sexta-feira, 30 de setembro de 2011

JANGO-UM NOME QUE O BRASIL ESQUECEU

Liége Farias é cronista literária
Jango era o apelido de um dos nossos presidentes do Brasil. O povo brasileiro acostumou-se a tratar o Presidente da República com tamanha intimidade tal qual fazemos com o Lula.
O nome de Jango era João Belchior Marques Goulart. Também era conhecido por João Goulart. Jango teve origem bem diferente do Lula; nasceu rico.
O pai de João Goulart era um próspero fazendeiro em São Borja no Rio Grande do Sul. Possuíam um vizinho ilustre: Getúlio Vargas. As famílias Goulart e Vargas mantinham uma relação de amizade muito intensa. Jango tornou-se amigo de Getúlio Vargas e chegou a ser Ministro do Trabalho quando Vargas foi Presidente da República.
Jango era advogado, Lula um pobre nordestino, menino sofrido, saiu do Nordeste para São-Paulo num pau-de-arara. Conseguiu ser metalúrgico e tornou-se um famoso líder sindical. Conseguiu alcançar o poder após várias derrotas.
Jango era vice de Jânio Quadros e quando o Presidente que se comprometeu com o povo afirmando varrer a "sujeira" do Brasil, renunciou, João Goulart tornou-se Presidente em 1961.
Quase não se fala da figura de Jango. Foi proibido falar nesse homem por vinte anos. As escolas não incluíam no seu currículo de História esta página do Brasil. O assunto era intocável. Na verdade, soava como algo profano. Todos calaram. Alguns idealistas falaram e levaram muita porrada.Alguns foram torturados e morreram.
Até hoje quase não se fala neste político brasileiro. E muita gente nem sabe se ele existiu, muita gente nem sabe se houve um Governo Militar, muitos nem tomaram conhecimento da Ditadura e a morte brutal dos jovens idealistas brasileiros. Só agora com o filme "Zuzu Angel", talvez alguém consiga vislumbrar que tivemos um Golpe Militar em 1964. Quem sabe com esse filme protagonizado pela bela Patrícia Pillar,muitos brasileiros entendam que Ditadura alguma, com suas torturas miseráveis,possam resolver os problemas de uma Nação.Na Democracia não há censura, num Governo Ditatorial tudo é feito na surdina. Governo Democrático é aquele em que a imprensa torna-se atuante e tudo (ou quase tudo) vem à tona com total transparência. Quase não acredito no que vem acontecendo recentemente, todas as sujeiras brasileiras estão estampadas na imprensa falada e escrita. Só reina ainda a impunidade,entretanto as denúncias e prisões são realizadas. Só uma Democracia permite esta liberdade.
João Goulart ficou encurralado e exilou-se no Uruguai. Com o golpe Militar armado -1964-só restou a Jango saída e fuga, sem glória rumo ao exílio.
Evidentemente não cabe imputar a Jango todas as mazelas do Brasil na conjuntura de 1964.Falar do Presidente que caiu em 64 é falar de reformas de base. Foi derrubado porque queria enfrentar os privilegiados. Ficou a lenda de um Presidente democrata mas no exílio comprou fazendas no Uruguai, Argentina e Paraguai. Além das que possuía no Brasil. Político sempre consegue ter bens a valer!
Jango faleceu em 1976 e foi enterrado às pressas em São Borja, sem honras militares. Um homem que só conseguiu pisar na sua Pátria depois de morto, mesmo assim, num enterro rapidíssimo. Estou certa de que Jango morreu sentindo muitas saudades da nossa terrinha.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário