FOLHAPRESS
As vendas no Dia das Mães neste ano foram mais fracas do que em 2013,
segundo pesquisas realizadas por empresas e entidades do varejo.
A data é a segunda mais importante para o comércio depois do Natal.
Levantamento da Serasa Experian mostra que as vendas realizadas na
semana anterior à data comemorativa -entre 5 e 11 de maio-aumentaram
2,9%, na comparação com o período equivalente no ano passado. Em 2013, a alta foi de 5,3%.
"Foi melhor do que a Páscoa, mas o aumento da
inflação acabou inibindo o consumo. Era um resultado esperado, ninguém
achava que ia crescer mais do que 4%, 5%", diz o economista Luiz Rabi,
da Serasa Experian.
O mesmo acontece com os dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito).
A empresa identificou uma alta de 2,7% de 5 a 11 de maio, em relação à
mesma semana de 2013. No ano passado, o aumento foi de 4,5%.
Mais pessimista é o levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), que fala em queda de 3,55% no volume de vendas entre 4 e 10 de maio.
As três entidades apontam a inflação alta, o crédito caro e a consequente falta de confiança do consumidor na economia como os principais motivos para a desaceleração.
De março a abril, o IPCA, inflação oficial do país, teve alta de 0,67%. O
indicador acumulado em 12 meses, por sua vez, ficou em 6,28%, próximo
ao teto da meta do governo, de 6,5%.
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