domingo, 5 de fevereiro de 2012

MAGIA E MISTÉRIO EM CAPADÓCIA

Liége Farias é cronista literária

 Saímos de Istambul de avião com destino à Ankara, Capital da Turquia. Não, Istambul é uma grande metrópole mas não é a Capital da Turquia. Passamos por uma rigorosa revista no aeroporto de Istambul, severa revista. Hoje , terrorista perdeu a cara, pode ser qualquer um. Voos internacionais, somos mais sacudidos que tapete na véspera de festa.
De ônibus, de agora em diante, nossa viagem passou a ser terrestre.
Meus olhos ja´tiveram o prazer de encantar-se com Mesquitas, Palácios, Museus, Bazares, Fontes, românticos barcos que cruzam o Bósforo. Belíssimas coisas!
A Turquia parece um amigo que mora dentro do nosso peito, aquele amigo amado que sempre nos apresenta uma boa surpresa.
Chegamos à Capadócia! Uau! A sapeca Turquia reservou uma insuperável surpresa, a danadinha deixou-me mais uma vez boquiaberta, a região da Capadócia é um cenário insólito. Paisagem incomum, paisagem diferente de tudo que já vi na vida. A temperatura de -14 graus C, neve a valer, em decorrência de uma nevasca de dias anteriores.
De olhos esbugalhados, contemplei a paisagem, paisagem lunar, obra de um caprichoso escultor, chaminé das fadas - muitas são as adjetivações para um lugar singular. A terra vulcânica da região foi cinzelada ao longo de milhões de anos pela força da erosão. Tudo cobertinho de neve, o branco espalha uma sensação de paz, lugar de descanso da alma, um sossego encharca o meu espírito, pareço levitar de tanta calma que me envolve.
Meu olhar alcança montanhas perfuradas, lá escondiam-se os cristãos da insana perseguição romana. Moravam escondidinhos no miolo das Montanhas da Capadócia, moravam feitos ratos para escapar das ferrenhas mãos dos soldados romanos. Quem se dizia cristão, ou melhor; acreditar que Jesus era filho de Deus, que morreu na Cruz por nós e que fazia milagres, essa gente era brutalmente torturada e crucificada. E fixei muito o meu triste olhar nos buracos das montanhas da Capadócia. Deus nos livre de outro Império Romano, Deus nos livre de outro Hítler, deus nos livre de mentes diabólicas no Poder!
A população local ajudou o prodígio natural ao tranformar rochas e cavernas em casas, igrejas e cidades subterrâneas. Hóteis incríveis aproveitaram o cenário e oferecem hospedagem de luxo em plena aridez.
Sobrevoar a Capadócia de balão é a principal atração turística da região. Sobre picos, montanhas e pedras de estranhos formatos, o voo é uma aventura mágica e inesquecível. Ao fim da experiência, um brinde com champanhe celebra a vida e a hospitalidade que a Turquia tão bem sabe oferecer ao visitante. Essa do balão, fiquei fora, não tive coragem para enfrentar a peripécia : amarelei!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário