sábado, 10 de setembro de 2011

TALEBAN:11 DE SETEMBRO FOI DESCULPA PARA INVADIR AFEGANISTÃO


Ataque às torres gêmeas, um legado que
jamais será esquecido por gerações seguidas
 Mundo - 11 de Setembro

NALU FERNANDES - Agência Estado

Na véspera das homenagens de 10 anos às vítimas do ataque terrorista de 11 de setembro nos EUA, o Taleban jurou continuar lutando contra as forças norte-americanas no Afeganistão até que as tropas dos Estados Unidos deixem o país e afirmou que não está envolvido nos ataques de 11 de setembro.

Em comunicado enviado por e-mail para representantes da mídia, o Taleban acusou os Estados Unidos de usarem os ataques de 11 de setembro como pretexto para invadir o Afeganistão e disse que a comunidade internacional foi responsável pela morte de milhares de afegãos durante a invasão e a ocupação.

"A cada ano, 11 de setembro lembra aos afegãos de um evento no qual não tiveram qualquer papel", disse o Taleban. "O colonialismo norte-americano derramou o sangue de dezenas de milhares de afegãos miseráveis e inocentes".

Neste sábado, o Taleban escreveu que a invasão ao Afeganistão fará com que os EUA e aliados permaneçam com um estigma permanente na democracia do Ocidente. "Por meio de um levante em todo o país, os afegãos vão enviar os americanos para a lixeira da História como mandaram outros impérios do passado". "Os afegãos têm uma histamina sem fim para guerras longas", disse o comunicado.

O comunicado foi divulgado pelo Emirado Islâmico do Afeganistão, o título oficial usado pelo Taleban quando dominava o país. As informações são da Dow Jones e da Associated Press.

Nenhum comentário:

Postar um comentário