sexta-feira, 23 de setembro de 2011

A SEDUÇÃO DE VOAR COMO UM PASSARINHO

Liege Farias é cronista literária
Amanhecia tão mansamente, o sol estava aparecendo e brilhava num desses dias quentíssimos de verão amazônico. O amanhecer, assim como o crepúsculo, levam-me para bem longe e sinto uma irresistível vontade de voar.Eu estava tão envolvida pelo arrebol, sentia no peito um fervilhar de felicidade. Então, fechei os olhos e sonhei acordada ser um passarinho; voava, voava...
Abri os braços e imaginei-me um passarinho, voava, voava, voava...Lá do alto tudo me parecia tão sedutor, meus olhinhos só enxergavam a beleza, os rios, os igarapés, cachoeiras,mar, montanhas verdinhas...Como é bela a natureza criada por Deus. Dava voos radicais, voava, voava..."Bando azul de andorinhas,bando de gaivotas brancas,
as palavras voam". Isso mesmo amada Cecília Meireles, as palavras voam que nem águias imensas. Free as a bird,a suave música de John Lennon, embalava-me nessa alucinada viagem que deliciava a minha alma.
E quanto mais eu planava sentia uma louca liberdade. Voei sobre a discutida Amazônia, sobre a qual falam tanto sem conhecê-la. Vi inúmeros ribeirinhos, gente que habita a beira do rio, gente que mora sobre o rio, gente humilde, nasce e morre tirando o seu sustento da Floresta Amazônica. Povo que sofre com a cheia e a seca e são eleitores brasileirinhos.
Meu coração de passarinho começou a entristecer, era hora de voltar ao mundo real. Meus olhos de pássaro se encheram de lágrimas. Lá embaixo o mundo é cruel. Dos inimigos sempre soube me defender, dos amigos nunca soube, nunca aprendi essa lição. O meu corpo pequenino de passarinho ficou todo arrepiado, trêmulo,tremia, tremia...Lá embaixo existem pessoas que matam aves e só pensam em dinheiro. Eu queria tanto ficar longe dos seres humanos que esqueceram do amor e só sabem praticar a traição.A judia Anne Frank, perseguida ferozmente por Hitler disse em seu diário acreditar que a humanidade no fundo é boa.
Aos prantos iniciei a volta, antes pousei numa goiabeira cheia de frutos vermelhos. Degustei muita goiaba vermelhinha.
Caiu uma chuva rápida e o cheiro de terra molhada se espalhou no ar.Eu chorava pitangas, será que eu não passava de um pássaro ferido?
Suavemente, meus olhos de bicho assustado enxergaram uma grama verdinha,pousei no meu jardim. Dezenas de girassóis davam-me boas vindas. O mundo deveria ser uma imensa plantação de girassol. Só girassóis e passarinhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário