quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

JIBOIA DE DOIS METROS PARA TRÂNSITO EM MATO GROOSO DO SUL

G1 MS

Na manhã desta quarta-feira (28) o internauta Jânio Pereira dos Santos, 51 anos, flagrou o momento em que uma jiboia atravessava a avenida José Barbosa Rodrigues, em Campo Grande. Santos trabalha como vendedor e estava indo visitar um cliente quando viu alguns veículos diminuindo a velocidade e desviando de um obstáculo.
“Quando cheguei mais perto vi que se tratava de um cobra, o motorista de uma caminhonete havia encostado e estava ajudando a desviar o transito, para ajudar o animal chegar até o outro lado da rua. Então eu também parei e ajudei e aproveitei para tirar as fotos”, explica o vendedor.
Segundo a bióloga e veterinária Paula Helena Santa Rita, responsável pelo Biotério da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), de Campo Grande, que viu as fotos da cobra, o animal das imagens tem aproximadamente dois metros é se trata de uma jiboia, que é comum nas regiões de cerrado.
A especialista explica que o animal não é venenoso. “A jiboia mata suas presas por constrição, como a sucuri, apertando a vítima até que a mesma morra por asfixia ou parada cardíaca”, explica a bióloga.
Paula Helena diz que o próprio crescimento da cidade causou impacto ambiental e reduziu o habitat dos animais, que passam a se movimentar mais e a serem vistos com mais frequência, em razão da busca por novos abrigos e alimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário