terça-feira, 30 de setembro de 2014

Estado Islâmico divulga terceiro vídeo de refém britânico na Síria

John Cantlie critica a estratégia de Obama contra os jihadistas.
Jornalista foi sequestrado em novembro de 2012.

Da EFE
O jornalista britânico John Cantlie no terceiro vídeo divulgado pelo Estado Islâmico (Foto: Reprodução/LiveLeak/Kbdroll )
O jornalista britânico John Cantlie no terceiro vídeo divulgado pelo Estado Islâmico (Foto: Reprodução/LiveLeak/Kbdroll )
  
O grupo Estado Islâmico (EI) divulgou nas últimas horas um terceiro vídeo com um de seus reféns na Síria, o jornalista britânico John Cantlie, no qual se critica a estratégia do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, contra os jihadistas.
Na gravação, de cinco minutos e meio de duração, Cantlie é obrigado a se apresentar, da mesma forma que em vídeos anteriores, como "o cidadão britânico abandonado por seu governo e prisioneiro durante longo tempo do Estado Islâmico". 
O refém analisa o discurso feito por Obama em função do 13º aniversário dos atentados de 11 de setembro, que o EI considerou como "decepcionantemente previsível" porque aponta os "EUA como o bom e o Estado Islâmico como o mau".
Obama "diz que derrotará (o EI) com a força aérea e uma coleção heterogênea de combatentes no terreno. O Estado Islâmico, por sua parte, dá as boas-vindas ao exército em construção de Obama", afirmou o refém.

Como em ocasiões anteriores, Cantlie, vestido com uma roupa laranja, aparece sentado em uma mesa com fundo negro, em um simulacro de um programa de televisão dos jihadistas, e anuncia que haverá novas gravações.
Trata-se do terceiro vídeo deste tipo em duas semanas no qual se vê Cantlie, que foi sequestrado pelo EI em novembro de 2012.
Desde agosto, a organização extremista sunita publicou gravações com a decapitação de três de seus sequestrados: os jornalistas americanos James Foley e Steve Sotloff e o voluntário britânico David Haines.

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

A lágrima

A solidão magoa e contamina
a escuridão da noite a sua frente. 
Não há mais tempo. A espera, simplesmente, 
chega ao final, com o tempo que termina .

Amou demais. Amar foi a sua sina.
Foi entrega total e onipresente.
do amor lhe falta a chama feminina 
Doou-se e doeu, pois de repente,


negando ao corpo abraços de acalanto,
fingindo aos beijos, quando o amor foi tanto, 
legando ao sonho a dúvida abissal!

Como um vulcão em cota expele o magma
aos seus olhos o pranto leva a lágrima 
até chegar a boca, feito sal. 

RONALDO CUNHA LIMA, poeta, escritor e ex- governador da Paraíba


No debate da Record entre os candidatos a presidente, Aécio deu um banho em Dilma e foi o melhor


Ricardo Noblat

Cito de memória:

- Não é possível que a senhora não tenha ainda pedido desculpas pela corrupção na Petrobras – provocou Aécio Neves (PSDB), a certa altura do debate entre os candidatos a presidente da República promovido, ontem à noite, pela Rede Record de Televisão.
Dilma (PT) olhou para Aécio de cara feia. Antes que ela respondesse, Aécio voltou a provocar:

- Não há um sentimento de indignação, não vejo em momento algum a senhora dizendo 'não é possível que fizeram isso nas minhas barbas sem eu saber o que estava acontecendo'. Não, candidata, essa indignação está faltando.
Aí Dilma não se conteve:

- Fui eu que autorizei a Polícia Federal a prender Paulo Roberto Costa [ex-diretor de Abastecimento da Petrobras] e os doleiros [um deles Alberto Yousseff].
- Não é a senhora que manda a Polícia Federal prender. A Constituição garante a autonomia da Polícia Federal – devolveu Aécio.
Foi o melhor momento do debate. E o pior momento de Dilma, que mentiu. A Polícia Federal atuou sem o seu conhecimento

Teve outro momento também muito ruim para Dilma. Novamente foi quando Aécio a criticou – dessa vez por ter ido à sede da ONU em Nova Iorque fazer a apologia do seu governo.
- A senhora sugeriu lá que se negociasse com cortadores de gargantas [terroristas do Estado Islâmico que degolam prisioneiros e estrupam mulheres].
Dilma pareceu surpresa com o comentário.

As regras do debate permitiram que os candidatos trocassem disparos e exibissem seus pontos fortes e fracos.
Recomenda-se a Dilma e a seus correligionários que façam tudo para que a eleição termine no próximo domingo. Porque se não terminar ela correrá o risco de a passar por novos apertos.
Os candidatos que se enfrentarem num eventual segundo turno debaterão entre si pelo menos meia dúzia de vezes. Debate não é a praia de Dilma. Não é mesmo.

Até Marina superou Dilma. Serena, quase fria, revelou-se mais senhora da situação do que ela, embora tenha perdido a chance de marcar com tintas fortes sua passagem pelo debate.
Dilma carimbou com tintas fortes na testa de Marina a palavra “mentirosa”.
Lembrou que Marina disse ter votado a favor da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), imposto destinado à Saúde. E valeu-se de documentos oficiais para provar que ela mentiu.

A baixa audiência do debate, devido ao horário (depois das 22h30), remotamente produzirá algum efeito sobre as chances de vitória de Dilma, Marina e Aécio. Mas cada um deles apresentará recortes do debate em seu programa de propaganda eleitoral.
Aécio terá mais o que mostrar.
Aécio Neves (Foto: Arquivo Google)
Aécio Neves (Imagem: Arquivo Google)

 

Dilma e o pacto com o diabo

Campanhas eleitorais costumam ser mais emoção do que razão. São sempre criticadas por não se aprofundar em temas urgentes, por abusar dos ataques e contra-ataques. Mas nunca antes na
história deste país uma campanha foi tão infame e deseducadora. O retorno da presidente Dilma Rousseff à liderança isolada da disputa depois de artilharia intensa – tendo a mentira como principal arma – não deixa dúvidas. Corrobora com a maquiavélica tese do vale tudo, de se fazer o diabo.
Marina Silva foi bombardeada por Dilma e Aécio Neves. Mas até o capeta se assustou com a tática usada pelos petistas para desconstruí-la.
De uma hora para outra, a ex-ministra de Lula virou defensora do capital e dos banqueiros, companheira de tucanos neoliberais que querem aniquilar com as estatais, acabar com o Bolsa Família e com a CLT.
Especialistas em transformar os males que os afligem em virtudes, os petistas rapidamente produziram uma nova Dilma contra a corrupção. Não aquela Dilma-faxineira que chegou a fazer sucesso no primeiro ano de mandato e que sucumbiu. Outra personagem, desta vez encarnando a líder no combate à impunidade.
Há duas semanas, em todas as entrevistas e discursos – incluindo a fala eleitoral na abertura da Assembleia da ONU –, Dilma empunha a bandeira anticorrupção. Na sexta-feira, prometeu endurecer contra agentes públicos que prevaricam, além de reformar a Justiça e criar leis para facilitar a perda de bens adquiridos de forma ilícita.
Tudo promessas para um eventual segundo mandato, sem explicar por que até agora nada fez.
Garantiu ainda que pretende tornar crime a prática de caixa 2. Prova inconteste de que, assim como o seu partido, ela desconsidera por completo a lei eleitoral, que prevê punição de até dois anos de prisão para o delito. Uma proposta feita pela OAB, que não obteve aval de seu governo, amplia a pena para até oito anos. 
Dilma ainda terá de explicar por que disse que não sabia de “malfeitos” na Petrobrás, quando, segundo reportagem do jornal O Globo, ela própria, então ministra da Casa Civil, pediu para que a Controladoria da União investigasse desvios apontados pelo TCU nas obras da refinaria de Abreu e Lima, processo arquivado sem investigação.
Mas isso não apoquenta a presidente. Afinal, faltam apenas sete dias para as eleições. A ordem continua sendo fazer o diabo. Ainda que se saiba que a conta que ele costuma cobrar seja fatal.

 Mary Zaidan É jornalista. E-mail: zaidanmary@gmail.com Twitter: @maryzaidan

domingo, 28 de setembro de 2014

Em encontro com Bento XVI, Papa Francisco defende valor dos idosos

O Papa Francisco e o Papa emérito Bento XVI se cumprimentam em evento no Vaticano neste domingo (28) (Foto: Tony Gentile/Reuters)

Da EFE
O Papa Francisco e o Papa emérito Bento XVI se cumprimentam em evento no Vaticano neste domingo (28) (Foto: Tony Gentile/Reuters)

O Papa Francisco reiterou neste domingo (28) em uma grande cerimônia na Praça de São Pedro o valor e importância dos avôs e idosos para a sociedade, algo que defendeu desde do início de seu pontificado.
O Vaticano celebrou a chamada "Festa dos Avôs" com uma cerimônia que começou com o testemunho de várias famílias e um discurso do Papa, e prosseguiu com uma missa.
Francisco começou seu discurso agradecendo a presença do Papa emérito Bento XVI.

"Eu sempre gosto muito dele aqui, no Vaticano, porque é como ter o avô sábio em casa", manifestou.
Durante a homilia, o pontífice insistiu na importância dos idosos também para o futuro da sociedade ao lembrar a passagem bíblica do encontro da Virgem Maria e sua idosa prima Isabel, que também esperava um filho.
"O futuro de um povo representa necessariamente este encontro: os jovens dão a força para fazer o povo avançar, e os idosos robustecem esta força com a memória e a sabedoria", asseverou.

sábado, 27 de setembro de 2014

Mulher 'é enterrada viva e morre sufocada'

A polícia grega está investigando relatos de que uma mulher de 45 anos morreu depois de ser enterrada viva, antes que conseguissem resgatá-la.
Diversos visitantes de um cemitério próximo a Salônica, a segunda maior cidade da Grécia, disseram a policiais ter ouvido sons de batidas e gritos abafados vindos do túmulo uma hora depois do funeral da mulher, na última quinta-feira.
Seu óbito havia sido declarado por médicos que a tratavam. Ela tinha câncer.
O funeral foi realizado no cemitério de Peraia, uma pequena cidade a 22 km ao sul de Salônica, no norte do país.
Pouco depois que seus parentes deixaram o cemitério, moradores da cidade chamaram a polícia ao ouvir pedidos de ajuda de uma voz feminina.
Depois de abrir a cova, encontraram a mulher morta por sufocamento, segundo a imprensa grega. Um médico legista examinará o corpo.
Os parentes da mulher disseram estar considerando fazer uma queixa contra os médicos responsáveis por seu tratamento em uma clínica de câncer.
"Simplesmente não consigo acreditar nisso", disse a médica Chrissi Matsikoudi à emissora MEGA.
"Fizemos diversos exames, inclusive um que atestou que seu coração não batia mais."
Segundo ela, seria impossível que "alguém num estado de rigor mortis (rigidez cadavérica) pudesse gritar e bater em um caixão".

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Samba, cerveja e muita animação

Para quem procura ouvir um bom samba e aproveitar o início do fim de semana, Ases do Pagode, Sambrother e 1 de Kada são uma boa opção. As três atrações agitam a noite de hoje no Pagode do Coronel, na Praça 14. Os cantores do ritmo prometem animar o público presente com muito samba e pagode.
A festa começa às 20h e o ingresso custa R$ 20. O Pagode do Coronel está localizado na Av. Japurá, em frente ao Snoopy Bar, Praça 14.

Grupo Ases do Pagode durante apresentação
Foto: Divulgação


Roda de Samba

Paulo Kabessa
Foto: Divulgação
No sábado (27) o grupo Ases do Pagode, Paulo Kabessa e os Amantes da Boêmia, preparam uma noite pra lá de especial, no Sambaqui. No repertório o autêntico samba de raiz. Marquinho Satã, Jovelina Pérola Negra, Leci Brandão, Almir Guineto, Jorge Aragão, Revelação e Fundo de Quintal e muitos outros.

A casa funciona todos os sábados a partir das 20h e vai até 2h. O couvert custa R$ 20 e quem chegar cedo paga menos. Maiores informações: (92) 9118-6076.

Papa destitui bispo paraguaio por proteger suspeito de pedofilia

Para Livieres, há oposição política por parte de colegas (Foto: Raul Gonzalez / AP)

Estadão
O papa Francisco destituiu um bispo paraguaio acusado de proteger um padre suspeito de pedofilia, considerando a demissão uma decisão “dolorosa”, tomada por “sérias razões pastorais”. Anteriormente, o Vaticano havia pedido a renúncia do prelado, o que teria sido recusado.
Em comunicado divulgado ontem, o Vaticano afirma ainda que a demissão do bispo de Ciudad del Este, Rogelio Livieres Plano, acontece na sequência da visita de uma delegação da Santa Sé ao Paraguai para investigar um caso que levou à troca de acusações públicas entre líderes do clero do país vizinho ao Brasil. O bispo Livieres foi publicamente atacado por colegas no Paraguai por promover e defender um padre argentino que tinha sido acusado de abuso sexual.

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Você viu Lula por aí? Só a Polícia Federal finge que não o vê


Ricardo Noblat

O que é mais difícil?
Localizar Edison Lobão, ministro das Minas e Energia, desaparecido desde que Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras, há mais de um mês, citou seu nome como envolvido no escândalo que abala a empresa e o governo?
Ou localizar Lula, que mora em São Bernardo do Campo, São Paulo, e tem sido visto com frequência em compromissos das campanhas de Dilma Rousseff, candidata à reeleição, e de Alexandre Padilha, candidato ao governo paulista?
Depende de quem esteja à caça de Lobão e de Lula. À caça de Lobão ninguém está – a não ser, talvez, algum jornalista curioso. E ainda assim por sua conta e risco – não por encomenda da empresa onde trabalha.
À caça de Lula deveria estar a Polícia Federal. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, ela tenta ouvir Lula há sete meses sobre confissões feitas por Marcos Valério, um dos operadores do esquema do mensalão, preso e condenado a mais de 40 anos de cadeiaa.
Valério acusa Lula de juntamente com o ex-ministro José Dirceu ter tramado a doação ilegal de dinheiro ao PT pela Portugal Telecom. O ex-ministro Antonio Palocci, da Fazenda, já foi ouvido a respeito pela Polícia Federal. Negou tudo, naturalmente. E Lula?
Ora, pois sim. Lula sabe que a Polícia Federal quer ouvi-lo. A Polícia Federal sabe que Lula sabe. Mas não o intima – como faria com qualquer mortal comum. Espera que Lula, um dia, admita depor. E a procure.
Isso tem nome. Para dizer o mínimo, negligência, da parte da Polícia Federal. Ou cumplicidade.
PS: Lula estará, esta noite, a partir das 19h, na Praça da Bíblia - QNP 17, P Norte, Ceilândia, cidade satélite de Brasília.
Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Arquivo Google)


quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Fim do Amor

Quando o amor termina,
Dúvidas, angústia, solidão,
sentimentos de ingratidão,
sobejam, e o coração fulmina. 

A tormenta faz a trilha a ser seguida
uma dor transcende a dor comum,
mais forte que a própria vida,
devasta-se sonhos, vive-se o incomum.

A revolta toma conta,
o egoísmo aponta,
a união não conta mais.

A desilusão se confronta,
com a vida que não desponta,
e quase pronta se desfaz.

CARLOS ANTÔNIO DOS SANTOS SILVA é poeta paraibano, de Sapé, autor de Corpo e Alma

Ibope mostra Marina e Dilma empatadas no segundo turno


Pesquisa Ibope/Estadão/TVGlobo divulgada ontem mostrou empate numérico entre as candidatas Marina Silva (PSB) e Dilma Rousseff (PT) numa eventual disputa em segundo turno. Ambas aparecem com 41% das intenções de voto. Brancos e nulos são 12% e indecisos, 6%. Nas pesquisas anteriores, a diferença a favor de Marina foi de 9 pontos para 7 pontos, depois para 1 ponto e estava em 3 pontos porcentuais na última semana.No cenário em que o adversário de Dilma é o candidato do PSDB, Aécio Neves, a diferença da petista sobre o tucano subiu de 7 pontos para 11 pontos porcentuais da última pesquisa para cá. Agora Dilma tem 46% contra 35% de Aécio. Brancos e nulos são 13% e indecisos, 7%.Numa simulação entre Marina e Aécio, a candidata do PSB teria 44% ante 31% de Aécio - a diferença caiu de 18 pontos para 13 pontos. Brancos e nulos são 16% e indecisos, 9%.Para o cientista político e professor do curso de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas, Marco Antônio Carvalho Teixeira, a pesquisa Ibope pode dar mais fôlego à presidente Dilma Rousseff.

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Celular se torna uma arma dos cidadãos contra a impunidade

Raquel Seco, El País

A polícia começou dizendo que o tiro que matou Carlos Augusto Braga na quinta-feira passada foi acidental. Poucas horas depois dos distúrbios no bairro da Lapa (São Paulo), desencadeados por uma operação contra a pirataria, a polícia se viu obrigada a retificar: o agente disparou contra a cabeça do vendedor ambulante de 30 anos quando este tentou tomar dele um spray de pimenta.
Várias pessoas gravaram a cena. Os telefones celulares tornaram-se uma arma dos brasileiros contra a impunidade, especialmente das forças de segurança. A ONG Fórum Brasileiro de Segurança Pública registrou 1.890 mortes em operações policiais em 2012, atribuídas “rotineiramente” a tiroteios com grupos criminosos.


Captura de um dos vídeos do policial que matou o camelô em São Paul

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Como Dilma faz para derrotar Marina, por Ricardo Noblat

comentário


Quem disse: “A Petrobras nunca foi, não é e nunca será uma empresa bandida”. Ou: “Pode-se fazer auditoria por 50 anos que não se vai achar nada de ilegal na Petrobras”.
Ou ainda: “A compra da refinaria de Pasadena foi um bom negócio”. E por fim: “Não existe homem-bomba”. 
Quem disse foi Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, preso como uma das cabeças da roubalheira na empresa.
Sim, senhor, foi ele mesmo, nomeado por Lula em 2006 para a diretoria da Petrobras a pedido do Partido Popular (PP).
Dez anos antes, quando ainda se chamava Partido Liberal, o PP cobrou R$ 6 milhões do PT para indicar o vice na chapa de Lula – o empresário mineiro José Alencar.
Lula e Alencar testemunharam o fechamento do negócio em um apartamento de Brasília.
Sabe o que levou Paulo Roberto a se transformar em um homem-bomba, delatando quem roubou ou ajudou a roubar a Petrobras? O medo de ver suas filhas e genros presos como “testas de ferro”.
Um agente da Polícia Federal informou certo dia a Paulo Roberto que fora assinada uma ordem de prisão contra uma de suas filhas. Ele então desandou a falar. Não parou mais.
Há 15 dias, na sabatina do jornal O Globo com a presidente Dilma Rousseff no Palácio da Alvorada, ela repetiu várias vezes que era a principal interessada na apuração de denúncias de corrupção dentro ou fora da Petrobras.
Quanto a Paulo Roberto, garantiu que ele jamais fora homem de sua confiança. Não tinha com ele, sequer, a mais remota afinidade. Tanto que o demitiu em 2012.
Àquela altura da sabatina, eu ainda não sabia que o homem sem afinidade com Dilma havia sido um dos 400 convidados por ela para o casamento de sua filha em Porto Alegre, no final de 2008.
Na ocasião, Dilma recepcionou Lula, 10 ministros de Estado e 11 governadores. Trajava um vestido azul-petróleo. Lula confraternizou com Paulo Roberto, a quem chamava de “Paulinho”.
Quer ver uma fotografia de Paulo Roberto no casamento? Quer mesmo? Esqueça. Os vestígios da passagem dele por lá foram apagados.
Aproveitei a sabatina para perguntar a Dilma: “Se a senhora tanto se empenha em investigar a corrupção por que não deu ordens expressas ao seu pessoal da CPI da Petrobras para proceder assim?”
Dilma deu uma larga volta para ao fim e ao cabo não responder minha pergunta. Insisti: “A CPI só fez enrolar até agora. Nada investigou. E os aliados da senhora são maioria na CPI. O que me diz a respeito?”
Dilma deu outra larga volta para não responder. “Desculpe, mas a senhora não respondeu”, teimei. Ela aproveitou a pergunta de outro colega e mudou de assunto.
No dia 19 de agosto passado, seis dias depois do desastre aéreo que matou Eduardo Campos, candidato do PSB a presidente da República, Dilma foi cercada por um grupo de jornalistas durante viagem a Rondônia.
Um deles perguntou sobre Marina Silva, a vice de Eduardo e substituta dele como candidata a presidente. Dilma franziu o cenho. E respondeu com má vontade.
- Meu querido, eu quero dizer para você: vou fazer a minha campanha. Tenho muito que mostrar. Não posso ficar preocupada com qualquer pessoa.
Na véspera, pesquisa Datafolha conferira a Dilma 36% de intenções de voto contra 21% de Marina. No dia 29 daquele mês, as duas apareceram empatadas no Datafolha com 34% a 34%.
Desde então, Dilma se ocupa em fabricar mentiras diárias contra Marina. Precisa que a rejeição dela aumente para que possa tentar derrotá-la no segundo turno.

Dilma Rousseff - Foto: Ailton de Freitas / O Globo

domingo, 21 de setembro de 2014

Ônibus cai de viaduto no Rio e deixa 30 feridos

Marcelo Elizardo, G1

Um ônibus caiu no mergulhão Billy Blanco, uma passagem localizada na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, na noite de ontem, atingindo a frente de outro coletivo. Bombeiros informaram que 30 pessoas se feriram. O motorista do ônibus que despencou do viaduto está em estado grave, diz a Secretaria Municipal de Saúde.
Segundo a Guarda Municipal, testemunhas relataram que o ônibus que caiu do viaduto teria levado uma fechada antes de o motorista perder o controle. O veículo da linha 863 (Barrashopping - Rio das Pedras) seguia pela Avenida Ayrton Senna, com destino ao Terminal Alvorada, e atingiu um outro ônibus, da linha 888A (Alvorada - Joatinga), que estava no mergulhão.


Ônibus BRT cai em mergulhão próximo à Cidade das Artes, na Barra

Juiz rejeita denúncia do MPF contra colunista do GLOBO

O Globo


O MPF, que recebeu representação criminal de Joaquim Barbosa, então ministro e presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), pleiteava a condenação pelos crimes de injúria, difamação e racismo. A representação e a denúncia foram propostas por conta da coluna “Joaquim Barbosa: Fora do Eixo”, publicada em 19 de agosto de 2013, no impresso e na internet. A decisão é de 1ª instância, mas o MPF não vai recorrer.
"O juiz enfrenta ponto a ponto as imputações e afasta cada uma delas, de forma meticulosa e prudente, demonstrando que o artigo manifesta opiniões a respeito do comportamento que não se qualificam como criminosas", diz o jurista Gustavo Binenbojm: "Houve crítica ácida, controvertida, mas o fato de ser ácida e controversa não a torna por si só criminosa. (Com essa decisão), o juiz garante à imprensa o direito de criticar os detentores do poder".

sábado, 20 de setembro de 2014

Ibope PB: Coutinho cresce 4 pontos e se aproxima de Cunha Lima

O Globo

O candidato do PSDB Cássio Cunha Lima continua em primeiro lugar na disputa pelo governo da Paraíba, com 42%, segundo pesquisa Ibope divulgada ontem. Apesar de estar na liderança, o tucano perdeu cinco pontos percentuais em relação ao último Ibope, divulgado no dia 1º de setembro, enquanto seu adversário, Ricardo Coutinho (PSB), cresceu quatro pontos, e agora está com 37%. A margem de erro do Ibope é três pontos percentuais.
Ainda segundo a pesquisa, Vital do Rêgo (PMDB) está com 4%; e Major Fábio (PROS), 1%. Os candidatos Tárcio Teixeira (PSOL) e Antonio Radical (PSTU) não pontuaram. Votos em branco ou nulo somam 9%, e indecisos, 6%.

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Renan recebeu propina da Mendes Junior por emendas, acusa Ministério Público Federal

Ricardo Brito e Beatriz Bulla, Estadão

O Ministério Público Federal em Brasília acusou na Justiça o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), de ter recebido propina da construtora Mendes Junior pela elaboração de emendas parlamentares que beneficiavam a empreiteira. Em ação de improbidade administrativa, a Procuradoria da República no Distrito Federal diz que Renan teve despesas de um "relacionamento extraconjugal" pagas pela empresa na sua primeira passagem pelo comando da Casa (2005-2007).
Na ação de improbidade, apresentada no dia 2 de setembro à 14.ª Vara Federal do DF, o MP sustenta ainda que Renan enriqueceu ilicitamente, forjou documentos para comprovar que tinha recursos para bancar as despesas e ainda teve evolução patrimonial incompatível com o cargo. O MP defende que o senador seja condenado à perda do cargo.




quinta-feira, 18 de setembro de 2014

‘Homem-bomba’ da Petrobras se cala e CPI vira palanque político

Afonso Benites, El País

“Me reservo o direito de permanecer calado”. Foi assim que o engenheiro Paulo Roberto Costa, ex-diretor de abastecimento da Petrobras, se dirigiu aos congressistas quando era questionado durante depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito Mista que investiga a maior companhia brasileira, na quarta-feira.
Acusado de participar de um esquema ilegal que desviou mais de 10 bilhões de reais de recursos públicos, o engenheiro chegou a Brasília em uma aeronave da Polícia Federal que partiu de Curitiba, no Paraná, onde ele está preso desde junho. A convocação foi feita após a revista Veja divulgar que o engenheiro fez um acordo de delação premiada com a Justiça no qual denunciou ao menos 30 políticos que foram beneficiados pelo esquema ilegal.


Adicionar legenda
Paulo Roberto Costa - Foto: G. Magela / Agência Senado

Justiça condena Youssef a 4 anos e 4 meses de prisão por corrupção

Fausto Macedo e Mateus Coutinho, Estadão

A Justiça Federal no Paraná condenou a 4 anos e 4 meses de prisão o doleiro Alberto Youssef pelo crime de corrupção ativa no âmbito do caso Banestado – escândalo de evasão de divisas nos anos 1990. Alvo da Operação Lava Jato – investigação sobre lavagem de R$ 10 bilhões e corrupção na Petrobras – Youssef sofria ainda acusação por seu vínculo com o caso do antigo banco do Estado do Paraná.
Neste caso, ele foi condenado porque obteve, em agosto 1998, empréstimo fraudulento de US$ 1,5 milhão para a Jabur Toyopar Importação e Comércio de Veículos Ltda. no Banestado, agência de Grand Cayman, mediante pagamento de propina de US$ 131 mil ao então diretor de Operações Internacionais da instituição financeira. Esse valor, segundo o Ministério Público Federal, foi repassado para uma “campanha eleitoral” de 1998.


Doleiro Alberto Youssef

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Muito samba do pé com Ases do Pagode e convidados

O ponto de encontro de jovens e amantes da música, o Pagode do Coronel irá receber nesta sexta (19), os grupos Nosso Jeito, Ases do Pagode, Amizade do Samba e a atração nacional, Marcelinho do Grupo Sem Compromisso, direto de São Paulo para o tradicional pagode.

O público que comparecer a casa neste fim de semana poderá dançar e cantar ao som de grandes hits pagode e do samba.

A festa, que acontece todas as sextas a partir das 19h, terá ingressos à R$ 40 com direito a open bar até 0h. Depois disso, a cerveja custará apenas R$ 2.


“Retrô 90”


No sábado (20) o Grupo Ases do Pagode promove o show “Retrô 90”.Durante a apresentação, a banda irá relembrar grandes sucessos do pagode nos anos 90. O evento contará também com a participação do grupo Anonimatus e começa a partir das 20h. O ingresso custa R$20, preço único. O evento vai até 2h da manhã.

A lágrima

A solidão magoa e contamina
a escuridão da noite à sua frente.
Não mais tempo. A espera, simplesmente,
chega ao final, como um ponto que termina.

Amou demais. Amar foi a sua sina. 
Foi entrega total e onipresente.
Doou-se e se doeu, pois, de repente, 
do amor lhe falta a chama feminina

negando ao corpo abraço de acalanto,
fugindo aos beijos, quando o amor foi tanto,
legando ao sonho a dúvida abissal

Como um vulcão que em gota expele o magma
aos seus olhos o pranto leva a lágrima, 
até chegar à boca, feito sal.

RONALDO CUNHA LIMA, poeta e ex-governador da Paraíba

Ibope: Dilma tem 36%, Marina, 30%, e Aécio, 19%

Gabriel Garcia

Nova pesquisa Ibope para presidente da República, divulgada nesta terça-feira (16), dá fôlego ao candidato Aécio Neves (PSDB), ainda em terceiro nas pesquisas. Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, está à frente com 36% das intenções de voto no primeiro turno, seguida por Marina Silva (PSB), com 30%, e Aécio, com 19%.
A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal Estado de S.Paulo.
Na semana passada, o Ibope apontava, em sondagem pedida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a presidente com 39%, Marina com 31% e Aécio, com 15%. Pastor Everaldo (PSC) estava com 1%, enquanto os demais candidatos somados tinham menos de 1%.
Na simulação de segundo turno, continua o quadro de empate técnico, com ligeira vantagem numérica para Marina, que tem 43% contra 40% de Dilma – era 43% a 42% na semana passada, para a ex-senadora.
Em eventual disputa entre Dilma e Aécio, a petista ganharia por 44% a 37% - na semana passada o placar era 48% a 35%. Quando a disputa é com Aécio, Marina venceria por 48% a 30% - era 51% a 27% na última sondagem.
A Taxa de indecisos é de 6% (era 5%). Número de branco e nulo soma 7%, tal índice era de 8% no último levantamento.
Em relação ao índice de rejeição, 32% disseram que não votariam de jeito nenhum em Dilma. Segundo o levantamento, 19% não votariam em Aécio. A rejeição de Marina é de 14%.
O Ibope ouviu 3.010 eleitores em 204 municípios do país entre os dias 13 e 15 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.

Dilma Rousseff, Marina Silva e Aécio Neves

Sindifisco/AM promove a Semana do Auditor Fiscal

Com o tema “Justiça Fiscal: em defesa da Sociedade”, o Sindicato dos Funcionários Fiscais do Estado do Amazonas (Sindifisco), juntamente com Associação dos Funcionários Fiscais do Estado do Amazonas (Affeam) e Escola de Administração Tributária (Esata) promovem a VIII Semana do Auditor Fiscal.

O evento que começou no último dia 15 e termina nesta sexta (19), será realizado no auditório da Secretaria do Estado da Fazenda do Estado do Amazonas (SEFAZ) e no Sindifisco, a partir das 9h, em alusão ao dia do auditor fiscal, criado a partir da Lei Ordinária n°. 3129, de 23/03/2007, de autoria do ex-deputado estadual, Liberman Moreno. Durante a programação serão realizadas palestras sobre relações interpessoais e homenagens a auditores fiscais e personalidades do Estado.

De acordo com a presidente da Affeam, Jeroniza Albuquerque, a Semana do Auditor Fiscal está na sua oitava edição e já faz parte do calendário de eventos da associação. “O dia do auditor fiscal é uma data que precisa ser lembrada e comemorada por todos que atuam na área. A Semana do Auditor é uma forma de discutir temas de interesse da categoria e da sociedade”, ressaltou.


Para o presidente do Sindifisco/AM, José Maurício Belém Júnior, a Semana do Auditor aborda um tema de interesse de toda a sociedade: a justiça fiscal. “Queremos debater questões que visem combater e discutir as desigualdades sociais através do aprimoramento da máquina fazendária, das políticas públicas e dos serviços públicos em geral”, concluiu.

Juiz brasileiro ordena congelamento de bens de empresário Eike Batista

Eike Batista já foi considerado o homem mais rico do Brasil e oitavo mais rico do mundo.

Juiz brasileiro ordena congelamento de bens de empresário Eike Batista
Ministério Público revelou estar a acusar Eike Batista de burla a investidores.
Por Lusa
Um juiz de uma tribunal do Rio de Janeiro, Brasil, ordenou terça-feira o congelamento de contas bancárias e bens do empresário Eike Batista depois das autoridades o terem acusado de manipulação do mercado de ações, revelou a imprensa.
O Ministério Público Federal acusou recentemente Eike Batista e iniciou os procedimentos para congelar 1.500 milhões de reais de ativos do milionário, procedimentos que ainda estão pendentes.
No sábado, o Ministério Público revelou estar a acusar Eike Batista de burla a investidores sobre um plano de investimento de mil milhões de dólares na empresa petrolífera OGX.
O empresário está também acusado de em 2013 ter obtido informações privilegiadas para vender ações da companhia.
Eike Batista já foi considerado o homem mais rico do Brasil e oitavo mais rico do mundo e pode enfrentar agora uma pena de prisão até 13 anos.
Em 2012 chegou a ter uma fortuna estimada em 30 mil milhões de dólares, mas depois de admitir que a sua empresa petrolífera, a OGX, não conseguia cumprir os níveis de produção, a sua fortuna caiu para cerca de mil milhões de dólares.
Já em 2013, em outubro, pediu proteção oficial contra falências

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Juiz determina que ex-diretor da Petrobras se apresente à Comissão Parlamentar de Inquérito

Camila Bomfim, G1

O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelo processo da Operação Lava Jato na primeira instância, determinou ontem que o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, preso no Paraná, se apresente na quarta (17) à CPI mista que investiga denúncias de irregularidades na estatal. No despacho, o magistrado determinou que a Polícia Federal (PF) tome as providências necessárias para assegurar a escolta de Costa para Brasília.
Questionado pela comissão, o ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), divulgou na última sexta (12) que a CPI não precisava de autorização judicial para ouvir o ex-diretor de Refino e Abastecimento da Petrobras. Zavascki, entretanto, ressaltou que Paulo Roberto Costa tem "garantias constitucionais" a serem observadas pelo Legislativo, como o direito de permanecer em silêncio na audiência.
 


Justiça do Ceará proíbe circulação de revista por relacionar Cid Gomes ao caso Petrobras

O Globo

A juíza Maria Marleide Maciel Queiroz, de Fortaleza, determinou no fim de semana que a edição desta semana da Revista IstoÉ seja impedida de circular em todo o país ou, caso já tenha sido distribuída, que seja imediatamente recolhida das bancas de jornais.
Segundo informações do site “Consultor Jurídico”, a magistrada tomou a decisão após o governador do Ceará, Cid Gomes (Pros), ir à Justiça relatando ter recebido e-mail da reportagem da revista citando o seu nome como um dos delatados pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa. O processo corre em segredo de Justiça.


Adicionar legenda
Governador do Ceará Cid Gomes - Foto: Gustavo Miranda / O Globo

Juiz criminal do Rio recebe denúncia e manda citar Eike Batista

Roberta Scrivano, O Globo

O juiz titular da 3ª Vara Federal Criminal do Rio recebeu a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) no Rio contra o empresário Eike Batista, por crimes contra o mercado de capitais. Na decisão, Flávio Roberto de Souza determina que o fundador do grupo EBX seja citado para apresentar sua defesa prévia no prazo de dez dias.
Souza afirma que a denúncia "expôs, com clareza, o fato criminoso, com todas as suas circunstâncias". O juiz considerou que, diante da documentação apresentada, estão "minimamente configuradas a autoria e a materialidade dos delitos que, em tese, teriam sido cometidos pelo denunciado".


Eike Batista em seu escritório no Rio de Janeiro

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Cidades desviam verbas de reforma após cheias no Nordeste

Fantástico, G1

Em 2010, uma enchente terrível devastou muitas cidades do interior de Alagoas e de Pernambuco. Uma situação dramática, que o Fantástico mostrou para todo o país. Milhões em dinheiro público foram enviados para reconstruir esses lugares. Quatro anos depois, o Fantástico voltou lá, e sabe o que encontramos? Postos de saúde que não atendem ninguém, escolas caindo aos pedaços e verbas que saíam da prefeitura, para pagar serviços que jamais foram feitos.
Junho de 2010, Alagoas. “A água toma conta do centro da cidade. A população entra em pânico”, disse um morador na época. Alagoas, hoje, quatro anos depois. Um posto de saúde foi construído justamente para atender as famílias das vítimas da enchente. Mas o posto está com portas quebradas e pedaços de madeira espalhados pelo corredor, em uma situação de abandono.

Postos de saúde que não atendem ninguém, escolas caindo aos pedaços e verbas que saíam da prefeitura, para pagar serviços que jamais foram feitos 

domingo, 14 de setembro de 2014

Quem perde mais


Você sabe o que sinto 
o que penso, o que sofro;
você sabe quanto quero ficar
quando digo que vou.

Você sabe que fui tanto pra você
que me perdi de mim.

Mas você fraciona o inteiro, o todo;
ganha meu amor, minha vida, meu fôlego;
me dar seu corpo, me dando você.

Perdidos nós dois, perde mais você, 
pois eu lhe dou a razão de viver;
 e você, cegamente, só me dar prazer.

GENÉZIO MENDES é poeta  nascido no sítio alagoinha, município de Serraria, Paraíba

Papa fala em terceira guerra mundial

Francisco de visita ao cemitério austro-húngaro de Fogliano di Redipuglia (foto )
Papa fala em terceira guerra mundial
O local era de reflexão e não terá sido inocente a sua presença para a escolha das palavras. O Papa Francisco usou a presença no cemitério militar de Fogliano di Redipuglia, no norte de Itália, onde esteve para recordar os mortos da Primeira Guerra Mundial, afirmou que se pode falar atualmente de uma terceira Guerra Mundial.

De acordo com Francisco, esta guerra desenvolve-se «por partes, entre crimes, massacres e destruições», numa espécie de «loucura bélica». O papa apelou, por isso, à paz.

«Como é possível isto? É possível, porque ainda hoje, nos bastidores, existem interesses, planos geopolíticos, avidez de dinheiro e poder. E há a indústria das armas, que parece ser tão importante...», criticou.

No local, a poucos quilómetros da fronteira com a Áustria e a Eslovénia, onde na altura valia ainda o império austro-húngaro, estão sepultados 14.550 soldados Aliados, dos quais apenas 2550 estão identificados.

Depois da visita ao cemitério austro-húngaro seguiu-se uma missa no complexo militar funerário de Redipuglia, onde estão sepultados 100.000 soldados italianos mortos durante o mesmo conflito e onde o seu avô, sobrevivente, lutou do lado italiano.

Família pode perder mansões e apê que custam R$ 25 mi doados por Eike


Ministério Público Federal pediu o bloqueio o de bens de empresário até o valor de R$ 1,5 bi

Do R7
O MPF (Ministério Público Federal) pediu o bloqueio de bens do ex-bilionário Eike Batista e de seus familiares. Com isso, seus filhos e sua companheira podem perder duas mansões e um apartamento, que juntos custam no mercado cerca de R$ 25 milhões.
Em depoimento à polícia, Eike confirmou que doou, recentemente, ao seu filho Thor uma casa — no valor aproximado de mercado de R$ 10 milhões — ao lado de onde mora no Rio de Janeiro (RJ); sua casa em Angra dos Reis (RJ) — de cerca de R$ 10 milhões — aos filhos Thor e Olin; e um imóvel em Ipanema, na zona sul do Rio — de cerca de R$ 5 milhões — para sua mulher Flávia Sampaio.
 

Eike disse ainda que iria fazer os ajustes dessas doações, já que havia diferença entre os bens concedidos para Thor e Olin e que ainda tem um filho de um ano de idade, Balder, que não recebeu nenhum bem até agora.

Além desses bens imóveis, o MPF pediu o bloqueio de bens móveis, valores monetários e em espécie até alcançar a soma de R$ 1,5 bilhão por crimes contra o sistema financeiro nacional e contra o mercado de capitais.

Segundo o procurador da República, Orlando Monteiro Espíndola da Cunha, a materialidade e os indícios são suficientes para comprovar a “autoria delitiva”. E a manobra de doar bens para os seus familiares foi feita para “afastar seus bens de futura medida constritiva, em contexto caracterizador da tentativa de furtar-se aos efeitos cíveis de eventual condenação”.

sábado, 13 de setembro de 2014

Dilma tem 39%, Marina, 31%, e Aécio, 15%, segundo a pesquisa do Ibope ...



O Ibope realizou uma nova pesquisa de intenção de voto, na corrida presidencial. Desta vez, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria - a CNI. O nível de confiança é de 95%. O que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro, .

Aos 10 anos, menino junta moedas, compra o primeiro carro e dá aula de finanças



Paula Pacheco - iG São Paulo
Thiago Morales Berce economizou uma média de R$ 2,30 por dia durante três anos até juntar R$ 2,5 mil e comprar um Fusca 1976; confira suas dicas para poupar

Os gurus de finanças pessoais costumam ganhar muito bem com palestras e venda de livros em que ensinam como o devedor pode se transformar em poupador ou como é possível administrar bem as contas e ter sobra de caixa para comprar um imóvel, fazer uma viagem, pagar o estudo dos filhos ou ainda adquirir um carro.
Mas uma criança de uma cidade do interior do Paraná mostrou que planejamento financeiro não tem idade. Desde os sete anos, Thiago Morales Berce juntou cada centavo para comprar, depois de três anos de economia, o primeiro carro.

Thiago tem 10 anos e cursa o quinto ano do ensino fundamental em uma escola municipal em Assis Chateaubriand (a 444 quilômetros da capital paranaense). É filho de donos de um pequeno comércio, tem uma irmã, Thalia, de 16 anos, treina futebol em uma escolinha da cidade e adora pescar – paixão que aprendeu com o pai.

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Ases do Pagode faz show Retrô 90 no Sambaqui

O grupo amazonense Ases do Pagode realiza no próximo dia 20, sábado, o show “Retrô 90”, no Sambaqui. Durante a apresentação, a banda irá relembrar grandes sucessos do pagode nos anos 90. O evento contará também com a participação do grupo Anonimatus e começa a partir das 20h.

Grupo Ases do Pagode
O repertório das bandas será voltado para os anos 90, com os melhores hits da época. Músicas de Jorge Aragão, Razão Brasileira, Fundo de Quintal, Zeca Pagodinho, Artt Popular, Raça Negra, Só Pra Contrariar e Grupo Raça entre outros sucessos, fazem parte da apresentação. Os pagodeiros do Ases do Pagode prometem ser apenas o começo, em novembro o grupo promove uma “Noite no Nostalgia”, evento recorde de público.

Neste sábado, dia 12, o Ases recebe o grupo Vem K Sambar para mais uma roda de samba. O espaço Sambaqui, que fica na rua Rio Javari, 277, Adrianópolis, apresenta o grupo Ases do Pagode e seus convidados, a partir das 20h. O evento vai até 2h da manhã.

SERVIÇO

RETRÔ 90 NO SAMBAQUI
QUANDO: dia 20 de setembro
ONDE: Sambaqui. Rua Rio Javari, 277. Adrianópolis. Em frente à Esbam.

QUANTO: R$ 20 Preço Único
INFORMAÇÕES: 
9118-6076 ou 81561578

Romário amplia vantagem sobre Maia ao Senado


  Na comparação com a pesquisa da semana passada, Romário, candidato do PSB ao Senado, cresceu cinco pontos; ex-jogador tinha 38% contra 25% de Cesar Maia, do DEM, hoje vereador; margem de erro da pesquisa é de 3 pontos para mais ou para menos; Datafolha entrevistou 1.348 eleitores em 32 municípios entre a segunda-feira, 8, e a terça-feira, 9; pesquisa foi encomendada pela Folha e pela TV Globo
Levantamento Datafolha para o Senado, divulgado na noite de ontem, indica que o deputado federal Romário (PSB) aumentou a vantagem sobre o ex-prefeito Cesar Maia (DEM). Romário está com 43% das intenções de voto contra 22% de Maia.

Na comparação com a pesquisa da semana passada, Romário cresceu cinco pontos. O ex-jogador tinha 38% contra 25% de Cesar Maia, hoje vereador. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos para mais ou para menos.

Eduardo Serra (PCB) está com 5%, Carlos Lupi (PDT), 3%; Liliam Sá (PROS) e Pedro Rosa (PSOL), 1%. Diplomata Sebastião Neves (PRB) e Heitor Fernandes (PSTU) foram citados mas não atingiram 1%. Eleitores que pretendem votar em branco ou nulo chegam a 13% (mesmo índice anterior). Indecisos são 10%.