domingo, 25 de setembro de 2011

MARCELINO RIBEIRO, UM CRONISTA NATO!



Carlos Costa é jornalista,
assistente social e escritor
 Um rapaz alto, esguio,cabelos ainda existentes: (hoje é careca, com cabelo raspado,) calça jeans e tênis, entrou na redação do jornal “Diário do Amazonas”: - Quem é Carlos Costa, perguntou do primeiro que encontrou sentado em uma cadeira, à entrada da redação: o jornalista Martin Jorge.
- É aquele ali, por detrás dessa área de vidro! Na época, eu era o Editor Geral do “Diário do Amazonas”. Acho que não lhe dei muita atenção. À mão, trazia um papel datilografado, uma crônica que Marcelino Ribeiro escreveu e a queria ver publicada!
- Deixa aí que depois darei uma lida! E apontei-lhe uma caixa onde costumava guardar tudo para ler depois. Li, gostei e publiquei. Ele voltava sempre trazendo crônicas novas e eu publicando-as.
Um dia, aparece uma mulher elegante, franzina, loira, perguntando quem era o “Carlos Costa”. Apontaram-me!
- Vi que você tem dado espaço a cronistas e eu queria publicar uma crônica minha!
Era Ierecê Barbosa, para quem prefaciei seu primeiro livro de poesias “Sonhos de Papel”!
Na primeira crônica, publiquei o seu nome errado. Saiu “Irecê”, em vez de Ierecê.
O telefone toca. Era a professora Ierecê Monteiro, informando-me que Irecê é uma cidade existente na Bahia. Depois disso, nunca mais errei o nome da cronista!
Fiquei alternando as publicações: um dia era crônica minha, depois do Marcelino Ribeiro e em outro dia da Ierecê Monteiro. Havia dias certos e espaços para todas as crônicas que me chegavam às mãos.
Embora os dois me agradassem pelo estilo e objetividade com que me deliciavam ao lê-los, nunca esqueci duas crônicas em particular, uma de Ierecê Monteiro: “Menarca” e outra de Marcelino Ribeiro,: “O Sabiá da Crônica”, às quais se referiam a mim. Eu, sabiá da crônica? Só estava mesmo criando e implantando um estilo leve ao “Diário do Amazonas” do passado e acho que consegui meu objetivo. Felizmente! Que saudades sinto hoje colegas e que prazer tenho ao ler uma crônica minha publicada nos blogs, com os quais hoje colaboro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário