domingo, 18 de dezembro de 2011

FELIZ NATAL

Liége Farias

Fim de ano, correria, presentes, casas iluminadas, lojas brilhando. Figuras do Bom Velhinho por toda parte! Deveria chamar-se Mau Velhinho, quando a criança é pobre ele não dá presente. Esse Papai Noel é o símbolo da desigualdade social, já fez muita criança sofrer, já despertou muita raiva nos corações das crianças miseráveis. Que homem gordinho e de roupa vermelha é este? Que só aparece na casa dos meninos ricos?
Eu, quando criança, sempre ganhei presente do Papai Noel. Meu pai não era rico, era um funcionário Público Federal, nos tempos que um funcionário desse nível era bem remunerado. E todo Natal foi sempre felicidade para mim, no entanto ficava deveras intrigada pois fazia uns pedidos numa cartinha e os presentes que o Velhinho trazia nunca correspondia aos que eu solicitava. Nunca entrava na minha cabecinha o porquê daquilo tudo. Hoje entendo, os presentes que eu ganhava eram aqueles que cabiam no bolso do meu pai.
Estudiosos afirmam que a figura do Bom Velhinho foi inspirada num Bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O Bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próxima às chaminés das casas.
O grande boom do Papai Noel foi mesmo em 1931, nos Estados Unidos. Com uma mega campanha publicitária, a Coca-Cola mostrou O Papai Noel vestido de vermelho, barba branca e cinto preto, que também eram as cores do refrigerante. A propaganda é mesmo a alma do negócio! A campanha publicitária fez um imenso sucesso, ajudando a espalhar a nova imagem do Papai Noel pelo mundo.Americano é bichinho esperto!
Mas o que se comemora no Natal é o nascimento de Jesus. As pesssoas parecem que não lembram exatamente de quem é o aniversário. O aniversariante é Cristo embora só fala-se em Peru, vinhos, decorações, panetones, rabanadas, bacalhau...A maioria nem sequer faz uma oração, eu creio no poder da oração. De uns tempos pra cá, todo Natal na minha casa existe uma oração. Concordando com Guimarães Rosa,eu quase nada sei. Mas desconfio de muita coisa.
Feliz Natal para todos, o espírito natalino já borbulha dentro de cada um, passsem um Natal com a família, num clima de muita paz e agradecendo todas as bençãos que o Criador nos proporcionou em 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário