domingo, 31 de julho de 2011

PENSAMENTO DO DIA

Deus permite que às vezes você seja pago com ingratidão para provar a sua perseverança em fazer o bem ( A. K

"MACONHA NO BRASIL FOI LIBERADA, LÁ, LÁ, LÁ!"

Decisão judicial é para ser cumprida; não questionada. Mas que há muitas controversias na decisão do guardião da Constituição, ah, isso há!

Começo minha crônica de hoje desse modo para abordar a incoerência dos Ministros do STF que, ao mesmo tempo em que liberaram as “Marchas da Maconha”,  proibiram-na no mesmo dia para o “uso medicinal” e mantiveram a ilegalidade do uso de maconha durante essas passeatas! Incoerência pura!

Lembro-me da parodia de uma música de Dom & Ravel, dos anos 70 que, na minha infância, por puro protesto mesmo, cantávamos assim: “A maconha no Brasil foi liberada, lá, lá, lá/ Até o presidente já fumou/ lá, lá, lá...”

Nessa época, nem sabíamos o que era maconha! Mas cantávamos assim mesmo! Em pequenas rodas de colegas de escola, porque poderia ter algum informante do Serviço Nacional de Inteligência – SNI, temido por muitos na época do Governo Militar no Brasil.

Participantes dessas passeatas em favor da legalização da maconha ou são usuários ou ex-usuários de maconha, usada largamente durante os chamados “Anos de Chumbo” do Governo Ernesto Geisel, sob os mais diversos argumentos: “abrir mais a memória, produzir mais, escrever mais, enfim...”

Tenho conhecimento que diversos de nossos ídolos de infância que cultivávamos como Deuses nessa época, foram ou ainda são usuários de maconha. Tudo não passava de uma forma de protesto contra o Governo Militar!

Além disso, em todas as passeatas, são usadas plantas de maconha como símbolo. Alguém tem alguma dúvida que isso é uma apologia ao uso?

Constitucionalmente, não pode haver censura ao livre pensamento, isso é cláusula pétrea, ou seja, não pode ser modificada!

Concordo com isso, porque fui vítima da censura militar quando publiquei meu primeiro livro de poesias! Tive que mandar à análise da censura todos os textos originais dos poemas que comporiam meu primeiro livro, que teve sua maior parte censurada. Tentei publicar meu segundo livro. Foi censurada toda a obra que teria como título: “Sem Pátria/Sem Bandeira”. Na capa, mandei desenhar duas bandeiras do Brasil, uma para cima e a outra enterrada em uma praia. Por tudo isso, concordo que não deve haver censura de pensamento!

Só que defender o uso da maconha é outra coisa! É uma livre manifestação de opinião sobre uma coisa que a Lei ainda proíbe. Só deixo perguntas para que os Ministros: Por que não liberaram o uso da maconha para fins medicinais? Quem vai fiscalizar para saber se durante as marchas pela legalização da maconha, não haverá o uso dela também? Como ficará o combate ao uso dessa droga pela Polícia? E se durante as marchas alguém consumir a maconha, o que é quase certo que acontecerá por razões óbvias; o que vai acontecer se ele alegar que estava só fazendo sua livre manifestação e usando a maconha?

Respeito a decisão judicial, mas que há muita incoerência nessa decisão, ah, isso há!


Carlos Costa  é jornalista e Assistente Social

 



sábado, 30 de julho de 2011

PENSAMENTO DO DIA

Não se envaideça em nada com a sua sorte, nem com os seus predicados pessoais, porque quem sabe que tudo quanto lhe foi dado pode ser retirado ( A.K )

MISTERIOSOS OLHOS AZUIS

Liége Farias
O ambiente era dentro de um bar, entre um chope e uns petiscos, o papo rolava pelo fim de tarde entre as quatro amigas. Velhas conhecidas de antigos carnavais que o tempo jamais conseguiu destruir. Conversa vai, conversa vem e a tardinha caindo...Muitos risos, afinal de contas viveram muitas coisas juntas e assunto tinha aos borbotões.Fluía como jatos de sangue de um golpe de navalha.Gargalhadas! Desentenderam-se algumas vezes, lembrando Gabriel Garcia Marquez: "Um único minuto de reconciliação vale mais do que toda uma vida de amizade." Gostoso ter gente para compartilhar momentos da vida, umas mais, outras menos.
De repente, entrou no boteco um homem aparentando quase quarenta anos, sentou-se perto das mulheres. Desacompanhado. Corpo atlético, sem um pingo de barriga, ombros largos, boa estatura e lindos olhos azuis de cair o queixo. Parecia uma miragem no deserto do Saara.Da cor do pecado! Caminho da perdição!
Uma delas, Vivi,viúva,mas uma mulher ainda bonita, cantava em prosa e verso já ser assexuada, de tanto ter quebrado a cara com os homens. Mas não estava morta e sentiu um arrepio na espinha quando viu o belo exemplar masculino sentar à mesa ao lado. Desabafou com as companheiras: Que homem lindo, acho que não sou mais assexuada, se rolar algum clima com esse aí vou tirar meu jejum. Espanto geral!O estrogênio dela estava a todo vapor por conta de uma reposição hormonal.
E, tomada de uma coragem que não sei de onde tirou, iniciou um ritual de sedução. Se ela podia? Podia, era jovem e belíssima. Mas, um mulherão daquele não conseguia se acertar com os homens, só tinha interesse por homens bonitos e jovens, a atração por machos belos era seu ponto fraco. E a atração era fatal.
As amigas continuaram conversando e ela fitando o lindão. Seduzir homens era fichinha pra ela, quando vinha a decepção passava um tempo se dizendo assexuada. Uma das amigas ainda arriscou: Menina, a gente veio pra este lugar pra beber e conversar, você já vai se meter em encrenca! Rebateu furiosa: Fala assim porque não sabe o que é uma solidão, tem um maridinho aos seus pés!
As amigas estavam ficando constrangidas com a situação embaraçosa. E o bonitão estava dando bola pra ela.Esqueci de dizer que era louro e o cabelo bem tratado. Da cor do pecado. Da cor da loucura. Da cor do diabo.
Quando Vivi tentou levantar-se em direção à mesa do objeto do desejo, viu aproximar-se um outro jovem também dotado de uma beleza invejável. Tudo mudou. Reviravolta no caso. Beijaram-se na boca. Viví arregalou os olhos. A fruta que ele gostava era outra, mulher não era a dele. Quem diria? Lágrimas brotaram dos olhos da Vivi e achou melhor continuar a ser uma mulher assexuada. Os misteriosos olhos azuis não passava de um gay. Que roubada!

Liége Farias é cronista literária

sexta-feira, 29 de julho de 2011

PENSAMENTO DO DIA

Quando os pais tudo fizeram para o adiantamento moral do filhos, sem conseguirem êxito, não tem do que lamentar e sua consciência pode estar tranquila (A.K)

ARTHUR SE EMOCIONA AO RECEBER MEDALHA

Um acontecimento político digno de chefe de Estado. Um ato que nem parecia ser uma simples condecoração para entrega de medalha, mas o início de uma jornada política em que o caminho está sendo pavimentado, visando às eleições do próximo ano, tendo como alvo a Prefeitura de Manaus. Pelo menos foi o que se viu na Câmara Municipal, ontem, quando o vereador Paulo Di carli, autor da propositura em que concedeu  ao ex-senador Arthur Neto,   o título medalha de Ouro Cidade de Manaus ao diplomata pelo esforço incessante em defesa da Zona Franca. O acontecimento político serviu de termômetro político de como o povo, ainda não admite a derrota de Arthur Neto nas últimas eleições e está com a espinha atravessada na garganta, quando Arthur perdeu a senatoria para Vanessa Grazziottin, numa eleição nebulosa e cheia de fraude. Com a presença de cardeais do PSDB nacional, a exemplo do ex-presidenciável José Serra, Álvaro Dias e do Senador Eduardo Azeredo, representando Minas Gerais,o evento foi recheado de tapinhas nas costas, chororô de Arhur  e conversas ao pé de ouvidos.


quinta-feira, 28 de julho de 2011

PENSAMENTO DO DIA

Não deixe que  aquilo que você possui, acabe possuindo você (S. Brown)

PONTE BALANÇA MAS NÃO CAI


É`visível a depreciação devido a ação do tempo
Ponte foi construida em 86 e continua abandonada
Uma parte da passarela está afundando
Mário Ferreira e Dalmir Bastos, um dos moradores
mais antigos do bairro de São Raimundo
Construída há 26 anos, pelo prefeito Amazonino Mendes, a Ponte senador Fábio Lucena, que liga São Raimundo ao bairro de Aparecida e vice-versa, na  zona Oeste de Manaus está com a estrutura comprometida devido à ação do tempo e se não for feito um trabalho de emergência para recuperar esta via de acesso que serve de elo entre esses dois bairros a ponte poderá cair.  
Segundo Dalmir Bastos, aposentado, 70 anos, morador da rua 5 de Setembro,116, o poder público municipal deveria ter um setor só pra cuidar de manutenção de obras públicas, pois não é só a ponte que necessita de reparos, tudo na vida precisa de um acompanhamento, e a prefeitura nunca deu  importância a isto, e o resultado está aí: a ponte toda enferrujada, o concreto se desfazendo e ninguém toma providências, diz o aposentado que aproveita pra fazer um apelo as polícias civil e militar para dar uma  “volta” por esse local, a fim de conter a onda de assaltos, principalmente à noite, quando os gatunos aproveitam para atacar os que precisam passar  pelo o local diariamente e são assaltados por marginais  e viciados em drogas.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

PENSAMENTO DO DIA

Quando achamos que já  chegamos, paramos de avançar ( MarK Baker ) 

NÃO EXISTE VIDA INTEIRA

*Ronaldo Cunha Lima


Não existe em verdade vida inteira
pois a vida é composta de parcelas
que nós vivemos e, ao passar por elas,
supomos cada qual a derradeira

Vivamo-la no tempo à sua maneira
fazendo-as exclusivas e mais belas
colhendo calmarias nas procelas
e em cada sonho a cena verdadeira

A vida é parte de um maior projeto
das mãos de Deus, pontífice arquiteto
do bem que existe para nossa glória,

A vida tem capítulos e fases,
precisamos, apenas, ser capazes
de unificá-los numa só história.


*É poeta e ex-governador da Paraíba 

terça-feira, 26 de julho de 2011

PENSAMENTO DO DIA

Nada vos pertence na Terra, nem mesmo o vosso corpo: a morte vos despoja dele, como de todos os bens materiais. Sois depositários e não proprietários. ( A. K )

CADÊ A AÇÃO DOS AGENTES DO IMPLURB?

O dono deste lanche atende pelo nome de irmão. Despreocupado e faturando uma grana preta, resolveu montar o seu comércio em cima da faixa de segurança,na Eduardo Ribeiro com Henrique Martins, onde os pedestres passam. Interpelado se não estaria no lugar errado, ele  argumenta: E daí? Se fosse só eu, diz num tom desafiador. 

TAMBÉM APROVEITA A”BOQUINHA”

Este outro observa o mau exemplo e tasca o seu carro Van sobre a calçada, enquanto descarrega mercadoria,na certeza de que a impunidade em Manaus para quem comete este tipo de  infração no trânsito é uma prática comum.

FALTA DE FISCALIZAÇÃO

Convicto de que não terá problemas, o vendedor-motorista  dessa fábrica de cerveja, todas às segundas-feiras estaciona este brutamonte na calçada, na 5 de Setembro, bairro de São Raimundo,  no horário de 12 às l4h, período em que almoça num restaurante da redondeza, tomando o lugar das pessoas que passam no local. Enquanto os ajudantes do caminhão abastecem os bares no entorno do bairro, os agentes da  Manaustrans, passam, olham e vão embora como se tudo tivesse normal. Os prejudicados ligam para um ponto de apoio da Manaustrans que funciona próximo ao bairro de Aparecida, um funcionário diz que vai tomar as providências, enviando um agente ao local, mas nunca o guarda lombarde aparece.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

CURIOSIDADES

Meditação no presídio
Maior cadeia pública da Índia monta retiro espiritual para detentos - que ficam 10 dias em silêncio absoluto. O Complexo Penitenciário de Tihar, em Nova Delhi, é tão feio, sujo e desumano quantos os presídios brasileiros. Os presos devem ficar completamente em silêncio e meditar por 8 horas- absolutamente parados, sem mexer nenhum músculo do corpo. É o que os indianos chamam de vipassana ( termo que se significa “visão interior ), uma prática milenar do budismo- e um dos tipos de meditação mais difíceis que existem.
Segundo o professor de meditação Satya Narayan, a vipassana ajuda a ver as coisas como são. Por isso, acaba ajudando os presos a enxergar a detenção como uma etapa, uma jornada para se tornarem pessoas melhores e verdadeiramente livres. Bem que essa prática deveria ser adotada no Brasil
O silicone após a morte?
A carne é fraca: um cadáver é reduzido a ossos em semana. Já o silicone é antes e tudo um forte: só começa a se decompor após 100 anos.
Maior prédio do Brasil
Obviamente todo mundo vai responder: São Paulo. Quem assim respondeu acertou, pois o dito cujo é COMPANY BUSINESS TOWERS–TORRE A, fica na marginal Pinheiros, bairro do Brooklin. Mede 189 metros e contém 47 andares.
Fonte: Super interessante

PENSAMENTO DO DIA

Os bens da terra pertencem a Deus, que os dispensa de acordo com a sua vontade (A.K)

LIXO HOSPITALAR, UMA VERGONHA NACIONAL!

 Duas resoluções, uma da Agência Nacional de Saúde, a 306/2004,   e outra do Conselho Nacional do Meio Ambiente, 358/2005  mas, de forma contrária ao que orienta a Organização Mundial de Saúde (OMS) - separar resíduo especial no momento de sua geração em resíduos contaminados e não contaminados, praticamente tornam inviáveis o seu cumprimento pela grande maioria das instituições de saúde Mas não impossível!
Segundo o site “Setor de Reciclagem" no Brasil, todos somos obrigados a seguir uma norma que divide o resíduo de saúde em cinco grupos, subdivididos em outros subgrupos, complicando tudo", explica Silva Filho.
O articulista conclui: "imagine um profissional de saúde, no momento de uma cirurgia - em que está gerando um resíduo de saúde -, ter de se preocupar em qual dos cinco compartimentos, subdivididos em mais alguns, irá colocar determinado resíduo. Parece inviável, uma vez que o profissional tem que prestar atenção no que está fazendo. Assim, o que deveria ser simples, barato e viável fica impossível", declara Silva Filho, mais uma vez.
Em parte, concordo, porque o profissional de saúde, principalmente em procedimentos, não trabalha sozinho; mas em equipes e técnicos e estes é que são os responsáveis por esta separação. Não ao médico!
"O Brasil se equipara à África na questão do gerenciamento do lixo hospitalar. A maior parte dos resíduos sólidos, incluindo os de saúde vai para o lixão sem receber nenhum tratamento. O lixão sequer deveria existir, pois compromete o solo, afetando as regiões próximas a ele, o pasto e, consequentemente, os animais e o homem". Também não é bem assim.
Há problemas.  O “Fantástico” do domingo mostrou, isso é verdade e uma prova da incompetência dos Municípios ao contratarem seus prestadores de serviços, mas quando fui diretor de área de órgão paraestatal que realizava serviços médicos, além de outros, fui obrigado a cumprir as duas resoluções e mandar construir depósito específico só para que o lixo hospitalar fosse separado de forma adequada.
E era perfeitamente separado pelos profissionais de saúde que existiam em no quadro de servidores porque, como já afirmei, não são os médicos que devem separar o lixo hospialar. Mas auxiliares dos médicos. Depois, o pessoal de nossa limpeza fazia o resto e os depositava no local recomendado.

O Brasil gera mais de mil toneladas de lixo hospitalar por dia, das quais apenas 290 toneladas diárias são tratadas adequadamente - 210 toneladas/dia só na região Sudeste (dados de 2005), segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). O restante vai para o lixão, local inadequado para depositar resíduos, utilizado por países em desenvolvimento como Brasil, África e Índia. A complexidade imposta pela legislação brasileira e a falta de conhecimento da sociedade e do governo dificultam a solução do problema que pode gerar danos ao meio ambiente e ao homem com transmissão de doenças como hepatite B, tuberculose e gripe aviária. Soma-se ainda, à incompetência dos gestores da saúde pública brasileira.

Resoluções existem. É só fazer cumpri-las, exigindo que hospitais construam também depósitos decentes para acondicionamento de lixo hospitalar! É só isso que falta e nada mais!
A cirurgia a que seria submetido ontem foi transferida para hoje à noite, por falta de leito na UTI. Diante disso, decidi escrever mais uma crônica:
A cirurgia a que seria submetido ontem foi transferida para hoje à noite, por falta de leito na UTI. Diante disso, decidi escrever mais uma crônica:
Carlos Costa é jornalista e Assistente Social

domingo, 24 de julho de 2011

PENSAMENTO DO DIA

A corrupção não é invenção brasileira, mas a impunidade é uma coisa muito nossa (Jô Soares)

ÚNICA

*Ronaldo Cunha Lima

Quem seria capaz de suportar
A vida atribulada e repartida
Do político que vive na avenida
E do poeta que frequenta um bar?

Quem seria capaz de relevar,
Uma ou outra falta cometida
E quem entre três casas divididas
Deixaria cada coisa em seu lugar?

Quem participaria, uma por uma,
De todas minhas lutas e vitórias.
Sem exigir compensação alguma?

Quem é escrava, podendo ser rainha?
No mundo não existem duas Glórias:
Apenas uma: E a que existe é minha!


*É poeta e ex-governador da Paraíba.
Glória,  citada  neste Soneto é a sua esposa
*

sábado, 23 de julho de 2011

ESTÁTUA VIVA

Depois de percorrer quase todo Brasil, o cearense, Wallace Martins, 41, de Itapipoca, terra do palhaço e deputado Federal Tirica, chegou a Manaus há exatos seis meses, diverte pessoas que trafegam na Eduardo Ribeiro, na parte térrea do edifício Cidade de Manaus. Ele disse que para ficar imóvel durante uma hora, tem que  recorrer à prática de concentração  indiana.“Manaus é uma lugar bom de se ganhar dinheiro, ao contrário de outras regiões do Brasil, mas em contrapartida se gasta, também. Ele argumentou que em médio arrecada de 100 150 reais diariamente, o que dá um média de R$3.000-mês.

PENSAMENTO DO DIA

Todos os seres humanos são iguais na balança divina. Somente as virtudes os distinguem aos olhos de Deus (A.K)

COLUNA LINGUA SOLTA

REPLANTIO
A prefeitura tentando conter o calor infernal por que passam os manauras cuida de reestruturar as praças públicas dos bairros plantando flores ornamentais e mangueiras centenárias, a fim de que o mormaço não exceda o limite do suportável e o povo não seja cozinhado pelo intenso calor que todos os anos somos acometidos. Resta agora a conscientização da população e que esses locais não sejam infestados por cachorros de pessoas mal educadas que levam todas às manhãs seus animais para fazer xixi e cocô  nesses redutos de lazer.
POSSE
Foi empossado às 10 h de ontem no cargo de diretor do Hospital Getúlio Vargas para execer um período de mais quatro anos, o médico ginecologista Lourivaldo Rodrigues. Compareceram ao evento várias autoridades da área de saúde, a Reitora Márcia Perales e o  secretário de Saúde Wilson Alecrim.
 CASSAÇÃO
Acusado pelo vereador Antônio Cidade de malversação do dinheiro público, o prefeito de Borba Careca Holanda está na iminência de ser cassado pela câmara Municipal do município. Nos jornais impressos e blogs de Manaus o assunto é o prato do dia.  
AVALANCHE
Depois que o senador Alfredo Nascimento do PR Amazonas foi demitido do ministério dos Transportes, seus assessores mais próximos foram caindo em série, de Podres. A presidente Dilma promete esta semana fazer uma “faxina” no ministério. O PR, partido de sustentação política do governo Dilma dá provas de que vai cair fora de mala e cuia. O ministério dos Transportes era apelida em Brasília de “República do Amazonas” de tantos amazonenses que exerciam cargos no ministério do senador “Buchada de Bode”
RECUPERAÇÃO DA AM 010
Parece que depois de tantos remendos para tapar buracos que infernizam a vida dos motoristas que usam a rodovia AM010 com destino a vários municípios da região Metropolitana, o governador Omar Aziz resolveu fazer um trabalho sério de asfaltamento de recuperação da estrada. No mês de setembro, acontecerá o maior evento  cultural de Itacoatiara- o FECANI, e até lá, segundo a secretária de Infraestrutura,  Valdivia Alencar a rodovia vai estar nos “trinques. Tomara!

sexta-feira, 22 de julho de 2011

PENSAMENTO DO DIA

Há muitas maneiras de fazer a caridade, que tantos de vós confundem com esmola. Há grande diferença entre elas. A esmola, meus amigos, algumas das vezes é útil, porque alivia os pobres, mas é quase sempre humilhante, tanto para quem a dá, quanto para o que a recebe. A caridade, pelo contrário, liga o benfeitor e o beneficiário (A.K)

VOZ DA FEIRA DO PRODUTOR DE SANTO SE TRANSFORMA EM WEB-RÁDIO

Carlinhos com o ar vitorioso,
vislumbra a chegada da web-rádio
Zezinho: comerciante e locutor.
Funções que desempenha com alegria
Um é proprietário de um Box onde vende frutas e verduras, o outro DJ nas horas vagas, mas ambos têm algo em comum: A locução, algo que os fascina e deixa realizados na profissional que exercem diariamente na Feira do Produtor de Santo Antônio, em frente à Câmara Municipal de Manaus. José Raimundo da Costa (Zezinho) conta que esse acúmulo de profissão não fácil, mas é gratificante, pois ele o  Carlinhos encaram a coisa com seriedade se revezando na locução para que  o negócio  ande e o Carlos Alberto (Carlinhos), é um parceiro muito importante no trabalho que os dois realizam no serviço de som. “Como todo negócio, diz Carlinhos, dependemos do cliente para sobreviver, e na rádio-difusão não é diferente, por isso vamos nos aprimorando dia a dia e brevemente seremos mais um a integrar a web- rádio,acompanhando o progresso que o mundo globalizado nos traz”,  

quinta-feira, 21 de julho de 2011

HOMOFOBIA OU O QUÊ...?


Jornalista e Assistente Social

Carlos Costa
Até aonde vai chegar o preconceito contra as opções sexuais de gays, lésbicas ou simpatizantes, no Brasil?
Um pai e um filho, confundidos como se fosse um casal gay, só porque demonstrava carinho entre si, apanhou dos supostos “machões” porque esse tipo de demonstração foi banida da sociedade brasileira pelos homofóbicos de plantão entre as demonstrações possíveis de afeto.
O pai, agredido e que perdeu parte da orelha, ainda argumentou que o rapaz com quem andava abraçado era seu filho e os dois apanharam, mesmo assim! Quer dizer que um pai está proibido de andar abraçado e demonstrar carinho pelo  filho! Para os homofóbicos, a resposta é sim!
Até aonde vamos chegar com essa intolerância à opção sexual de pessoas que decidiram se “resolver” e sair do suposto “armário” que os prendia e ainda os amedronta com agressões e até assassinatos de gays?
Antropólogos, sociólogos, psicólogos e outros cientistas sociais têm que encontrar respostas e propor soluções urgentes para que cada pessoa possa andar com quem quiser, onde quiser e não sofrer agressões gratuitas de ninguém! E ao Governo, cabe fazer implantar também de forma rápida essas soluções que derverão surgir!
O Brasil, país que sofreu tantas transformações e de forma tão rápida confundiu a cabeça de pessoas intolerantes.  O Estado da Bahia aparece liderando o topo da lista de crimes cometidos contra gays, embora o Coordenador Nacional do Movimento Gay seja um antropólogo baiano! Isso, porém, vem ocorrendo em várias outras partes do Brasil, infelizmente!
Estamos andando rápido demais!                              
No interior do Amazonas, Boa Vista do Ramos, o padre teve que rezar missa com escolta policial porque o prefeito do município é evangélico não aceitava as missas. Também temos cota racial – raça só existe uma: a humana, o resto é pigmentação de pele ou miscigenação!
O Brasil não se preparou e nem se estruturou para essas mudanças tão repentinas e agora estamos colhendo os resultados da própria falta de estrutura social, como sempre afirmo em minhas diversas crônicas em que abordo o tema.  Não sou contra, mas até casamento civil entre pessoas do mesmo sexo já foi permitido por um juiz, uma derivação do STF sobre o casamentos no cartório de pessoas do mesmo sexo, a chamada e registrada união estável.  Mas já estamos chegando a um limite do insuportável! Ridículo, até!
Pai e filho não podem mais apresentar manifestações de carinho entre si?
Mãe e filha também não podem andar abraçadas porque se forem confundidas com casal de lésbico, vai apanhar também.
Santo Deus! Até onde suportaremos essas coisas! Leis para se fazer cumprir Leis ou Leis que são simplesmente ignoradas por quem deveria zelar por elas. Motorista bêbado andando a 150 quilômetros por hora, bêbado, matando gente e sendo liberados pela Justiça, embora enquadrado em crime culposo quando a pessoa assume o risco de matar alguém. Menores quebrando vidros de carros para assaltar bolsas em via pública na Avenida Marginal, em  SP.
 “Isso tudo acontecendo e eu aqui na praça, dando milho aos pombos”!  Como já disse o genial cantor baiano, Raul Seixas.


PENSAMENTO DO DIA

Jesus Cristo ensina que o homem rico dê sem ostentação para que o pobre receba sem humilhação ( Allan Kardec)

LEI BENEFICIA POPULAÇÃO

Vereador luta por leis que beneficiem manauaras
Tramitam na Câmara Municipal de Manaus projetos de lei de autoria do vereador Nelson Amazonas do PMDB que visam beneficiar a população de Manaus, especificamente a classe mais carente, dentro os quais  se  destaca-se a Lei que regulamenta os estabelecimentos comerciais de revenda e distribuição de combustíveis derivados de petróleo ou biocombustivel utilizar na calibração dos dispositivos e abastecimento, em relação  real por litro de gasolina em centímetro cúbico, onde há uma variação de casas decimais.
Segundo o vereador peemedebista, o Projeto de Lei tem como objetivo proteger o consumidor do município de propaganda enganosa prática comum difundida pelos postos de combustíveis que incluem nos derivados do petróleo, valores que inexistem na moeda corrente nacional.
Como exemplo, cita o edil que determinado posto de combustível mostra no  visor da bomba que o preço da gasolina está sendo comercializado a R$2,63, quando na realidade  a calibração da bomba está marcando R$2,639 por litro de gasolina, fazendo com que o consumidor incorra em erro, quando na prática o valor desembolsado será de R$2,64, o que gera uma propaganda enganosa e lesa o consumidor, que sem dúvida é crime e isso precisa ser reparado, diz o vereador.  




quarta-feira, 20 de julho de 2011

PENSAMENTO DO DIA

O desânimo é uma falta: Deus vos nega consolações, se não tiverdes coragem (Allan Kardec)

EM MANICORÉ: LIDERANÇAS SE REUNEM PARA ARTICULAR NOVO PARTIDO

A suplente de vereadora Adrienne Cidade,
uma das oraganizadoras do evento em Manicoré
Um grupo político de Manicoré, liderado pelo empresário Alarico Cidade, o ex-prefeito Émerson França e Adrienne Cidade, bem como os vereadores Cade, Bombom  e Astrogildo da câmara Municipal de Manicoré, região do rio Madeira, reuniram-se segunda-feira, dia 18, à noite na cidade dos “bacuraus” visando  a  implantação do Partido Social Democrático-PSD, cujo presidente nacional é o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Segundo Adrienne Cidade, uma das organizadoras do evento, essa confraternização  foi muito proveitosa, mas por enquanto o contato foi apenas com lideranças e simpatizantes da nova sigla que está nascendo e que vai servir futuramente de sustentação política ao governador do Amazonas, Omar Aziz.

terça-feira, 19 de julho de 2011

PENSAMENTO DO DIA

Nas mesas chiques dos arranha-céus, comida sobrando. Nos arranha-chãos, a fome assolando e matando
(Poeta paraibano Genézio Mendes)

PAZ EM ISRAEL

Liége Farias
Foi numa bela tarde, em outubro de 2000, que minha sobrinha Eline tomou o avião rumo ao Oriente Médio. Seu destino: Israel. Fui deixá-la no aeroporto e confesso que eu estava altamente assustada com aquele itinerário.
Os conflitos entre os palestinos e israelenses já estavam em efervescência. Era o início da intifada. Ela não ignorava este fato, eu também não, muito pelo contrário, causava-me espanto a coragem daquela jovem médica que bravamente iria pisar pela segunda vez em solo judaico. Só que daquela vez o contexto era outro, o clima era de tensão: árabes e judeus recomeçavam uma guerra que estava adormecida.
Sei que em tempos de guerra não se viaja. Principalmente naquelas cercanias, lugares perigosos, recheados de atentados terroristas. O terrorismo surgiu naquela região nos anos 70, tendo o comando de Yasser Arafat que conseguiu ser o centro das atenções mundial. Foi nesta época que o referido "homem do turbante quadriculado" ganhou projeção com uma sangrenta e violenta campanha terrorista contra Israel. Porém, foi nos anos 60 que ele criou o Fatah, movimento guerrilheiro que se tornou a espinha dorsal da OLP.
Se eu fosse alheia a todo esse cenário, talvez por pura ignorância, teria encarado
a viagem da Eline com tranquilidade. Como poderia ficar serena com esses ingredientes ácidos dentro do roteiro da minha sobrinha?
À noite, senti meu coração acelerar quando liguei a tv a cabo e dei de cara com notícias de que os conflitos entre palestinos e israelenses haviam evoluídos,com um saldo enorme de mortos. Estremecí!
Meu Deus,fiquei preocupada: não somente eu - toda a família começou a telefonar entre si.
Eline pouco telefonou, duas ou três ligações dizendo estar bem. O ar de inquietação pairava no ar. Era só ligar a televisão e...haja noticiário da CNN sobre mortos e feridos. E haja aflição na família!
O Oriente Médio estava buliçoso e lançava raios de temor sobre o mundo. Uma coisa trazia sossego ao meu espírito, o fato da minha sobrinha está cercada por pessoas evangélicas,pastores,pessoas aconchegadas ao Senhor. Discípulos de Jesus Cristo.
Enfim, após uns quinze dias, Eline anunciou a sua chegada. E chegou! Veio sorridente e feliz. E disse-me ter sentido uma imensa paz.Enquanto Arafat e Barak, o então Primeiro Ministro de Israel, não chegavam a um acordo, enquanto israelenses e palestinos continuavam matando-se, a jovem médica sentiu uma incomensurável paz: Paz em Israel.
Liége Farias é graduada em Letras e cronista literária

segunda-feira, 18 de julho de 2011

PENSAMENTO DO DIA

Casamento é como maçonaria: só sabe o segredo quem está dentro (Renato Aragão)

DEPUTADO RETORNA AO BATENTE

O deputado Estadual Orlando Cidade do PTN, de volta a Manaus, nesta terça-feira, 19, depois de se submeter a uma cirurgia feita na visão no hospital Sírio-Libanês em São Paulo. Esta semana, Orlando Cidade e o deputado Abdala Fraxe, presidente regional do PTN no Amazonas, aproveitam o recesso parlamentar e visitam bases eleitorais da calha do rio Madeira    

A VOLTA

                                                                                    
Por Ronaldo Cunha Lima

Venho de um sonho que sonhei contrito,
Com esperança de vê-lo idealizado
Dos passos de uma rua do passado
Dos castelos de areia os mais bonitos

Venho do adeus que sufocou meu grito
De menestrel de amor, venho do fado
De ser na vida espaço limitado
E viver nesse espaço circunscrito.

Estou voltando à vida rotineira
De ser espera pela vida inteira
Até quando me alcance o nada, o pó

E volto, como volta um cão sem dono,
Às mesmas sendas de seu abandono,
À mesma sina de ser triste e só!

Poeta e ex-governador da Paraíba                                                                                                              

domingo, 17 de julho de 2011

PENSAMENTO DO DIA

Só há duas opções nesta vida: Se resignar ou se indignar (Darcy Ribeiro)

CARRO CAPOTA NA ESTRADA DO TURISMO



 
Apenas uma sandália solitária no local do
acidente desvenda alguma coisa?

Desgovernado carro capotou diversas vezes



Fim de uma madrugada  sangrenta


Algo semelhante a um bicho de casco?
Um veículo Vitara, placa DCR 1994 de Caxias do Sul-RS,desenvolvendo excessiva velocidade depois de se chocar com um poste, capotou na madruga de sexta-feira na Av. do Turismo, nas imediações da estrada do aeroporto Eduardo Gomes, lado direito no sentido ponta negra,-aeroporto quase perto de uma curva. Segundo o moto-taxista Valnecir Souza,35 que chegou horas depois do acidente não deu para identificar ninguém,pois os ocupantes causadores do acidente  não se encontravam no local, ele viu apenas  o teto que se desprendeu da estrutura do veículo. "Acredito que não houve vítima fatal, pois no local não há marca de sangue nem dentro do veículo,tampouco no chão", comentou o moto-taxista.

sábado, 16 de julho de 2011

PENSAMENTO DO DIA

Direito tem, quem direito anda ( João Fonteles)

COLUNA LINGUA SOLTA


Mudança de atitude
Manaus por ser uma metrópole deveria fazer um planejamento no trânsito caótico da cidade para torná-lo mais humano. Já que a Manaustrans não dispõe de tal projeto, a coluna sugere uma dica: Por que não alternar a saída de carros, a exemplo de São Paulo das pessoas que saem para trabalhar, revezando: um dia sairiam os  carros que têm placas de números pares, noutro os de números ímpares. Certamente essa medida amenizaria a situação dos que trafegam pelas ruas e o trânsito fluiria melhor. Agora isso teria que ser ontem, do contrário a capital da Zona Franca vai implodir.
Ambulantes
Passou do limite o número de camelôs que infestam os logradouros de Manaus. Hoje não se pode caminhar pela cidade sem que se encontre um deles a infernizar a vida de quem tem nas calçadas uma opção para transitar. Os pedestres são obrigados a caminhar pelo meio da rua, correndo o perigo de serem atropelados, isto sem contar com o estacionamento irregular de veículos em faixas de segurança e calçadas, o que também dificultam os já minguados espaços para quem deseja um lugar mais seguro para se locomover. Não dá mais pra segurar, como diria o cantor e compositor gonzaguinha,explode coração!
Ouvidoria Parlamentar
Foi realizado ontem no auditório João Bosco Ramos de Lima, anexo da Assembleia Legislativa na rua Recife, fórum de debate com a presença da senadora  Vanessa Grazziotin, deputado Federal Pauderney Avelino, Francisco Praciano, esquerda festiva & Cia, quando na oportunidade foi apresentado um projeto de iniciativa da atual Ouvidoria Parlamentar da câmara dos deputados, criado para ser o canal de interlocução entre o parlamento e sociedade. Os palestrantes disseram que por meio desse projeto a câmara dos deputados vai até a sociedade para ouvi-la sobre temas em discussão, e cria mecanismos para que o cidadão tenha voz e influência nas decisões do Congresso Nacional. Mais um engodo, quando que o eleitor vai ter voz e vez em lugar algum. O povo só chamdo mesmo é pra pagar a conta.
Captura 
Já está na hora da “carrocinha” da prefeitura passar cedinho recolhendo os “totós” que mijam os pneus dos carros que dorme nas ruas e sujam as praças públicas, fazendo “cocô”e transmitido raiva à população
Ousadia. 
Desafiando os guardas municipais e os agentes de trânsitos os vendedores de frutas e verduras acharam um lugar cômodo e seguro para vender os seus “magaios”: As faixas de segurança dos pedestres. Como dizem os nordestinos: A rapadura é doce, mas não é mole!                                                                                                                                                                                                                                          
                                                        

sexta-feira, 15 de julho de 2011

OBAMA QUE MATOU OSAMA

Por Liege Farias
Diz o dito popular quem mata a cobra mostra o pau. E qual é  essa do Obama não mostrar o corpo do Bin Laden? Osama era um terrorista rico, patrocinador de grupo, dono de uma fortuna imensa, herdeiro de poços de petróleo. Usava o dinheiro para alimentar o ódio. Foi cruel e devastador o ataque aos E.U.A no fatídico 11 de setembro. Algo malígno e tudo planejado, usando pessoas inocentes que eram passageiros de voo comercial, podia ser qualquer um de nós. Que temos nós a ver com o peixe?Terrorista é bicho ruim, para alcançar seus sanguinários objetivos não importa que jorrem sangue inocente, são pessoas cegas por um fanatismo religioso, servem a um Deus estranho e vingativo, a essência do Eterno não é do mal.Deus é um só,manda amarmos a todos e sempre perdoar os nossos inimigos. Então que Deus Islâmico é esse? Cheio de ódio, rancor,maldade, destruidor de seres inocentes?
Ainda este ano, em janeiro tive a oportunidade de visitar o local da tragédia em Nova York. Chamam de Marco Zero, o local que os avióes detonaram as Torres Gê
meas, ficou um buraco enorme, um canteiro com muitos trabalhadores e ao lado um Museu contendo fotos e outras coisas sobre o 11 de setembro. Todos se emocionam, alguns choram, o ambiente do Museu é aterrorizante, tratei de sair logo pois nao estava me sentindo bem.
A carnificina de 11 de setembro de 2001 foi um ato covarde por parte de terroristas brutais, mentes enlouquecidas por fanáticos religiosos, os alvos foram pessoas inocentes, trabalhadores, passageiros de avião comercial, tudo comandado por um árabe milionário chamado Osama Bin Laden. Assinava naquele ato de terror seu atestado de óbito. Um dia é da caça, outro do caçador.Obama matou Osama, antes que o terrorista mais procurado do mundo, aliado do diabo, fizesse outra carnificina em terras americanas. Mas deixou discípulos. O terrorismo não morreu, só uma peça importante saiu de cena,cautela, muita cautela Obama, estás com uma batata quente nas mãos.
Liege é graduada  em Letras e cronista Literária

PENSAMENTO DO DIA

O filho é nosso coração que sai para outro corpo

PROJETO RONDON ATUA EM ITACOATIARA

O Projeto Rondon gera a interação de conhecimento nas pessoas
A Prefeitura e a Secretaria de Educação de Itacoatiara fazem parceria com alunos do Projeto Rondon de Brasília com a finalidade de trocar  experiência em várias áreas, onde os universitários participam de uma visão diferente da realidade do país, conhecendo regiões novas, com suas belezas naturais e costumes, onde faz com que veja na população participante a vontade de mudar a realidade que estão acostumados.
Na visão do secretário de Educação Claudemilson Oliveira no projeto Rondon você desenvolve mais o lado humano e consegue superar os desafios que venham aparecer, interagindo com a comunidade não importa idade, passando o conhecimento que você tem, sentido e carinho de todos.
O importante, segundo Claudemilson é você  participar do projeto Rondon que é ligado ao Ministério da Defesa, e lembrar-se de todos os amigos que se faz e o conhecimento aprendido nas universidades que na prática são transmitidos as comunidades carentes de Itacoatiara.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

PENSAMENTO DO DIA

CUIDADO  COM A FÚRIA DE UM HOMEM PACIENTE (john Dryden)

LIXO, UMA LUTA SEM TRÉGUA




Carlos Costa é Jornalista e Assistente social
  

Excesso de lixo lançado pela população urbana em igarapés, córregos e vias públicas obriga os administradores em todo o Brasil a um trabalho hercúleo e quase inútil para recolhê-lo e depositá-lo em lixeiras apropriadas. No dia seguinte, o mesmo trabalho tem que ser feito novamente.
A falta de consciência ecológica e cidadania das nossas populações urbanas estão matando e sufocando o planeta Terra e nada restará depois que o homem for destruído pela sua própria inconsciência.
Toneladas e mais toneladas de lixo são recolhidos diariamente e despejados nas lixeiras públicas. Esse trabalho torna-se infindável  porque a população urbana torna a colocá-lo nos mesmos lugares, transformando o trabalho em uma verdadeira e campal batalha de “gato” e “rato”: de um lado, vassouras e pás são utilizadas na limpeza. Do outro, braços, pernas e falta de consciência e cidadania para sujá-los de novo.
A Associação Brasileira de Supermercados entrou no STF para derrubar a Lei aprovada em São Paulo e outros municípios do interior, que proibia e multava os supermercados que insistissem em distribuir sacolas plásticas à população. O STF derrubou a Lei porque previa multas; mas a essência da Lei está corretíssima! Só a aplicação de multas é que não estava!
Durante as chuvas bueiros entopem, casas alagam, muros são destruídos, mas a população urbana das cidades não se conscientiza de andar alguns metros apenas para colocar o lixo nas lixeiras públicas. É uma autêntica batalha onde não há vencedor e só há um perdedor: a população mais carente! É triste ver isso!
Está na hora dos administradores públicos pensarem outra maneira de fazer com que voltem os antigos hábitos de um passado não tão distante quando cada pessoa que fazia compras fracionadas de pão, ovos, manteiga etc., recebia tudo o que comprava em sacos de papel e, no máximo, em papel manteiga, que se decompunham com o tempo.
O plástico, ao contrário, não se decompõe com a mesma facilidade! Até peixe, em passado recente, era colocado dentro de sacos de cimento, colados do lado do avesso e cuidadosamente fechados. Por que não incentivam o
retorno a isso em vez de aplicar multas? A Educação é o caminho; não punição e aplicação de multas!