segunda-feira, 20 de agosto de 2012

ORLANDO CIDADE FALA SOBRE PLANO DE GOVERNO EM DEBATE


                                                                                                Caroline Ribeiro
Cidade sendo recebido pela população logo após debate
Apresentar propostas. Esse foi o principal objetivo do candidato à Prefeitura de Manacapuru, Orlando Cidade (PTN), da coligação “Paz e Renovação”, durante debate, de duas horas e meia, realizado pelo Sindicato dos Profissionais da Educação do Município de Manacapuru (Sunducam) e transmitido pela rádio Palmeira FM e AM, na manhã do último sábado (19), na “Princesinha do Solimões”.
Enquanto os demais oponentes do candidato se alfinetavam, Cidade enumerou as principais propostas que tem para o município no que diz respeito à saúde, segurança, mobilidade urbana e infraestrutura para o município, que é o segundo maior colégio eleitoral do Estado do Amazonas. No primeiro bloco do debate, o candidato teve a oportunidade de anunciar o plano de governo direcionado à infraestrutura.
“Se eleito, a infraestrutura deste município está entre as prioridades dos meus primeiros cem dias de governo. Vou ao Ministério das Cidades captar recursos para serem investidos na área, pretendo estender o Prosamim, programa habitacional que deu certo em Manaus, para Macanacapuru, construir novas redes de esgoto e implantar poços artesianos na sede e zona rural manacapuruense, entre outros projetos”, garantiu o prefeiturável, ao frisar também que pretende estreitar laços com o governador Omar Aziz para transformar a “Princesinha do Solimões” em um canteiro de obras.
Já no que diz respeito ao sistema de transporte, Cidade anunciou que pretende abrir concessão de ônibus e dar atenção ao transporte fluvial da área. “Além disso, também vou, junto com o meu parceiro Coelho, aperfeiçoar o transporte do sistema educacional”, relatou.
No segundo bloco do debate, foram direcionadas ao candidato perguntas relacionadas à saúde e salários dos profissionais da área. “Em minha gestão, caso eu seja eleito, vou construir um hospital de grande porte, além de dois prontos-socorros, 20 Unidades Básicas da Saúde (UBS), divididas entre as zonas urbana e rural de Manacapuru, e trabalharemos ainda em medidas de prevenção às doenças em todo o município”, relatou.
Sobre a remuneração dos trabalhadores da saúde, o prefeiturável reconheceu a falta de profissionais no município, mas assegurou que a situação será revertida. “Vamos realizar concurso público para todas as áreas, o que inclui saúde, educação, e demais setores, para evitar que ocorram demissões, como em períodos que antecedem as eleições e a população seja prejudicada. Vamos lhes oferecer remuneração digna e temos a certeza que, mediante realização de concurso, só ficarão os melhores”, disse Cidade.

Agronegócio

Orlando Cidade, que também é presidente da Comissão de Agricultura, Pesca, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), pretende revolucionar o setor primário manacapuruense. Questionado por um dos oponentes sobre o que pretendia fazer, se eleito, para ajudar a cultura de juta e malva do município, ele respondeu que vai continuar lutando para buscar mecanismos para tentar elevar a competitividade da produção de sacaria na cidade frente às exportações.
“Como deputado e presidente da comissão, já tomei a iniciativa junto ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) para preservar a produção de sacaria local e garantir a manutenção de milhares de emprego gerados em Manacapuru, ação que continuarei como prefeito”, disse o prefeiturável. As ações relacionadas ao setor primário não param por aí. “Pretendo também criar uma Secretaria Municipal de Produção Rural para que o órgão preste auxílio aos futuros projetos relacionados à piscicultura e agricultura, por exemplo. Assim, Manacapuru ingressará no agronegócio de vez”, ressaltou.
Nas considerações finais, Cidade pediu o apoio do povo para ser eleito. Ele disse que Manacapuru precisa de renovação e paz para ser desengessada, somados a uma gestão séria e desinteressada em brigas políticas. “O que passou, passou. Preocupo-me com o futuro deste município no qual vivo há 43 anos e por isso, peço o apoio e a confiança de vocês, eleitores, para fazer uma Manacapuru melhor”, finalizou.

Texto: Richard Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário