ALEAM, deputado estadual Ricardo Nicolau (PRP), “muito bem feito”. Nicolau destacou que esta Casa Legislativa tem um projeto denominado “Conhecendo o Legislativo”, que traz alunos da rede pública de ensino e da rede privada para conhecer o Poder Legislativo in loco. “Os estudantes são informados sobre o que fazem os deputados, como dar entrada num projeto de lei, como funciona às leis, entre outros assuntos”, informou.
Ricardo Nicolau disse que a ALEAM vai ajudar através da programação da TV ALE e sugerir nos sites dos deputados a difundir a Campanha de Desarmamento Infantil “Violência Nem Brincando” acrescentando a esses alunos informações sobre o desarmamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário