sábado, 11 de fevereiro de 2012

RUMO À TURQUIA

Crônica
 Liége Farias é
 cronista literária
Era 25 de dezembro/2011, dia de degustar o RO do Natal e eu, 23:00h, enfiada num avião turco, imenso, enorme, um pássaro gigantesco. Peguei um lugar na janela, pronta para enfrentar 13h de voo, e o monstro decolou de São Paulo direto para Istambul. Voo internacional tem sempre um computador na nossa frente com um leque de opções : filmes,musicais, jogos...
Lá estava eu, cruzando o Oceano Atlântico e posteriormente atravessando a África. Amanhecendo, depois de um generoso café da manhã, resolvi olhar pela janelinha pois estávamos voando sobre a África. O sol batia forte na janela da aeronave, sol africano, sol abrasivo. Peguei na janela e estava muito quente. Como não existiam nuvens, meus olhos viram um panorama incrível ; um imenso deserto, creio ser o Deserto do Saara. Por horas, o avião voou por um imenso deserto. Que emoção! Jamais pensei na vida ver por cima o Deserto do Saara.
Depois de 13 horas de voo, calmo, tranquilo, não pegamos uma turbulência, uma delícia de voo! Chegamos finalmente a Istambul.
Parecia um sonho de mil e uma noites! Istambul recebe você com um abraço afetuoso e boquiaberta, contemplei a beleza do lugar.Por ser inverno, a temperatura estava abaixo de zero. Frio de congelar!
A milenar Istambul carrega em sua história o brilho de muitos impérios. Única no mundo com braços em dois continentes : Europa e Ásia. Ela já foi Bizâncio, Nova Roma, Constantinopla, Kostantiniyye. A cidade cuja aura transpira fascínio e magia, nasceu sob poderosas mãos do Imperador Romano Constantino Magno ou Constantino, o Grande - na verdade Flavius Valerius Constantinos (272-337). Estratégia do ponto de vista geopolítico,tendo o belíssimo Estreito de Bósforo como elo entre Oriente e Ocidente, a cidade de Constantino foi por ele elevada à condição do Império Romano (330-395). Tesouro cobiçado ao longo dos séculos,tornou-se capital do Império Bizantino (395-1204) e, posteriormente, dos Impérios Latino (1204-1261) e Otomano (1453-1922).
Berço de tantas civilizações, é natural que Istambul tenha se desenvolvido como uma metrópole multicultural, cuja alma se divide entre Europa e Oriente Médio.
Verdadeiro mosaico cultural. Istambul é linda, sedutora e misteriosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário