sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

O DRAMA DE VANUSA

Liége Farias é cronista literária
 Lembro da cantora Vanusa como uma das musas da Jovem Guarda. Sempre louríssima, um jeitinho só seu ao interpretar canções que a moçada adorava. Despretenciosa!
The Beatles estourava no mundo inteiro e existia o terrível dedo dos americanos metido na Guerra do Vietnã. Os E.U.A., implacáveis sem dó nem piedade, mandavam  seus jovens de cabelinho de ouro, participar de uma guerra lá do outro lado do mundo. Os rapazes voltavam cheios de sequelas, tanto no corpo como na alma, alguns chegavam loucos! Outros, nem voltavam!
Aqui, no Brasil, o mar não estava pra peixe. Existia revolução e amor. Vanusa fazia parte do amor, nunca ouvi falar da cantora engajada em qualquer movimento contra a Ditadura instalada no país.
Vanusa era uma das estrelas da Jovem Guarda. Fez muito sucesso e foi casada com outro cantor famoso: Antonio Marcos.Além de lindão, era cantor e compositor.Amado além da conta pelas garotas, era um tipão de homem. Tiveram duas filhas e vários problemas conjugais. Depois de um certo tempo, veio a separação.
O tempo vai passando, o pessoal da Jovem Guarda caiu no esquecimento, alguns atravessando sérios problemas financeiros... O Brasil é um país sem memória. Enquanto outras culturas dão importância aos valores adquiridos com a maturidade, aqui, debocham daqueles que envelhecem. Na minha recente visita aos Estados Unidos, fiquei admirada com o mercado de trabalho completamente aberto ao que chamamos terceira idade. Senhoras com mais de 60 anos trabalhando e dando conta do recado, achei espetacular! No aeroporto de Orlando, uma senhora de 73 anos é simplesmente carregadora de mala!
Ano passado Vanusa cantou o Hino Nacional em um evento. Foi um desastre! Caiu na internet um vídeo de uma Vanusa perdida na letra e na música do nosso Hino. Desconectada!
Vanusa foi em alguns programas de TV, justificar que tomou remédios controlados, sofre de labirintite...
O Brasil não perdoa as pessoas que envelhecem. Nem seus ídolos escapam!
Terça-feira passada, numa apresentação do troféu "Sexo MPB", Vanusa errou uma frase de uma música:"Era um garoto que como eu amava os Beatles e os Rolling Stones". A informação é da Photo Rio News.
A cantora desabafou que desenvolveu a síndrome do pânico. Segundo ela,o medo faz com que fique nervosa e erre as composições.
Fico muito triste, quem tanto brilhou nos palcos, enfrentando multidões, depois de décadas adquirir pânico é constrangedor! Força Vanusa, não desamine, continue frequentando sua terapeuta. Continue fazendo seus shows mesmo errando as letras. Enfrente seus gigantes. Gigantes foram feitos para ser derrubados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário