sábado, 31 de dezembro de 2011

PENSAMENTO DO SÁBADO

“Há três coisas para as quais eu nasci e para as quais eu dou minha vida. Nasci para amar os outros, nasci para escrever, e nasci para criar meus filhos. O ‘amar os outros’ é tão vasto que inclui até perdão para mim mesma, com o que sobra. As três coisas são tão importantes que minha vida é curta para tanto. Tenho que me apressar, o tempo urge. Não posso perder um minuto do tempo que faz minha vida. Amar os outros é a única salvação individual que conheço: ninguém estará perdido se der amor e às vezes receber amor em troca [...].”
E a síntese perfeita: “Sou tão misteriosa que não me entendo. ”Clarice Lispector"

E DEPOIS, O QUE FICARÁ DA ZONA FRANCA?

Carlos Costa é jornalista e escritor
Depois de passados 30 anos de vida, o Modelo Zona Franca de Manaus, renovado por mais 50 pela Presidência da República, ainda não descobriu a verdadeira razão de sua existência; não justificou socialmente a explosão demográfica de Manaus, e que o pólo de biotecnologia, ainda por ser desenvolvido, investindo no aproveitamento em pesquisas sobre o grande potencial da natureza, será a única riqueza verdadeira que lhe restará.
A interiorização da Zona Franca foi tentada pela primeira vez no Governo José Lindoso, que destinou incentivos fiscais às indústrias que passassem a investir nos municípios. Daí, como resultado desse hercúleo esforço quase que isolado, poucas indústrias decidiram investir em Tefé e Barcelos, uma explorando dendê e outra investindo na produção de palmito, posteriormente fadadas ao insucesso. Mas foi só! E depois? Talvez agora, com a Região Metropolitana!
Mais uma vez repito, as autoridades públicas terão mais 50 anos de modelo de desenvolvimento, de incentivos fiscais dados pelos governos Federal e Estadual para descobrirem que o verdadeiro modelo que temos que implantar é a exploração racional das riquezas da exuberante floresta inexplorada, depois da Crise da Borracha.
Indústria se monta e se desmonta ao bel sabor das tempestades e da vontade dos empresários, sempre à busca de incentivos fiscais. Dinheiro não tem pátria. Incentivos fiscais também não terão fronteiras de Estado. A Guerra Fiscal pode até ser evitada, mas o Brasil terá que passar por uma profunda reforma econômica, moral e política, com impostos mais justos, folhas de pagamento menos onerosas e impostos socialmente mais bem distribuídos.
O que restará depois dos 80 anos de modelo Zona Franca? Sem investimentos em projetos para o futuro, serão escombros de fábricas, de sucatas, de abandono como o que o Amazonas já experimentou com o fim da exploração da borracha, as décadas de abandono até a implantação, pelo Governo Militar, do Modelo ZFM.
Depois, tudo parou no tempo, e nada mais se buscou para verdadeiramente oferecer uma sustentação ao modelo implantado pelo governo militar em 1969, como uma medida extrema para “desenvolver e integrar a Região Norte ao resto do Brasil”.
Muito dinheiro já circulou no Amazonas, poucos investimentos sociais foram realizados, a pobreza extrema continua circulando pelos casebres miseráveis, frutos de invasões de terras, muitas obras significativas e marcantes foram realizadas, mas tudo, a que preço? No passado recente tudo isso aconteceu também. E o que restou depois do fim do ciclo da borracha? Miséria extrema, comércios fechando as porta, ingleses indo embora! Para a cidade de Manaus, sobraram as questões sociais que precisavam ser resolvidas, mas não existia dinheiro para fazê-las!
O Amazonas possui Região Metropolitana, as indústrias receberão incentivos fiscais nos próximos 50 anos para se implantarem nos municípios que a compõem. Mas será que isso acontecerá mesmo?
Sem querer ser pessimista, o futuro nos confirmará que tudo será como “Dantes no quartel de Abrantes”.

CHÁ DE CADEIRA NA ANTESSALA DA MINISTRA IDELI SALVATTI IRRITA PARLAMENTARES

Política
Foto Samuca Neto

Evandro Éboli e Isabel Braga

A romaria pela liberação de emendas parlamentares aconteceu no quarto andar do Palácio do Planalto. Foi na antessala da ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, que estava ausente, de férias. Sobrou para o secretário-executivo, Claudinei do Nascimento, dar as más notícias.
Os coordenadores das bancadas passaram o dia lá, levaram chá de cadeira e saíram frustrados com os cortes nas verbas para seus estados.
Todos da base do governo, os deputados eram atendidos um a um. A revolta era quase unânime. Até entre os petistas.
— O clima é de muita insatisfação. Infelizmente o governo cancelou pagamento de boa parte das emendas. Fomos tratados de uma forma muito ruim. Ficamos despachando em gabinetes atrás de migalhas — queixou-se José Airton (PT-CE).
O coordenador da bancada do Ceará, Arnon Bezerra (PTB), ficou tão irritado que decidiu renunciar à coordenação. Nenhuma das cinco emendas definidas pelo grupo foi atendida.
— Perdemos um tempão discutindo prioridades do estado e chega na hora não adianta nada. É rir para não chorar. Plena época de festas e nós aqui, passando por isso tudo. De que vale ser líder? Vou deixar o cargo — anunciou Bezerra. 

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

PENSAMENTO DA SEXTA-FEIRA

A mulher faz o marido, o esposo faz a mulher.

VEREADOR CAUSA ACIDENTE E É DETIDO EM JOÃO PESSOA

Após acidente, amigo tenta livrar parlamentar e se envolve em briga com PM. Vereador Dinho foi ouvido na delegacia e em seguida liberado.

Do G1 PB

Vereador com sinais de embriaguez causa acidente e é detido na Paraíba (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Foto: Waler Paparazzo
O vereador Valdir José Dowsley, conhecido como Dinho (PRP), atropelou uma idosa e bateu em dois carros na noite desta quinta-feira (29). Como o acidente aconteceu em uma rua residencial do bairro do Expedicionários, em João Pessoa, vários moradores foram acompanhar o desenrolar da situação que se transformou em uma briga entre assessores e policiais.
De acordo com testemunhas, o parlamentar apresentava sinais de embriaguez e no momento em que seria conduzido para a 10ª Delegacia Distrital, um homem se apresentou como médico do vereador e tentou retirá-lo do local. Outro tentou impedir que a polícia o detivesse e acabou preso depois de brigar com um cabo da Polícia Militar.
Ainda assim, o vereador acabou detido e levado para a 10ª DD onde fez um Boletim de Ocorrência se comprometendo a pagar por todos os danos causados. E segundo a delegada Viviana Fernandes, como ninguém compareceu à delegacia para testemunhar contra o parlamentar, nada foi registrado a respeito de sinais de embriaguez. Ao deixar a delegacia, Dinho não quis falar com a imprensa e não respondeu as perguntas feitas pelo repórter do G1.
A reportagem tentou ter acesso ao laudo feito pela Polícia Militar no local do acidente, mas a Central de Ocorrências da Polícia informou que os dados seriam passados para a Secretaria de Comunicação do Estado e somente ela, pela manhã, poderia divulgar essas informações.
O Samu foi chamado ao local para atender a idosa que teve uma lesão no tornozelo depois de ter sido prensada entre veículos envolvidos no acidente. Após os primeiros socorros, a vítima foi encaminhada ao Hospital Ortotrauma onde, segundo a assistência social, ela foi atendida e liberada.
No acidente, o carro dirigido por Dinho bateu na traseira de um carro que estava estacionado. Com o impacto, este primeiro veículo parado foi lançado contra outro que estava a sua frente. Entre eles estava a senhora que precisou ser atendida no Ortotrauma.

Vereador de João Pessoa bate em dois carros e fere idosa (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Foto: Walter Paparazzo

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

CHARGE DO AMARILDO

ANORI (AM) COMEMORA 55 ANOS COM ATRAÇÃO NACIONAL

Anori em clima de festa
Partindo de Manaus chega-se de barco ao município
O fim do ano será de festa para os moradores do município de Anori, localizado a 195 quilômetros de Manaus. A cidade do interior do Amazonas comemora nesta quinta-feira (29) o seu 55º aniversário.

Com a atração nacional da Banda Calcinha Preta, a população já se prepara para animar a festa.

Moradores em Manaus, deixaram a capital nessa quarta-feira (28) e esta manhã para cantar os parabéns ao aniversariante.

Os shows alternativos ficarão por conta das bandas: Banda Bizz, Embala Samba e The Brodher.

Na Comemoração de 55 anos da cidade de Anori, os moradores receberão homenagem de fim de ano da prefeita do município Sansuray Pereira Xavier, e vereadores da Câmara.

A realização é uma iniciativa da Prefeitura Municipal com o apoio do governo do Estado do Amazonas.

Municipío é conhecido por realizar  um dos melhores festivais do Amazonas: A Festa da Laranja

Festa da Laranja agita o público anualmente

PENSAMENTO DA QUINTA-FEIRA

A Verdadeira coragem é Ir Atrás De Seus Sonhos Mesmo Quando Todos Dizem Que Ele é Impossivél.
Cora Coralina

POETA DECLAMA VERSOS NA AREIA ESCALDANTE DA PRAIA DE TAMBAÚ

O poeta paraibano Belo de Souza, autor de Sentimentos das Horas, membro da Academia Paraibana de Poesia, natural de Guarabira, 65 anos tem um jeito inusitado para disseminar a cultura poética: ele vai até o leitor-comprador, declamar os seus versos, ainda que seja no sol escaldante das praias nordestinas. Segundo  Belo Souza, o poeta tem que ir aonde o povo está, parafraseando o cantor Milton Nascimento.

AMAZONAS E PARAIBA DÃO SEGURANÇA A POPULAÇÃO


Policiais do Amazonas e da Paraiba, culturas diferentes, mas um objetivo comum: cuidar da segurança da população, neste período que antecede as festas de fim de ano, fazendo um policiaamento preventivo para inibir a ação da bandidagem. A primeira,atuando na rua Saldanha Marinho, centro de Manaus, a outra na av. Almirante Tamandaré, João Pessoa, em plena orla marítima, cuidando da integridade física dos turistas que frequentam âs praias neste período do ano, vindos de várias partes do Brasil e do mundo.

ATRIZ PORNÔ RECUA E DIZ QUE TIRO FOI ACIDENTAL

A atriz pornô, Adriene  Cyrilo Pinto, pivô de toda
confusão com jogador Adriano, jogador do Corinthias
Paolla Serra
A estudante de moda Adriene Cyrilo Pinto voltou atrás em seu depoimento e confessou que ela mesma teria feito o disparo que feriu sua mão esquerda. A jovem acusava o jogador Adriano de ser o autor do disparo, no banco traseiro do BMW, na manhã do dia 24, após saírem de uma boate na Barra da Tijuca.
O jogador negava, alegando que estava no banco do carona no momento do acidente. Durante coletiva, no início da noite de ontem, o delegado titular da 16 DP (Barra), Fernando Reis, confirmou a versão do atleta.
A versão de Adriano também era endossada pelas outras três mulheres e um amigo do jogador que estavam no veículo no momento do tiro. Um funcionário da casa noturna também confirmou que o atacante do Corinthians estava no banco do carona.
— Estou aliviado. Espero que essa história tenha acabado — disse Adriano, ao sair da delegacia.
O delegado Fernando Reis disse que ainda vai avaliar que pena será aplicada à jovem que, segundo ele, mostrou-se arrependida de ter mentido anteriormente.

JIBOIA DE DOIS METROS PARA TRÂNSITO EM MATO GROOSO DO SUL

G1 MS

Na manhã desta quarta-feira (28) o internauta Jânio Pereira dos Santos, 51 anos, flagrou o momento em que uma jiboia atravessava a avenida José Barbosa Rodrigues, em Campo Grande. Santos trabalha como vendedor e estava indo visitar um cliente quando viu alguns veículos diminuindo a velocidade e desviando de um obstáculo.
“Quando cheguei mais perto vi que se tratava de um cobra, o motorista de uma caminhonete havia encostado e estava ajudando a desviar o transito, para ajudar o animal chegar até o outro lado da rua. Então eu também parei e ajudei e aproveitei para tirar as fotos”, explica o vendedor.
Segundo a bióloga e veterinária Paula Helena Santa Rita, responsável pelo Biotério da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), de Campo Grande, que viu as fotos da cobra, o animal das imagens tem aproximadamente dois metros é se trata de uma jiboia, que é comum nas regiões de cerrado.
A especialista explica que o animal não é venenoso. “A jiboia mata suas presas por constrição, como a sucuri, apertando a vítima até que a mesma morra por asfixia ou parada cardíaca”, explica a bióloga.
Paula Helena diz que o próprio crescimento da cidade causou impacto ambiental e reduziu o habitat dos animais, que passam a se movimentar mais e a serem vistos com mais frequência, em razão da busca por novos abrigos e alimento.


quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

PENSAMENTO DA QUARTA-FEIRA

Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.
Mahatma Gandhi

FORÇA NACIONAL NA PARAIBA

Por Lauro Jardim
Mais de 120 diais em território paraibano
Convertida em uma espécie de apêndice das polícias estaduais, a Força Nacional de Segurança vai entrar 2012 com missão renovada na Paraíba.
Em um de seus últimos atos antes das férias, José Eduardo Cardozo prorrogou por 120 dias a presença das tropas federais em território paraibano. Os agentes vão reforçar o policiamento e dar continuidade a investigações em andamento no estado.

MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL PEDE AO TSE CASSAÇÃO DO GOVERNADOR DE SERGIPE

O Globo

O Ministério Público Eleitoral (MPE) entrou com recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que pede a cassação dos mandatos do governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT), e seu vice Jackson Barreto, por abuso de poder econômico.
O recurso do MPE é contra a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Sergipe que manteve o mandato do governador. O ministro Marco Aurélio foi nomeado o relator do processo.
O MPE quer que o governador e seu vice sejam enquadrados na Lei das Eleições por terem divulgado publicidade institucional nos três meses anteriores a eleição de 2010, em pelo menos três locais públicos, com o símbolo característico da administração estadual.
O MPE também acusa Déda de utilizar a residência oficial do governador em almoço pago com recursos públicos para cerca de 300 convidados, em que ele teria confirmado sua candidatura à reeleição para líderes políticos.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

PENSAMENTO DE TERÇA-FEIRA

A pureza de coração é inseparável da simplicidade e da humildade; ela exclui todo pensamento de egoísmo e de orgulho;é por isso que Jesus Cristo toma a criança como símbolo dessa pureza , como a tomou por símbolo de humildade.

IMAGINAÇÃO DE ADOLESCENTE!

Carlos Costa é jornalista e escritor
Crônica 

Adolescente, época de namoradas, cinemas, festinhas e outras coisas próprias da juventude, imaginava a troca do ano velho pelo ano novo como se fosse um velinho carregando às costas, amarrada em um bengala, todas as dores e horrores do mundo em um grande pano em forma de saco e um garoto novo e faceiro chegando e ambos se cruzando nessa passagem e se olhando em silêncio.
Muitas vezes fiquei acordado até meia noite só para ver essa troca do “ano velho” pelo “ano novo” e nunca consegui presenciá-la, por mais que tentasse, piscando o olho para não dormir. Minha imaginação de adolescente também deveria ser a mesma de todos os garotos da mesma idade, entre 13 a 14 anos. Embalando e aguçando à imaginação, sempre via nos jornais que vendia à época, pelas ruas de Manaus, charges sobre o assunto desenhadas por vários profissionais que as produziam.
Uma dessas charges, em especial, me marcou muito, desenhada em A CRÍTICA, pelo inesquecível chargista “Miranda”, mostrando um velhinho carregando às costas um saco cheio que, em minha vasta imaginação da época, entendi serem os problemas do mundo, as guerras, as catástrofes, os problemas políticos enfim, sendo levados embora, e um outro garoto novo e todo faceiro, entrando. Nenhum falava com o outro! Daí a imaginação que passei a ter sobre o assunto. Que imaginação fértil eu tinha!
Já “taludo”, com meus 17 anos, nunca consegui ver essa troca do ano velho pelo ano novo pois para mim, tudo se dava através da magia de fogos de artifícios. Mas nunca entendia direito a razão dos fotos. Será que para para comemorar a ida do “velinho” levando as coisas ruins ou comemoravam apenas o garoto que estava chegando, cheio de planos, desejos de paz, luz, felicidade. Até hoje não entendo ainda a razão dos fogos de artifício!
Depois vinham as práticas de “despachos”, “macumbas”, “urucubadas” e, logo, sempre no início do novo ano, recomeçavam as tragédias naturais, as mortes, as guerras, assaltos, assassinatos, sequetros, drogas e tudo mais. Ou seja, tudo o que o ano velho transportara às costas. Era minha imaginação!
E o novo ano, sofrendo as dores do mundo mais uma vez, envelhecia rápido, a barba e o cabelo cresciam e ao término de mais um trabalho insignificante, com seus 365 dias de vida, o novo se tornava velho e era novamente substituído abruptamente – em minha imaginação - pelo ano novo. E tudo recomeçava exatamente igual!

DILMA SAI DE FÉRIAS, MAS DEIXA MINISTROS DE PRONTIDÃO

Chico Gois

A presidente Dilma Rousseff viajou ontem de férias para a Base Naval de Aratu, a 42 km de Salvador, mas deixou os ministros do Palácio do Planalto de prontidão.

De acordo com as assessorias dos ministérios, nenhum deles entrará de férias enquanto a chefe estiver fora. Apesar de a agenda de Dilma estar reservada para descanso até 10 de janeiro, há possibilidade de a presidente retornar ao trabalho antes disso.
O vice presidente Michel Temer só viaja a São Paulo na quinta-feira e retorna para Brasília na semana que vem. Passa o réveillon numa praia do litoral paulista, mas depois volta a despachar do escritório em São Paulo, antes de retornar a Brasília.
Embora não tivesse agenda pública ontem, a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, permaneceu em Brasília, como informou sua assessoria.
Gleisi Hoffmann, da Casa Civil, despachou de seu gabinete, no Palácio do Planalto. De acordo com sua assessoria, durante a semana, ela deverá ter compromissos oficiais, mas a maior parte do tempo será dedicado a trabalhos no próprio gabinete, em reuniões com sua equipe.
Essa também deverá ser a rotina no ministro da Secretaria Geral

CRISTINA KIRCHNER DIRIGE ARGENTINA COM MÃO DE FERRO

Jaime Rosemberg, 

Lei de terras. Novo estatuto do trabalhador rural. Ofensiva contra a Papel Prensa. Prorrogação da emergência econômica. Orçamento de 2012. Lei antiterrorista.
Nunca o vendaval havia sido tão forte e veloz, com tantas questões tratadas e aprovadas quase num suspiro, sem tempo para o debate profundo dentro ou fora do Parlamento.
Constitucionalistas, especialistas e ex-legisladores de distintos partidos políticos concordam: a bateria de projetos legislativos enviados no dia 12 de dezembro pela presidente Cristina Kirchner (foto) ao Congresso e transformados em lei em apenas 11 dias representa um recorde para a democracia recuperada em 1983 — não somente pela quantidade (12 no total), mas também pela magnitude dos temas tratados e pelo tempo de aprovação.
A presidente, de fato, foi desta vez contra seus próprios antecedentes, já que em seus quatro anos de mandato não tinha utilizado sessões extraordinárias para tratar de temas conflituosos, segundo um recente informe da fundação Diretório Legislativo.
— Sempre que contam com maiorias esmagadoras, os governos tratam de aproveitar e aprovar temas prioritários. Está dentro dos usos e costumes da política, embora haja projetos que mereceriam um debate maior — afirmou Eduardo Macaluse, que foi deputado entre 1999 e 10 de dezembro passado.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

PENSAMENTO DA SEGUNDA-FEIRA

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.
Chico Xavier

RETROSPECTIVA 2011:BOLSONARO SAI DO ARMÁRIO

 
Humor

 Bolsonaro abriu seu álbum de família para comprovar que o peixe morre pela boca

 Na tentativa de manter o mandato parlamentar, ameaçado pelas críticas que vem sofrendo desde que chamou Preta Gil de “promíscua”, o deputado Jair Bolsonaro revelou hoje que tem um caso com Ronaldo Azevedo, o blogueiro e congregado mariano. “Conheci o bofe numa parada militar em Pelotas”, contou o parlamentar.
“Ele estava com um chapéu de palha chiquerérrimo, integrava um grupo de vivandeiras de porta de quartel e defendia a privatização de Nossa Senhora de Fátima. Fiquei encantado com a maneira como elogiava Gabriel Chalita, Cher, Padre Marcelo, Barbra Streisand, Kassab e Gloria Gaynor. Desde então, descobrimos afinidades, trocamos recados pelo facebook e daí às fungadas no cangote foi rapidinho", revelou.
Em seguida, Bolsonaro divulgou trechos de sua autobiografia. O primeiro parágrafo é eloquente: "Fui criado pela vó Rosália até os 24 anos. Tive uma educação francesa. Não podia jogar futebol nem falar palavrão. No carnaval, vó Rosália me vestia de colombina. Aos 19 anos, tive aula de piano com um homem sensível, que cheirava a luxúria e exalava pecado. Mas tive que reprimir aqueles instintos abomináveis para um coroinha como eu".
De mãos dadas com Ronaldo, Bolsonaro encarou os críticos e anunciou que pretende adotar um filho gay e brigar pela união civil de homossexuais.

domingo, 25 de dezembro de 2011

PENSAMENTO DO DOMINGO

A cada um será dado segundo as suas obras

PAPA LAMENTA CONSUMISMO E DESPERDÍCIO NO NATAL

Ao celebrar a Missa do Galo na noite deste Natal, o papa Bento XVI lamentou a crescente comercialização e exortou os fiéis a olharem para além do "superficial e das luzes piscando" para que possam descobrir o verdadeiro significado desta data.

O pontífice celebrou a missa na Basílica de São Pedro lotada e em sua mensagem, Bento XVI lamentou que o Natal tenha se tonado uma celebração cada vez mais comercializada, o que obscurece a mensagem do nascimento de Cristo.
- Nós rezamos ao Senhor para nos ajudar através de seus olhos brilhantes para encontrar a criança por trás deles no estábulo em Belém, e para descobrir a verdadeira alegria e a verdadeira luz - disse o Papa.

sábado, 24 de dezembro de 2011

DELÍCIE-SE COM APANHEI-TE CAVAQUINHO: DE ARMANDINHO E YAMANDU

CHARGE DO CHICO CARUSO

PENSAMENTO DO SÁBADO

Quando amamos, não agredimos, não fazemos o mal e nem humilhamos, porque o amor é Deus em nós.

HOMEM SAI DO COMA ENQUANTO FAMÍLIA JÁ DISCUTIA DOAÇÃO DE ORGÃOS

Médicos julgavam que o norte-americano Sam Schmid tinha morte cerebral. Aparelhos que o mantinham vivo seriam desligados caso ele não acordasse.

O norte-americano Sam Schmid deixou o estado de coma horas antes dos médicos de um hospital em Phoenix desligarem os aparelhos que o mantinham vivo. Estudante de 21 anos na Universidade do Arizona, ele sofreu um acidente de carro no dia 19 de outubro de 2011 e estava sob os cuidados do Instituto Neurológico Barrow no Centro Médico St. Joseph. As informações são do telejornal "Good Morning America".
Após o acidente, os ferimentos do jovem eram tão graves que o hospital em Tucson, a cidade onde ocorreu o acidente, não tinha condições de tratá-los. Transferido para a capital do estado, Phoenix, Schmid passou por uma cirurgia para cuidar de um aneurisma -- uma dilatação na parede das artérias do cérebro -- que poderia matá-lo. Ele ainda teve a mão esquerda e dois fêmures quebrados. A batida ainda deixou um amigo e colega de quarto morto.
jovem Sam Schmid após deixar o coma (à esquerda) e durante o coma. (Foto: ABC Reprodução)
A cirurgia controlou o aneurisma, mas o paciente não apresentava sinais de melhora. Desesperançosos com as chances de Schmid sobreviver, os médicos acreditavam que o norte-americano caminhava para uma morte cerebral. Para o neurocirurgião Robert Spetzler, conhecido nos Estados Unidos e responsável por mais de seis mil operações, a recuperação repentina foi quase um milagre.
Professor do médico que cuidou da congressista norte-americana Gabrielle Giffords em janeiro, Spetzler lista os problemas no cérebro de Schmid: aneurisma, hemorragia e um derrame que não chegou a afetar as áreas mais vitais do órgão. 
Mas o médico desconfiou do fato de Schmid não ter apresentado lesões mais sérias e solicitou exames de ressonância magnética. Os resultados mostravam que as áreas críticas do cérebro não estavam escurecidas -- sinal de que houve morte cerebral -- o que fez Spetzler manter Schmid vivo por mais algum tempo.
Enquanto os médicos discutiam o delicado tema da doação de órgãos com a família, Schmid mexeu dois dedos. Agora, ele já consegue caminhar com ajuda de um andador e sua voz, apesar de lerda, melhora a cada dia. A equipe que cuida do norte-americano crê que ele terá uma recuperação completa.
Ao falar pela primeira vez após o acidente, Schmid diz não se lembrar da batida e afirma somente se lembrar do momento em que "acordou" no hospital. O jovem universitário agora espera poder passar o Natal com a família, longe de um centro médico.
 
G1São Paulo

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

AH, MALDITO SISTEMA!

Carlos Costa é jornalista e escritor
Crônica
Ah, que saudades senti do “sitema” utilizado nos bancos de antigamente:  máquinas antigas, fichários quase sempre velhos,  “fichas de assinatura” que os caixas eram obrigados à consultá-las, antes de pagar qualquer tipo de cheque. Era chato, demorado, mas pelo menos atendiam olho-no-olho, existia rosto, calor humano e sempre havia uma solução para qualquer tipo de problema.
Hoje, tudo mudou, existe um tal de “sistema”  sem rosto que, quando cai, para tudo, nada funciona e temos que esperar o tal “sistema” voltar, a hora que ele desejar e quiser.
Hoje, ao comparecer com minha esposa a uma agência da CEF para efetuar um TED entre bancos, notei uma grande fila de espera em um estacionamento de carros. Era fila para o FGTS, ainda bem! Segui em frente. Deparei-me com uma outra fila à porta da agência. “O sistema caiu”, era a resposta dada pelo guarda à porta de uma porta giratória, impedindo a todos que quisessem entrar ao interior da agência.
O gerente liberou que eu entrasse para sentar-me no ar condicionado e esperar o tal “sistema” voltar. Antigamente, o “sistema” não passava de um ou outro funcionário preguiçoso, o que era raro em bancos. Geralmente um “sistema” ruim era substituído por um “sistema” bom. Finalmente o tal “sistema” voltou, menos para a máquina que emite fichas de atendimento, a famosa senha. Para essa, o maldito não voltara ainda. Estava toda com tela preta e uma pessoa foi designada para ver se fazia o “sistema” voltar para a emissão de fichas também.
Hoje, infelizmente, o “sistema” trava tudo, também como antigamente calava estudantes, revoltosos, greves, protestos, enfim,  e, quando volta, vem aos poucos, lentamente. Funciona uma coisa, mas a outra trava. Procurei a gerente de pessoa jurídica, onde era atendido sempre quando fora diretor de uma instituição. Felizmente, fui bem atendido e ela ofereceu-me uma ficha de próprio punho.
No caixa, novamente o maldito “sistema” não conseguiu efetuar o TED que pretendia fazê-lo. Insisti; não deu resultado. Tudo por um maldito “sistema” que não tem rosto, não se apresenta, não é fichário, enfim, sai do banco. Deve ser muito poderoso esse “sistema”, mais poderoso até do que o sistema repressor que existiu no Brasil durante o período do Governo Militar: quando o “sistema” não quer, não adianta tentar nada. É melhor voltar para casa. Oh, maldito sistema chamado de informatizado que proibe qualquer tipo de ação bancária quando ele não está presente.
O “sistema” anterior pelo menos reprimia as pessoas, mas pelo menos ele tinha rosto, nomes, comandos e presidentes. Esse “sistema” bancário moderno, informatizado, não dá opção para nada quando ele está ausente.

PENSAMENTO DA SEXTA-FEIRA

A religião é importante em nossas vidas, porém mais importante que a religião é a religiosidade, a interiorização e vivência dos ensinamentos deixados por Jesus Cristo

CATADORES DE LIXO INVADEM E SUJAM CALÇADAS

Foto: Marcelino Ribeiro
Na rua Bernardo Ramos com a Itamaracá, centro de Manaus, catadores de lixo armazenam caixa de papelão, barracas pré-fabricadas e embalagem  de latas de cervejas e refrigerantes sobre as calçadas, que além de prejudicar a passagem dos que transitam pelas ruas, sujam a cidade e dificultam o trânsito já caótico da capital da Zona Franca. Seria bom que a Prefeitura fizesse uma blitz no local para coibir tal abuso.






CORREGEDORA APERTA CERCO A JUIZES DESONESTOS

Política
Foto: Sérgio Marques
O Globo
A corregedora Eliana Calmon afirmou que as movimentações atípicas não necessariamente constituem irregularidades. E que ainda não teve acesso às cifras envolvidas. Agora, os técnicos do CNJ vão examinar os rendimentos para dizer quais seriam ilegais.
Há casos aceitáveis - como, por exemplo, heranças recebidas ou eventual venda de imóvel que represente ganho na renda do magistrado. Após essa verificação, os tribunais serão procurados para prestar eventuais esclarecimentos.
Ao fim, os técnicos do CNJ vão elaborar relatório dizendo quais juízes teriam recebido dinheiro indevido. O relatório final será "trancado em um cofre", segundo a ministra, já que o Supremo Tribunal Federal (STF) impediu a continuidade da apuração.
Ela negou as acusações das associações de que teria acessado dados bancários dos magistrados sem autorização judicial. Calmon disse que o monitoramento da evolução patrimonial dos juízes brasileiros é feito pelo CNJ há quatro anos, com base na emenda constitucional que criou o órgão.
E reforçou sua posição de que o órgão tem a obrigação de extirpar a corrupção no Judiciário.
- Isso não é devassa fiscal, isso não é quebra de sigilo. Isso é um trabalho que é feito pelos órgãos que fazem o controle administrativo - disse. - Minha grande preocupação é barrar qualquer iniciativa corrupta no Judiciário. Estou absolutamente segura da correção do meu agir. 

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

PENSAMENTO DA QUINTA-FEIRA

O casamento não se restringe a um acasalamento, mas a uma união baseada no amor. O homem, equivocadamente, pensa que a sua masculinidade é reforçada toda vez que ele trai a sua mulher, em aventura extraconjugal."O homem deixará pai e mãe e se unirá a sua mulher e serão dois em uma só carne. Não separa, pois, o homem, àquilo que Deus uniu

CHARGE DO CHICO CARUSO

MORRE PARAIBANO EDITOR DE ARTE DO CORREIO BRASILIENSE

Imprensa


Bosco, à direita
Ana Dubeux, Correio Braziliense
É com muita tristeza que o Correio Braziliense comunica o falecimento de nosso colega João Bosco Adelino de Almeida, 47 anos. Ele trabalhou no jornal por mais de 20 anos, dos quais nove atuando como editor de arte. Vencedor de dois Prêmios Esso na categoria Primeira Página, Bosco idealizou as duas mais recentes reformas gráficas do jornal.
Paraibano de São Bentinho, caçula de 24 filhos, Bosco deixou a cidade natal para tentar uma vida melhor na capital do país. Trabalhou até os últimos instantes da sua vida. Seu último trabalho está nas bancas de jornais, na capa da nossa edição de hoje. O velório começa às 14h, na capela 6, no cemitério Campo da Esperança, localizado entre a Quadra 915 Sul e o Setor Policial Sul (Asa Sul). O enterro está previsto para as 17h.
Admirado pelos colegas, exemplo para a família, deixa mulher e três filhos. O flamenguista que se orgulhava da camisa tanto quanto da profissão, costumava brincar com os colegas em dias de jogo, demonstrando toda a paixão pelo time. Na madrugada desta quinta-feira, o coração de Bosco parou de bater.

PLATAFORMAS EM CALÇADAS CAUSAM ACIDENTES E DIFICULTAM VIDA DE TRANSEUNTES

Foto: Marcelino Ribeiro

Foto: Marcelino Ribeiro

Andar pelas ruas de Manaus virou caso de polícia. Como se não  bastasse, o trânsito louco  que a população enfrenta,  temos como opção as calçadas, que são  um bem público, comum a todos,  só que a emenda é pior que o soneto: plataforma de cimento e vergalhão  são contruidas  em frente a estabelecimentos comerciais e com isso causam acidentes irreparáveis nas pessoas e ninguém  toma providência. Flagranteamos esses dois "monstrengos"em frente a esta de confecções, na rua Itamaracá, centro da cidade, onde conforme alguns populares já causaram bastantes acidentes e danos irreparáveis a pedestres que eventualmente passem  nestas imediações. Nosso povo não merece isso.



quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

PENSAMENTO DA QUARTA-FEIRA

Encontramos no dia a dia, pessoas altamente derrotistas, que não querem lutar por nada e estão sempre culpando o destino e a Deus, nunca refletindo sobre as próprias incapacidades, pois quando a criatura sabe o que quer, nada pode detê-la.

JADER VAI RECEBER DOIS MESES DE SALÁRIO SEM TRABALHAR

Foto: Gustavo Miranda
Maria Lima, O Globo

A pressa para tomar posse no próximo dia 28 vai render a Jader Barbalho (PMDB-AP) o ganho de R$ 30.283,13 - resultantes de uma ajuda de custo de R$ 26.723,13 paga aos senadores no início e no fim de cada ano legislativo (valores brutos), mais R$ 3.360 relativos a quatro dias de salário de dezembro, mesmo sem trabalho.
Numa iniciativa que não se vê mesmo para votar projetos de interesse do país, a Mesa Diretora do Senado, reunida nesta terça-feira sob o comando do presidente José Sarney , decidiu se reunir em caráter excepcional na próxima quarta-feira, em pleno recesso parlamentar, para dar posse ao senador Jader Barbalho.
Ele renunciou a seu mandato anterior de senador, em 2000, para não ser cassado no escândalo de desvio de recursos do Banpará e da Sudam, e, por isso, foi barrado pela Lei da Ficha Limpa nas eleições do ano passado, quando foi o segundo candidato ao Senado mais votado do Pará.
O Senado entra em recesso nesta quinta-feira e só retoma as atividades no início de fevereiro. Já empossado como senador, Jader fará jus também ao salário de janeiro, no valor bruto de R$ 26.723,13, que não receberia se só tomasse posse do mandato em fevereiro.
E, na volta do recesso, o novo senador receberá, como todos os demais, o salário do mês somado a mais uma ajuda de custo do mesmo valor, relativa ao início do ano legislativo de 2012.
Leia mais em Jader Barbalho vai receber dois meses de salário sem trabalhar

AMBULANTES INVADEM FAIXAS DE SEGURANÇA DESTINADAS AOS PEDESTRES CAUSANDO TRANSTORNOS A POPULAÇÃO E AOS TURISTAS

Foto: Marcelino Ribeiro

Foto: Marcelino Ribeiro
Vendedores ambulantes fazem a festa nas ruas de Manaus, jogando lixo nas galerias, ocupando faixas de segurança dos pedestres, num desrespeito aos turistas que visitam a capital da Zona Franca. Neste flagrante, registramos à venda de churrasco, milho assado, banana, dentre outros produtos, nas  ruas   Itamaracá com 7 de setembro, próximas a Farmácia Popular, por falta de fiscalização dos orgãos competentes  da prefeitura, que fecham os olhos, principalmente nesta época natalina, quando o problema aumenta, sem que ninguém tome providência a esses descasos que ferem  o código de postura do município 


PREFEITURA DÁ MAU EXEMPLO E DEIXA ENTULHO NA CALÇADA

Foto: Marcelino Ribeiro
Os moradores da rua 5 de setembro no bairro de São Raimundo, zona Oeste de Manaus reclamam que a Prefeitura de Manaus, além de não identificar a empresa que está recuperando a praça do Sul América, ainda deixa entulhos jogados na calçada, dificultando a passagens dos pedestres e quando chove o resto de material é  levado pela  água, obstruindo as galerias, causando transtorno a população

STF ARQUIVA AÇÃO DE SENADORA CONTRA POSSE DE JADER

O ministro Joaquim Barbosa, do STF (Supremo Tribunal Federal), arquivou mandado de segurança que questionava a decisão da Corte de autorizar a posse de Jader Barbalho no Senado. O recurso, ajuizado pela senadora Marinor Brito (PSOL-PA), contestava a aplicação do chamado "voto de qualidade" pelo presidente do Supremo, Cezar Peluso, durante o julgamento do caso.

Alan Marques/Folhapress
A senadora Marinor Brito (PSOL-PA), que dará lugar no Senado para o peemedebista Jader Barbalho (PA)
A senadora Marinor Brito (PSOL-PA), que dará lugar no Senado para o peemedebista Jader Barbalho (PA)

O voto de Peluso desempatou o julgamento e, assim, possibilitou que Jader assuma uma cadeira no Senado. Ele havia sido barrado pela Lei da Ficha Limpa e deve assumir na próxima terça-feira (27).
Jader entrará no Senado no lugar de Marinor.
Em sua decisão pelo arquivamento, Barbosa afirma que o recurso do "voto de qualidade", em que o presidente do Supremo fez sua posição valer duas vezes, está previsto no artigo 13 do Regimento Interno da Corte.
A volta de Jader ao Senado aconteceu em meio a uma polêmica. Na semana passada, Peluso recebeu uma comitiva de peemedebistas e, entre outros assuntos, conversaram sobre a posse do político.
Peluso negou que a liberação da posse tenha sido consequência de pressão dos líderes do PMDB e disse que a decisão não foi tomada individualmente.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

PENSAMENTO DE TERÇA-FEIRA

Não existe violência maior para o mentiroso do que deixar de mentir; para o maledicente, do que falar mal dos outros; para os viciados, do que abandonar os vícios.

GALERIAS ENTUPIDAS DIFICULTAM ESCOAMENTO DE ÁGUAS E CAUSAM ALAGAMENTO

Foto: Marcelino Ribeiro
Um pequena chuva que caiu em Manaus na última sexta-feira, de apenas 20 minutos deixou alagado às ruas  José Clemente com Lobo D'almada, nas proximidades do Bar do Caldeira por trás do antigo Tribunal de Justiça do Amazonas, ficaram  completamente tomadas  por águas que não conseguiam fluir para galarias, em razão do acúmulo de sacos de lixo que são jogadas indevidamente nas galerias. Se o "toró" durasse  mais tempo, Manaus seria engolida pela água. 


Foto: Marcelino Ribeiro
Sacos plásticos são jogados nas  galerias fluviais
  e causam alagamentos em Manaus
 


MOTORISTAS NÃO RESPEITAM FAIXA E SÃO MULTADOS


Por ausência total dos agentes da Manaustrans, motoristas infratores estacionam carros em lugar que bem entendem, mesmo sobre faixa de segurança, que é exclusiva de pedestre. Este motorista, na Rua Marquês de Santa Cruz, em frente a capitania dos portos, segundo os agentes que fiscalizam o trânsito de Manaus, recebe multa diariamente, mas continua cometendo infração.


ODE À VIDA!



Carlos costa é jornalista e escritor
Quando a vida lhe parecer pesada demais para ser transportada às costas; transporte-a e viva-a!
Quando a vida lhe parecer cansada demais, pesada demais, para ser vivida; viva-a!
Quando a vida lhe parecer chata demais, cansada demais, pesada demais para continuar vivendo; viva!
Quando a vida lhe for alcançada pela solidão, o desespero, a amargura e a insegurança lhe afligir e, junto, lhe vierem o cansaço e o peso; viva-a mesmo assim, porque sua vida é bela!
Quanto tudo lhe parecer difícil, torne fácil e viva intensamente!
mente! Quando o desespero lhe pater à porta, não atenda. Mande alguém dizer que você saiu, não está em casa. Invente uma mentira qualquer, mas não o atenda. Uma mentirinha boba dessas não lhe levará para o inferno.
Se tudo lhe parecer desabando, reconstrua com os cacos que lhe restaram e faça com que novamente a vida se torne bela e adorável para ser vivida! Uma todos os pedaços de sua vida, tijolo por tijolo, caco por caco e ponha-se de pé mais uma vez! A vida é sempre bela!
Só deixe de viver quando parar de respirar. Aí terá a certeza que todos seus órgãos vitais pararam mas, se poder, tente pela última vez mais um fôlego, mais uma respirada para sentir pela última vez o perfume da rosa sempre bela e desprezada. Com tudo isso, essa garra, essa certeza, lhe terá valido a pena viver!
Acordar pela manhã e poder respirar o ar fresco da noite, e sentir ovento lhe beijando o rosto, saiba: é uma dádiva de DEUS e ninguém poderá lhe roubar isso, nunca!
Arme-se com as armas da vida e transforma tudo em uma batalha para viver sempre mais e intensamente. Essa é a única razão porque estamos no mundo e devemos agradecer sempre a essa razão!
Viva de forma intensa, mas com responsabilidade. A todos é dado o direito à ignorância. Mas a ninguém é dado usá-lo da igorância para prejudicar aos outros.

MINISTRO JOAQUIM BARBOSA CONCLUI RELATÓRIO SOBRE MENSALÃO

Foto: Ailton de Freitas
Carolina Brígido

O ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal (STF), terminou de examinar todo o processo do mensalão - o maior escândalo do governo Lula e da História do PT - e concluiu o relatório, um resumo da investigação em 122 páginas.
O documento e todos os autos da ação penal foram enviados nesta segunda-feira ao ministro Ricardo Lewandowski, revisor do caso. Barbosa também concluiu boa parte do voto. Agora, o revisor vai elaborar seu próprio relatório e voto. Depois, caberá ao presidente do STF marcar a data do julgamento dos 38 réus no plenário. 
No relatório, após resumir todo o processo, Barbosa lembrou que os réus declararam não ter cometido os crimes apontados pelo Ministério Público, mas destacou que o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares admitiu delito eleitoral. "O réu Delúbio Soares admite a prática de caixa dois de campanha, conduta que preenche o tipo penal do art. 350 do Código Eleitoral, cuja pena é de até cinco anos de reclusão", diz o relatório.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

PENSAMENTO DA SEGUNDA-FEIRA

Neste mês de dezembro, em que os cristãos homenageiam a Jesus Cristo, é fundamental que realizemos um balanço em nossas vidas, exatamente como fazem os comerciantes, analisando o que ganharam e o que perderam. Devemos refletir e nos indagar como estamos, se aproveitamos melhor este ano do que o anterior, em que mudamos, a quem servimos, se fizemos algo em prol do próximo, se contraímos novas amizades ou inimizades, se mentimos mais ou menos, se criticamos, se fomos maledicentes, ingratos, violentos, maldosos, ou convenientes, mansos e honestos.

domingo, 18 de dezembro de 2011

PENSAMENTO DO DOMINGO

Pobre gosta de luxo, quem gosta de probreza é intelectual (JOÃOSINHO TRINTA)

FELIZ NATAL

Liége Farias

Fim de ano, correria, presentes, casas iluminadas, lojas brilhando. Figuras do Bom Velhinho por toda parte! Deveria chamar-se Mau Velhinho, quando a criança é pobre ele não dá presente. Esse Papai Noel é o símbolo da desigualdade social, já fez muita criança sofrer, já despertou muita raiva nos corações das crianças miseráveis. Que homem gordinho e de roupa vermelha é este? Que só aparece na casa dos meninos ricos?
Eu, quando criança, sempre ganhei presente do Papai Noel. Meu pai não era rico, era um funcionário Público Federal, nos tempos que um funcionário desse nível era bem remunerado. E todo Natal foi sempre felicidade para mim, no entanto ficava deveras intrigada pois fazia uns pedidos numa cartinha e os presentes que o Velhinho trazia nunca correspondia aos que eu solicitava. Nunca entrava na minha cabecinha o porquê daquilo tudo. Hoje entendo, os presentes que eu ganhava eram aqueles que cabiam no bolso do meu pai.
Estudiosos afirmam que a figura do Bom Velhinho foi inspirada num Bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O Bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próxima às chaminés das casas.
O grande boom do Papai Noel foi mesmo em 1931, nos Estados Unidos. Com uma mega campanha publicitária, a Coca-Cola mostrou O Papai Noel vestido de vermelho, barba branca e cinto preto, que também eram as cores do refrigerante. A propaganda é mesmo a alma do negócio! A campanha publicitária fez um imenso sucesso, ajudando a espalhar a nova imagem do Papai Noel pelo mundo.Americano é bichinho esperto!
Mas o que se comemora no Natal é o nascimento de Jesus. As pesssoas parecem que não lembram exatamente de quem é o aniversário. O aniversariante é Cristo embora só fala-se em Peru, vinhos, decorações, panetones, rabanadas, bacalhau...A maioria nem sequer faz uma oração, eu creio no poder da oração. De uns tempos pra cá, todo Natal na minha casa existe uma oração. Concordando com Guimarães Rosa,eu quase nada sei. Mas desconfio de muita coisa.
Feliz Natal para todos, o espírito natalino já borbulha dentro de cada um, passsem um Natal com a família, num clima de muita paz e agradecendo todas as bençãos que o Criador nos proporcionou em 2011.

BRASIL SÓ RECUPERA 15% DO DINHEIRO PÚBLICO DESVIADO COM A CORRUPÇÃO

Política
José Casado

No ano passado os tribunais brasileiros produziram apenas 416 sentenças definitivas em crimes de corrupção e 547 em casos de lavagem de dinheiro — cerca de 10% da média anual da Justiça americana.
As estatísticas judiciais confirmam o senso comum sobre a impunidade no país, captada em pesquisas de opinião como as da Transparência Internacional. Da última, o Brasil emergiu mais parecido com Ruanda, nos Grande Lagos africanos, e Vanatu, na Melanésia, do que com os vizinhos Chile e Uruguai.
Existem 5.354 processos criminais por corrupção em andamento nos tribunais superiores, federais e estaduais. Num país com mais de dez milhões inscritos na folha da União, de estados e prefeituras, significa um processo por grupo de mil servidores.
Na média, foram abertos 15 novos casos por dia durante o ano passado. A maior parte (60%) começou na Justiça estadual e teve como réus ocupantes de cargos médios da administração pública.
Leia mais em Brasil só recupera 15% do dinheiro público desviado em operações fraudulentas

sábado, 17 de dezembro de 2011

PENSAMENTO DO SÁBADO

A ceia de natal deveria ser um banquete espiritual, para que os corações amigos se reunissem e se nutrissem do verdadeiro alimento, que é o Evangelho de Jesus Cristo, com as suas lições divinas. Não, apenas, uma mesa farta, onde nos encharcamos de comida e bebida e nem sequer nos lembramos de Jesus Cristo e do seu nascimento.

Gizelda Carneiro Arnaud

REUNIÃO COM RONALDO E TEIXEIRA SELA PAZ DE ROMÁRIO COM O COL

Foto: Jorge William
Maurício Fonseca, O Globo

Os questionamentos de Romário ao trabalho do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014 (COL-2014) deram lugar ao bom humor.
O tetracampeão participou nesta tarde, na sede do comitê, na Barra da Tijuca, de uma reunião com o presidente da CBF e do COL-2014, Ricardo Teixeira, e com Ronaldo, membro do Conselho da Administração da entidade. Após o encontro, os ex-jogadores falaram com a imprensa e chegaram a brincar em alguns momentos.
- Queria vir para saber qual é a função de Ronaldo no Comitê Organizador Local. Li que ele ia ser laranja da CBF, que ia ser presidente da entidade, que ia ser um escudo do Ricardo Teixeira. Estou satisfeito e acho que ele vai mudar a imagem do comitê. O Ronaldo não emprestaria sua imagem para uma furada - analisou o tetracampeão.
Maurício Fonseca, O Globo
Os questionamentos de Romário ao trabalho do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014 (COL-2014) deram lugar ao bom humor.
O tetracampeão participou nesta tarde, na sede do comitê, na Barra da Tijuca, de uma reunião com o presidente da CBF e do COL-2014, Ricardo Teixeira, e com Ronaldo, membro do Conselho da Administração da entidade. Após o encontro, os ex-jogadores falaram com a imprensa e chegaram a brincar em alguns momentos.
- Queria vir para saber qual é a função de Ronaldo no Comitê Organizador Local. Li que ele ia ser laranja da CBF, que ia ser presidente da entidade, que ia ser um escudo do Ricardo Teixeira. Estou satisfeito e acho que ele vai mudar a imagem do comitê. O Ronaldo não emprestaria sua imagem para uma furada - analisou o tetracampeão.

INTERVENÇÃO DO ESTADO NO PODER FAMILIAR!

Carlos Costa é jornalista e escritor

Um projeto de lei enviado pelo governo federal ao Congresso Nacional estabele mais  direitos à  criança e ao adolescente, sem cobrar-lhes nenhum dever ou resposabilidade e a interferência ao Estado no Poder Familiar está provocando muitas discussões. 
Entendo que a educão não é fácil, não é simples, não tem manual e, para cada família há um modo  e um jeito diferente de educar seus filhos. Sou contra o espancamento, mas tirar dos pais o direito de dar uma smples palmada na criança, já é interferência demais do Estado no processo de educação de crianças.
O dia a dia requer muita paciência dos pais. Só que muitas vezes os pais a perdem  e acabam recorrendo às palmadas que, através de um projeto de lei, o Governo quer proibir. Mas sem assumir qualquer responsabilidade também.
“Há casos e casos”. Existem crianças que, aos cinco anos de idade, ameaçam os pais de denúncia se pegarem uma sandália.
Diante disso, recordo com saudade da metodologia da professora de matemática de meu grupo escolar Adalberto Vale. Ela, possuidora de um braço gordo e forte,  usava uma grossa palmatória de madeira maciça em cima de sua mesa. Tinha um furinho bem ao centro para produzir mais dor e ardor na mão do aluno. A professora sempre que promovia sabatinas de perguntas e respostas em sua matéria, em sala de aula, a usava.
Dividia a sala ao meio: meninas para um lado e meninos do outro. Um grupo de um lado fazia perguntas para o outro lado e assim sucessivamente.
É certo que não entendi ou aprendi matemática por esse método de tabuada, mas não morri  por ter recebido “bolos” na mão em diversas oportunidades. Só fui entender matemática mesmo quando entrei no antigo segundo grau! Mas passei a detestar disciplinas de química, física e biologia e, um pouquinho de matemática também. Sempre me socorria de um amigo, o Francisco, chamado por mim de “Chico Tripa”, que era ótimo em matemática e tornou-se professor da matéria depois. Eu só estudava para passar. Nem por isso deixei de ser aprovado em dois exames vestibulares, em épocas diferentes, sempre na primeira tentativa.
Voltando à professora de matemática, se alguém errasse a resposta, quem perguntara tinha que oferecer resposta à classe. Caso errasse também, os dois alunos tinham que ir até à mesa da professora, estender-lhe o braço, abrir bem a mão e receber o bolo de palmatória, dado pela professora, “um por perguntar e não saber responder” e o outro  “por não ter respondido corretamente à pergunta do colega”.
 Imaginem como seria entendido esse processo ensino-aprendizagem de educação nos dias de hoje, com a interferência excessiva do Estado no Poder Familiar?
A minha professora de matemática seria imdiatamente presa sem direito à liberdade condicional!

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

CIDADE HOMENAGEIA PREFEITO DE MANICORÉ


Acontece hoje no Auditório Belarmino Lins, na Assembleia Legislativa a entrega da Medalha da Ordem do Mérito. O evento ocorre a partir das 16h. Na ocasião, o deputado Orlando Cidade homenageará Manuel Galdino, popularmente conhecido como Nena, prefeito de Manicoré.
Nena, homem pacífico e sério, foi duas vezes foi prefeito de Manicoré e nas últimas eleições municipais, obteve a segunda maior votação.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

LISBOA DENUNCIA DESVIO DE VERBA NA CÂMARA DE FONTE BOA


A denúncia foi feita em plenária na ALE-AM na manhã desta quinta-feira (15).
O deputado estadual líder do PC do B afirmou que os vereadores da Câmara Municipal de Fonte Boa, a 602 quilômetros da capital, estão fraudando as atas das sessões plenárias para desviar verba pública.

Segundo o parlamentar, todo mês a retirada de três mil reais é deliberada após as sessões. O dinheiro seria destinado a viagens para a mesa diretora, composta por sete vereadores.
“A mesa diretora está engordando seus salários que hoje é de três mil e quinhentos reais para mais de seis mil com verba pública. Todo mês é assim, a mesma viagem, os mesmo dias, e a mesma valor de diárias para cada vereador.” declarou lisboa.

O deputado pediu investigação do Ministério Público do Estado (MPE) e intervenção da Justiça Eleitoral.

“Não podemos deixa isso em pune. Essa verba deveria ser aplicada na saúde pública dos moradores, no pagamento de professores que estão atrasados.” afirmou o deputado.

PRESIDENTE DO STF DESEMPATA VOTO E JADER ASSUME SENADO



O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Cezar Peluso, decidiu desempatar o caso Jader Barbalho (PMDB-PA), que estava barrado pela Lei da Ficha Limpa, possibilitando que o político tome posse no Senado.
Havia um impasse entre os ministros do Supremo sobre o caso específico de Jader. Ontem, senadores do PMDB estiveram no Supremo e pediram que Peluso decidisse a questão sozinho. Na prática, o presidente do Supremo fez sua posição valer duas vezes, utilizando o chamado "voto de qualidade", previsto no artigo 13 do Regimento Interno da corte.
Recentemente, ao constatar novo empate em 5 a 5, Peluso havia decidido suspender a análise do recurso de Jader até que a nova ministra, Rosa Maria Weber, tomasse posse e desempatasse. Acontece que, na pauta de hoje, estava previsto o julgamento de um recurso proposto por Paulo Rocha (PT-PA), terceiro colocado na eleição do ano passado ao Senado, exatamente para tomar posse no lugar da senadora Marinor Brito (PSOL-PA), que ficou na quarta colocação.
Se o caso fosse julgado, o recurso seria facilmente aprovado e geraria uma situação considerada bizarra --o tribunal daria posse para o terceiro colocado (Rocha), mas manteria inelegível, mesmo que temporariamente, o segundo (Jader)

Felipe Seligman, Folha.com

PENSAMENTO DA QUINTA-FEIRA

A nossa caminhada é individual. Ninguém pode fazê-la por nós, ou nós pelos os outros (GCA)

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

PENSAMENTO DA QUARTA-FEIRA

Por tuas palavras serás justificado, por tuas palavras serás condenado ( Gizelda Carneiro Arnaud
Comentário
Temos o péssimo hábito de falar sobre as nossas enfermidades, as dificuldades por que passamos, dores e aflições, esquecendo-nos, contudo, de mencionar as coisas boas. Quando encontramos algum conhecido, e ele nos pergunta como estamos, passamos a desafiar um rosário de triste acontecimento e a fazer um levantamento de nossas tragédias familiares como doença do filho, o desemprego do marido e o cansaço com as tarefas domésticas, como se nos envergonhássemos de falar em felicidade e nos alegrássemos com as aflições.
Às vezes, dizemos para os nossos filhos: como você é preguiçoso, que menino violento, você é um medroso, você faz tudo errado. Essas frases negativas podem ser fixadas, para sempre nas mentes das crianças, por serem pronunciadas no auge das emoções.
É por isso que Jesus Cristo disse: “a boca fala aquilo de que está cheio o coração”. Se o nosso íntimo, só existe sujeira e inferioridade, jamais pronunciaremos palavras edificantes, por essa razão necessitamos de uma limpeza interna. O lixo mental merece uma drenagem para que os sentimentos elevados sejam absorvidos.
G.C.A