terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

AM vive epidemia de Aids e concentra 30% dos casos da Região Norte, diz MS

O Ministério da Saúde (MS) informou, nesta terça-feira, que o Amazonas vive uma epidemia de aids. O Estado concentra 30,7% dos casos acumulados na Região Norte e 1,6% dos identificados no Brasil. O alerta foi feito durante divulgação dos dados regionais da Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas na População Brasileira (PCAP). 
Segundo a PCAP, na região Norte 87% das pessoas sabem da importância do uso do preservativo, mesmo assim, 50% da população sexualmente ativa não fez uso da camisinha em todas as relações sexuais com parceiros casuais, no último ano. A meta do MS com a divulgação do PCAP, é evitar a propagação do vírus HIV durante o Carnaval 2015.
Conforme o balanço do MS, no ano de 2002, o Amazonas era o 12º no ranking nacional passando para 2º no ano de 2012. Neste último ano, a taxa de detecção do Estado foi de 29,2 casos por 100 mil habitantes, sendo 44,7% maior que a taxa do País. Entre 1983 a junho de 2014, o Estado registrou 13.213 casos de aids, 1.176 apenas no ano passado, de acordo com o MS.
Estes indicadores motivaram o Ministério da Saúde, em meados de 2014, a instalar uma Cooperação Interfederativa (Força Tarefa), especificamente para enfrentar, de maneira diferenciada a aids no Amazonas. O documento estabelece uma série de metas, entre elas a redução dos óbitos por aids e por co-infecções (quando o organismo sofre com duas ou mais doenças ao mesmo tempo); ações de prevenção para populações vulneráveis e o aumento da capacidade e eficiência dos serviços de saúde.
A diretora-presidente da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Graça Alecrim, destacou que a importância do uso do preservativo nas relações sexuais está mais uma vez sendo reforçada pelo Ministério Saúde, como a melhor forma de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis.  “É um dado muito preocupante saber que as pessoas ainda evitam a camisinha. Isso tem reflexo no aumento no número de casos das DSTs e de pessoas com HIV positivo”, disse.
Campanha
Pela primeira vez, a estratégia do Ministério da Saúde prevê a extensão da campanha, além do Carnaval, com adaptações, para festas populares, como São João e outros eventos, em todo o País, durante todo o resto do ano. A mensagem geral da campanha é informar o jovem para se prevenir contra o vírus da aids, usar camisinha, fazer o teste e, se der positivo, começar logo o tratamento, reforçando o conceito ‘camisinha + teste + medicamento’ de prevenção combinada.
Serão cerca de 129 mil cartazes em quatro versões ‘segmentados para a população jovem, travesti e jovem gay’ um spot de rádio, 315 mil folders explicativos da prevenção combinada e um vídeo para TV. Os materiais reforçam o slogan final usando a gíria “# partiu teste”, linguagem típica desta faixa etária prioritária.

No Amazonas, a Coordenação Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais, pretende distribuir 1,2 milhão preservativos durante as festas carnavalescas este ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário