quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

As 30 cidades brasileiras onde há mais funcionários públicos

Escritório

São Paulo – A cidade de Parintins, no Amazonas, é conhecida pelo festival que coloca frente a frente Boi Caprichoso e Boi Garantido. Mas não é só de folclore que vive o município. A cidade também detém a maior proporção do Brasil de funcionários púbicos em relação ao total de trabalhadores formais – lá são 3.971 servidores públicos, que correspondem a 62,71% do total.
O levantamento foi feito por EXAME.com com base em dados da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) 2013. Para a conta, foram considerados apenas os municípios com mais de 100 mil habitantes. Dentre os funcionários públicos, foram considerados apenas os estatutários, ou seja, aqueles que têm estabilidade.

Cidades do Norte e do Nordeste do país encabeçam a lista. Depois de Parintins, o município com maior proporção de funcionários públicos é Cametá, também no Amazonas. Lá, os 3.428 funcionários estatutários representam 51,44% do total de pessoas com empregos formais (CLT e outros).

Diversas capitais brasileiras também aparecem na lista. Boa Vista, capital de Roraima, está em terceiro lugar, com 45,78%. Mais abaixo, também é possível encontrar João Pessoa (PB - 42,65%), Porto Velho (RO - 41,25%) e Palmas (TO - 40,30%).
A capital federal, Brasília, aparece em 12º lugar, com 38,45%. O número está bem acima da média nacional, de 18,32%. Em São Paulo, a proporção de funcionários públicos estatutários é de 15,94%. No Rio de Janeiro, eles correspondem a 18,64% da população com emprego formal.
Veja, nas fotos, o ranking das cidades brasileiras com maior proporção de funcionários públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário