quarta-feira, 2 de abril de 2014

NO AMAZONAS 44 GESTORES PÚBLICOS DEIXAM DE PRESTAR CONTAS PARA O TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO

Concurso público do TCE-AM acontece no domingo, 4 de agosto (Foto: Muniz Neto/G1 AM)
(Foto: Muniz Neto/G1 AM)
O prazo para a entrega das prestações de contas dos gestores de órgãos públicos no Amazonas encerrou nesta segunda-feira (31). Segundo informações do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE), 323  documentos foram entregues. O presidente do TCE, Josué Filho, afirmou que o número representa um recorde. O órgão informou ainda que 44 gestores deixaram de prestar contas até o encerramento do prazo.
Do total de órgãos inadimplentes, 17 correspondem a prefeituras de municípios amazonenses. Outros dez são representantes de instituições do Governo do Estado e seis estão ligados à previdência social, além de quatro presidentes de Câmaras Municipais do Estado. A lista de órgãos que não entregaram os documentos - que será divulgada nesta semana - aponta ainda três secretarias da Prefeitura de Manaus.
Uma multa mensal deve ser aplicada para cada um dos inadimplentes até a entrega das prestações de contas. "Utilizamos o mesmo critério do Imposto de Renda, em que aplicamos a punição mensalmente. O valor, por mês, é de pouco mais de R$ 1 mil", explicou Josué Filho.
O presidente do TCE destacou ainda que o atraso retarda a análise dos dados. Os órgãos "atrasados" , contou ele, costumam ser os mais afastados da capital. "Se olharmos a lista de inadimplentes deste ano, vamos ver que muitos repetiram o atraso. Geralmente, são gestores de municípios bem distantes de Manaus e com poucos recursos financeiros", explicou.
A prestação de contas deve ser realizada por gestores de órgãos que recebem dinheiro público -  como prefeituras, empresas relacionadas a fundos previdenciários, companhias de água e esgoto e secretarias estaduais e órgãos da prefeitura, além dos poderes legislativo e judiciário.
A Secretaria Geral de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (Secex/TCE-AM) agendou para o dia 5 de maio o início das inspeções de 2014 nos 61 municípios do interior, referente às prestações de contas do ano de 2013, que foram entregues ao Tribunal De Contas do Estado.
 
G1 AM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário