quarta-feira, 22 de julho de 2015

Pobreza prejudica o desenvolvimento do cérebro na infância

Estudo mostra que dificuldades econômicas têm relação com menos massa cinzenta


Javier Salas, EL País


A pobreza atrapalha o desempenho escolar. Essa laje que prejudica as crianças que crescem em famílias com problemas financeiros é bem conhecida. Enquanto se trata de responder aos múltiplos fatores que provocam o problema, está começando a se consolidar uma nova variável que ajuda a explicá-lo: o desenvolvimento cerebral das crianças em situação de pobreza.

Um novo estudo nessa direção afirma que a massa cinzenta se desenvolve de maneira insuficiente durante uma infância cheia de carências.

O trabalho mostra que as estruturas cerebrais destinadas a processos críticos da aprendizagem são vulneráveis às circunstâncias ambientais da pobreza, tais como o estresse, a baixa estimulação e a alimentação. “O desenvolvimento dessas regiões do cérebro parece sensível ao ambiente e à criação dos pequenos”, concluem os autores do estudo publicado na revista JAMA Pedriatics.
O desempenho escolar das crianças com menos recursos é insuficiente (Foto: Garcia Santos)
O desempenho escolar das crianças com
 menos recursos é insuficiente (Foto: Garcia Santos)

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