quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

ENCHENTE HISTÓRICA NO ACRE DEIXA 12 MIL DESABRIGADOS

Rio Branco, a capital do Acre, completamente ilhada

O Globo

A Defesa Civil do Acre informou ontem que já são 12.440 pessoas desabrigadas em todo o estado devido às cheias. Só em Rio Branco, 6.840 moradores ficaram sem suas casas após as chuvas.

De acordo com relatório parcial divulgado pela prefeitura da capital, os prejuízos da produção agrária chegam a R$ 12,4 milhões em 16 comunidades rurais. O nível do Rio Acre atingiu 17,38 metros, oito metros acima do normal e três metros a mais do ponto de transbordamento.

É o maior nível desde 1997, quando o rio registrou 17,67 metros. Além de Rio Branco, outras sete cidades decretaram emergência: Porto Acre, Brasileia, Assis Brasil, Santa Rosa, Sena Madureira, Xapuri e Manoel Urbano. Apesar da grave situação nesses municípios, não há informações sobre mortos até a noite de ontem.

— Ao todo, 65 mil pessoas no estado foram prejudicadas. Estamos acompanhando tudo de perto. Na capital, por exemplo, disponibilizamos cinco abrigos para atender os desabrigados com serviços de saúde e distribuição de alimentos. Por enquanto, não registramos nenhuma morte — informou ao GLOBO o coronel do Corpo de Bombeiros, João de Jesus Oliveira da Silva, coordenador de Defesa Civil no estado.

O governo federal montou uma força-tarefa no Acre. Segundo Oliveira, foram disponibilizados 80 homens da Força Nacional de Defesa Civil e mais 18 médicos da Fundação Nacional de Saúde para ajudarem na remoção e no atendimento das famílias atingidas pelos temporais. O Exército também foi mobilizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário