domingo, 26 de fevereiro de 2012

GRANDE BAZAR-ISTAMBUL!

Liége Farias é
 cronista literária
Chegamos ao Grande Bazar : foi uma das impressões mais poderosas que experimentei em
toda a minha vida. Fiquei fascinada e, ao mesmo tempo, comovida.
Era dia livre, significava que estávamos por nossa conta e risco. Três mosqueteiros, um por todos, todos por um! Dificuldade? Nenhuma! Quem tem boca vai a Roma. Não falávamos turco, em Istambul quase todos falam Inglês. E no Grande Bazar, todos os comerciantes falam quatro idiomas : inglês, francês, russo e armênio.
O mercado coberto Kapali Çarsi, o Grande Bazar, é o sonho de todo consumidor. É um mercadão! Um mercadão das Mil e uma Noites! Tudo colorido, limpo e organizado! São 4.399 lojas num gigantesco espaço de 307 mil metros quadrados, um mundo de vielas de tetos coloridos que disponibiliza mesquitas, fontes, banhos turcos e bibliotecas. Este
reino de consumo foi fundado em 1461 e é ponto obrigatório para conhecer a alma deste povo comerciante nato. Derramei-me em encantos por vasos e candelabros de prata, pratos, lustres, colares, tapetes persas de seda e todo tipo de objetos decorativos.
Estava eu dentro de um filme voando num tapete mágico? Estava eu dentro de um livro sobre Ali Babá e os quarenta ladrões? Cadê o Aladim e sua lâmpada maravilhosa? Cadê os Sultões? E o harém, fausto e mítico, protegido rigorosamente por um pelotão de eunucos negros! Estou no olho do furacão do mundo das mil e uma noites!
O forte, entretanto, são as joias. O ouro reluz sob diversas formas e quase sempre acaba seduzindo o comprador.
Horas percorrendo lojas, covenhamos, desperta o apetite. E, na Turquia, comer bem é uma tradição. Deliciosos Kebabs, seja lá onde você esteja sempre haverá delícias a degustar, como o Lahmacun, um tipo de massa coberta por carne e tomate, o dolma, as
famosas trouxinhas de folha de parreira ou repolho, ou os muitos tipos de peixes da região. O tradicional doce Baklava, massa fina, mel e frutas secas. Suco de romã, tomei muito suco puro de romã - um verdadeiro banquete!

Nenhum comentário:

Postar um comentário