quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

62 BILHÕES PARA O GOVERNO GASTAR COMO QUISER

DRU É APROVADA NO PRIMEIRO TURNO
Cristiane Jungblut

A PEC foi aprovada por 59 votos a favor e 12 contra; segundo turno deve ser votado dia 20
Numa vitória do governo, o Senado aprovou nesta quinta-feira a proposta que prorroga a chamada DRU (Desvinculação de Receitas da União) até dezembro de 2015. A Proposta de Emenda Constitucional que prorroga a DRU foi aprovada por 59 votos a favor e apenas 12 votos contra, totalizando 71 votos. Para aprovar uma PEC, são necessários pelo menos 49 dos 81 votos da Casa.
A sessão foi rápida, com direito a um discurso do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), em favor da DRU.
- A DRU é uma vacina que estamos tomando. Vacina que foi usada por Fernando Henrique, Lula e Dilma. E não podemos retirar da mão da presidente esse instrumento. A DRU não é um assunto partidário e não deve dividir ninguém - disse Sarney, ressaltando que há uma crise econômica internacional.
O governo venceu a votação com facilidade, mostrando que a base atendeu ao chamado da presidente Dilma Rousseff e depois de uma intensa barganha com os aliados.
Enfraquecida, a oposição não teve nem força para apresentar emendas ao texto. Agora, o segundo turno da DRU deve ser votado no próximo dia 20.
A DRU permite ao governo usar livremente em 20% de suas receitas. Em 2012, a DRU significa R$ 62,4 bilhões, referentes à arrecadação de contribuições sociais. O governo utiliza a DRU como mecanismo de ajuste fiscal, deslocando recursos dentro do Orçamento e garantindo o superávit primário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário