segunda-feira, 14 de outubro de 2013

MINISTÉRIO PÚBLICO DIZ QUE FACÇÃO FAZ CONTABILIDADE DO TRÁFICO DE DROGA DENTRO DO PRESÍDIO USANDO CELULAR

Celulares são usados para controlar o faturamento de drogas em SP.
Batalhão da PM monitora presídios e não percebeu uso de telefones.

G1 São Paulo
Gravações feitas pelo Ministério Público de São Paulo revelam que os chefes da facção que age dentro e fora dos presídios paulistas fazem a contabilidade do tráfico de drogas através de telefones celulares. Os aparelhos são usados para controlar o faturamento da compra e venda de drogas em cada região do Estado. O monitoramento da polícia não mostra como aparelhos entram nos presídios. As informações são do Fantástico.
É em uma sala dentro do batalhão da PM na região de Presidente Venceslau, interior de São Paulo, que cinco penitenciárias – onde estão os presos mais perigosos do Estado – são monitoradas 24 horas por dia.
O vigia eletrônico não perde nenhum movimento em volta da penitenciária de Presidente Venceslau, que detém os chefes da quadrilha que comanda o crime no Estado. A câmera percorre o lado de fora da muralha, a estrada que passa perto do presídio, a portaria, o pátio e até as janelas das celas, mas ela não conseguiu registrar como telefones celulares foram parar nas mãos dos detentos.
Segundo a investigação, a quadrilha vende e também compra drogas, e em grandes quantidades. Bandidos se tornaram responsáveis pelo recebimento, armazenamento e pela mistura usada para aumentar as vendas e o lucro do tráfico. Quem se associa ao bando e está fora da cadeia,  paga uma mensalidade de R$ 650.
O dinheiro abastece o caixa do crime e ajuda a financiar o tráfico de drogas. Em uma conversa gravada pelo MP, os bandidos falam da distribuição, e reclamam da queda nas vendas. Durante a investigação, a polícia apreendeu quase cinco toneladas de drogas e  oitenta e duas armas. Em 2011, dezenove fuzis, sete pistolas, e granadas foram descobertos num terreno em Cajamar, na Grande São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário