terça-feira, 13 de maio de 2014

INFLAÇÃO INIBE CONSUMO NO DIA DAS MÃES

FOLHAPRESS

As vendas no Dia das Mães neste ano foram mais fracas do que em 2013, segundo pesquisas realizadas por empresas e entidades do varejo.
A data é a segunda mais importante para o comércio depois do Natal.
Levantamento da Serasa Experian mostra que as vendas realizadas na semana anterior à data comemorativa -entre 5 e 11 de maio-aumentaram 2,9%, na comparação com o período equivalente no ano passado. Em 2013, a alta foi de 5,3%.
"Foi melhor do que a Páscoa, mas o aumento da inflação acabou inibindo o consumo. Era um resultado esperado, ninguém achava que ia crescer mais do que 4%, 5%", diz o economista Luiz Rabi, da Serasa Experian.
O mesmo acontece com os dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito).
A empresa identificou uma alta de 2,7% de 5 a 11 de maio, em relação à mesma semana de 2013. No ano passado, o aumento foi de 4,5%.
Mais pessimista é o levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), que fala em queda de 3,55% no volume de vendas entre 4 e 10 de maio.
As três entidades apontam a inflação alta, o crédito caro e a consequente falta de confiança do consumidor na economia como os principais motivos para a desaceleração.
De março a abril, o IPCA, inflação oficial do país, teve alta de 0,67%. O indicador acumulado em 12 meses, por sua vez, ficou em 6,28%, próximo ao teto da meta do governo, de 6,5%.

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