terça-feira, 8 de maio de 2012

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL MANDA SOLTAR BICHEIROS PRESOS NO RIO


Renata Leite, O Globo
Apontados como chefes de um esquema de exploração de jogos ilegais no Rio, os contraventores Aniz Abrahão David, o Anísio, patrono da Beija Flor; Ailton Guimarães Jorge, o Capitão Guimarães; e Antônio Petrus Kalil, o Turcão, foram beneficiados por alvarás de soltura expedidos pelo Superior Tribunal Federal (STF), no último dia 1º.
Anísio, patrono da Beija Flor ao ser preso 
Eles haviam sido presos no dia 13 de março, com outras sete pessoas, na Operação Hurricane, desencadeada pela Polícia Federal.
A sentença, com penas que somadas ultrapassam 144 anos de reclusão, havia sido proferida pela juíza Ana Paula Vieira de Carvalho, da 6ª Vara Criminal Federal.
A defesa dos bicheiros, no entanto, entrou com uma reclamação no STF devido uma decisão da própria corte, em 2007, que garantia aos réus o direito de permanecerem em liberdade até o trânsito em julgado. O ministro Marco Aurélio manteve a decisão proferida pelo STF, há cinco anos.
Também foram beneficiados pela decisão Júlio César Guimarães Sobreira, sobrinho do Capitão Guimarães; José Renato de Ferreira; Jaime Garcia Dias; Marcos Antônio dos Santos Bretas; Nagib Teixeira Suaid; João Oliveira de Farias e Marcelo Calil Petrus. Os acusados devem apenas permanecer na cidade do Rio, salvo autorizações da Justiça para viajar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário