sábado, 30 de novembro de 2013

FAMINTOS, SÍRIOS COMEM LEÃO DE ZOOLÓGICO

 O Globo
Uma imagem em que sírios cortam um leão tem sido compartilhada amplamente nas redes sociais. Para ativistas, a foto é uma prova de que o ambiente drástico da guerra já força os cidadãos famintos a matar animais do zoológico para sobreviver. A autenticidade da imagem ainda não foi confirmada, mas muitos relatam que o leão, do zoológico de Al-Qarya al-Shama, em Ghouta, foi morto para alimentar os homens que aparecem na foto. A imagem tem circulado como um exemplo do nível de desespero a que muitos chegaram na capital devastada pela guerra que se arrasta há quase três anos.
As circunstâncias exatas em torno da morte do animal são desconhecidas. Alguns relatos indicam que os homens tiraram a pele do animal para se aquecerem agora que as temperaturas começam a cair na Síria. Outros sugerem que o animal já estava morto. E há ainda quem diga que, como a palavra em árabe para leão é “Assad”, isso seria uma mensagem para o regime.

Foto: Reprodução do Independent

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

PENSAMENTO DA SEXTA-FEIRA

Quem tem luz própria, não morre no escuro; nunca

DEPUTADO GUSTAVO PERRELA DEPÕE SOBRE HELICÓPTERO APREENDIDO COM COCAÍNA

G1
O deputado estadual, de Minas Gerais, Gustavo Perrela, do Partido Solidariedade, prestou depoimento nesta quinta-feira (28) sobre a apreensão do helicóptero da empresa dele com quase meia tonelada de cocaína. Ele negou que soubesse do transporte da droga.
Na porta da Assembleia Legislativa, um grupo de manifestantes pedia rigor nas investigações sobre tráfico de drogas, usando helicóptero da empresa do deputado Gustavo Perrela, do Partido Solidariedade. O helicóptero foi apreendido no último domingo (24), no Espírito Santo, com quase meia tonelada de cocaína.

DIRCEU PEDE PRIORIDADE NA DECISÃO DE TRABALHO EXTERNO POR SER IDOSO

Carolina Brígido
A defesa do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu lançou mão do Estatuto do Idoso para pedir que o Supremo Tribunal Federal (STF) analise rápido o pedido para que o condenado trabalhe durante o dia e volte para a prisão à noite, para dormir, como permite o regime semiaberto. Ontem, a defesa do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares enviou à Vara de Execução Penal (VEP) pedido para que ele possa trabalhar no escritório da Central Única dos Trabalhadores (CTU) do DF.

A VEP de Brasília informou que a solicitação de Dirceu seria analisada depois dos outros casos que já estavam na fila. O Estatuto do Idoso prevê prioridade para pessoas com mais de 60 anos. Dirceu tem 67. Já no caso de Delúbio, o sistema de registro de processos da vara informa que o caso será analisado respeitando a fila de processos.

JUÍZES DETERMINAM FIM DE PRIVILÉGIOS A PRESOS DA PAPUDA

Felipe Recondo
A Justiça do Distrito Federal determinou que os condenados do mensalão recebam, no presídio da Papuda, o mesmo tratamento dado aos demais presos. Na decisão, os juízes da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal afirmam que o tratamento desigual provoca instabilidades no sistema carcerário. Desde que foram presos, os condenados no mensalão receberam visitas fora no horário normal de visitações e chegaram, conforme o Ministério Público, a receber pizzas encomendadas pela Polícia Federal.
Os juízes da Vara de Execuções determinaram ainda que Simone Vasconcelos, ex-diretora da empresa SMPB, e Kátia Rabelo, ex-presidente do Banco Rural, sejam transferidas para o presídio feminino para cumprirem suas penas. As duas estão presas no 19º Batalhão da Polícia Militar no Complexo da Papuda, área reservada para presos militares.
O tratamento dispensado aos condenados foi criticado por familiares de demais presos, que costumam passar horas na fila para conseguirem visitar seus parentes. Um documento feito pelo MP, que inspecionou o local em que o ex-presidente do PT José Genoino está preso, mostrou que a PF chegou a pedir pizza "tarde da noite" no dia em que os condenados foram presos.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

PENSAMENTO DA QUINTA-FEIRA

As pessoas entram em nossas vidas por acaso, mas não é por acaso que elas permanecem (Autor desconhecido)

GENOÍNO CUNPRIRÁ PENA NO DF, CASO SEJA NEGADO PRISÃO DOMICILIAR

Cristiane Jungblut e Fernanda Krakovics,
O ex-presidente do PT e deputado federal José Genoino (SP, foto abaixo) desistiu do pedido feito ao Supremo Tribunal Federal (STF) para ser transferido para São Paulo. Na petição enviada nesta quarta-feira ao Supremo, a defesa diz que Genoino “aceita cumprir a pena no Distrito Federal”, se o presidente do STF, Joaquim Barbosa, determinar que ele volte para Penitenciária da Papuda. O deputado está cumprindo prisão domiciliar temporária desde quinta-feira, quando passou mal na prisão e precisou ser levado para o hospital.
Segundo laudo feito a pedido do Supremo, por uma junta de cinco médicos, Genoino não é portador de doença cardiovascular grave e, portanto, pode cumprir pena normalmente na penitenciária. Os médicos chegaram à conclusão de que a cirurgia à qual o petista foi submetido em julho passado corrigiu o problema cardíaco que ele apresentava. Com o documento, Barbosa vai decidir sobre o pedido de prisão domiciliar permanente.

LUTA POR PRIVILÉGIOS

Merval Pereira


Os “presos políticos” José Dirceu e José Genoíno continuam sua “luta política” na tentativa de se livrarem da parte mais dura da condenação, mesmo no regime semiaberto a que estão condenados.
O terceiro membro petista do que até agora é considerado “uma quadrilha” pelo STF, Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT, parece ter se aquietado depois de ter assinado manifesto político no primeiro dia de prisão.
Quanto mais se debatem dentro da prisão em busca de privilégios que já são evidentes no dia a dia da cadeia, Dirceu e Genoíno vão produzindo fatos que apenas aumentam a visibilidade de suas condenações e expõem à opinião pública a tentativa de desmoralizar a Justiça e fugir de suas responsabilidades penais.
O caso que parecia mais simples, e acabou se transformando em uma complicação para o próprio condenado e também para o ministro Joaquim Barbosa, é o de Genoíno, que alega doença grave para pedir prisão domiciliar.

Delúbio Soares, condenado do mensalão

O petista fez uma cirurgia em julho e colocou uma prótese na aorta, procedimento sem dúvida arriscado, mas que, ao que tudo indica, teve êxito absoluto.
Parentes e amigos chegaram a falar em “risco de morte” se ele permanecesse na Papuda, mas duas juntas médicas deram pareceres contrários à necessidade da prisão domiciliar. Primeiro, uma indicada pela Universidade de Brasília a pedido do presidente do Supremo, ministro Joaquim Barbosa, definiu que seu caso não era para prisão domiciliar.
Em seguida, outra junta médica, esta da Câmara dos Deputados, deu o mesmo diagnóstico. Os médicos da UnB concluíram que Genoíno apresenta “excelente condição clínica atual, sem expectativa em qualquer prazo futuro de eventual insucesso cirúrgico ou complicação”. O petista é “portador de cardiopatia que não se caracteriza como grave”, o que permite que ele seja tratado normalmente no sistema prisional.

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

SENADO APROVA VOTO ABERTO PARA VETOS E CASSAÇÃO

Junia Gama
O Senado aprovou, com mudanças, a PEC do Voto Aberto em segundo turno nesta terça-feira, determinando a quebra do sigilo dos votos apenas nas votações sobre cassação de parlamentares e na análise de vetos presidenciais.
Somente esses dois pontos podem ser promulgados após conversa entre as mesas das duas Casas do Congresso, disse o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), acrescentando que outras partes da PEC que não foram objeto de consenso entre senadores e deputados continuarão tramitando.
"As matérias que foram aprovadas pelo Senado em segundo turno poderão ir para promulgação. Nós vamos conversar com a Mesa do Senado e com a Mesa da Câmara dos Deputados para que possamos, na sequência, promulgar essas duas matérias", disse o presidente no plenário.

DEPUTADO ORLANDO CIDADE CONTESTA MATÉRIA DE JORNAL SOBRE "O MILAGRE DOS PEIXES"

Deputado Orlando Cidade, comenta matéria do Amazonas em Tempo


O deputado Orlando Cidade, PTN do Amazonas, em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa destacou a iniciativa do governador Omar Aziz que através de decreto publicado recentemente, abre oportunidade para que piscicultores do Amazonas que produzam ou queiram produzir pirarucu, possam requerer a legalização dessa produção, atendendo a legislação ambiental do Estado que passou a ser mais flexível, e desse modo  gerar emprego e renda no Estado ao produzir alimentos para pessoas de Manaus e do interior .

Segundo Cidade, essa iniciativa vem ao encontro dos anseios de milhares de famílias que trabalham no setor, cujo governo vem resgatando  a dignidade, seguindo a cultura desse povo, que vive sob pressão das perversas leis ambientais impostas pelo governo anterior e pelo governo federal, que não conhecem a realidade do caboclo hinterlandino e não respeitam as suas  tradições.

Em matéria publicada no  jornal Amazonas em Tempo, do domingo (24), onde se fala no "milagre dos peixes" tendo como exemplo, o pirarucu, Cidade disse que isso é uma falácia, um engodo, uma mentira! Segundo Orlando, tentam passar para os leitores dessa matéria, que o Amazonas produzirá 800 toneladas de pirarucu que matarão a fome do mundo, o que não condiz com a verdade

“Ora senhor presidente, senhores deputados, argumenta Orlando que em 2013, Rondônia produziu 1.200 toneladas de pirarucu e tem projeção de 2.500 toneladas para 2014 e não se fala em matar a fome do mundo com esta produção. Esse estado vizinho é pioneiro na produção de pirarucu em cativeiro, onde estive pessoalmente cerca de quatro vezes somente este ano, enfatizou o deputado do PTN.

O maior fornecedor de tambaqui do norte do país é Rondônia, onde o governo estadual incentiva à produção e que agora o governador Omar Aziz entra neste cenário, para alavancar a produção de alimentos no amazonas, assevera Cidade.

Ainda ao se referir a matéria do Em Tempo, Orlando disse se contrapor a essa matéria, pois, segundo ele, é a importação da mão de obra é de outros estados como de Santa Catarina, Minas Gerais e dentre outros.
“Temos no Amazonas pessoas qualificadas e a experiência do caboclo amazônida que não se comparam em termos regionais a nenhum desses pesquisadores e produtores que a matéria os trata como “milagrosos”.

Antes da perseguição das leis ambientais, o Amazonas exportava pescado como o próprio pirarucu seco, para países como Europa e Estados Unidos.

De acordo com o deputado Cidade, a  exportação que a Sepror tanto quer difundir com essa matéria enganosa é ultrapassada. A preparação denominada bacalhau vem sendo substituída até nos países europeus, onde o mercado se amplia no consumo do bacalhau salgado, hoje vendido nas maiores redes varejistas do mundo, inclusive no Brasil e aqui no Amazonas, com preço inferior ao praticado pelo tal do bacalhau da Amazônia.

No seu pronunciamento, Cidade, defendeu  que produzir em larga escala em todo o estado do Amazonas e promover a venda do pirarucu fresco, cuja proteína é mais eficaz e saudável e essa modalidade de salgar é antiga, onde não havia refrigeração para conservar o pescado. Hoje isto é diferente, ultrapassada essa técnica.

Orlando, espera que a Sepror possa fortalecer a produção rural e o setor primário com eficiência, com a concretização de programas que possam ser executados e que o secretário Eron Bezerra  desperte de seus devaneios.


terça-feira, 26 de novembro de 2013

DIRCEU PEDE PARA TRABALAHAR EM HOTEL DE BRASÍLIA

O Globo
O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu (foto abaixo) pediu ontem, segunda-feira ao Supremo Tribunal Federal (STF) autorização para trabalhar durante o dia no Hotel Saint Peter, em Brasília. A informação foi confirmada, à noite, pelo advogado de Dirceu, José Luís de Oliveira Lima. Não foi esclarecido o trabalho que o ex-ministro fará no hotel, se o ministro Joaquim Barbosa concordar com o pedido.
Oliveira Lima disse que nesta terça-feira formulará o mesmo pedido à Vara de Execução Penal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, que recebeu delegação do STF para tomar as medidas necessárias ao cumprimento das penas dos condenados no processo do mensalão. O Saint Peter fica no Setor Hoteleiro Sul, na região central de Brasília, próximo da Esplanada dos Ministérios, do Palácio do Planalto e do Congresso.


segunda-feira, 25 de novembro de 2013

HELICÓPTERO DE SENADOR MINEIRO É APREENDIDO COM 442 KG DE COCAÍNA


Um helicóptero pertencente a uma empresa da família do senador mineiro Zezé Perrella (PDT) foi apreendido com mais de 440 kg de cocaína pura, na zona rural de Afonso Cláudio, na região Serrana do Espírito Santo (ES), na tarde desse domingo (24). A Polícia Militar da cidade investigava o local, que apresentava movimentação suspeita há 15 dias, e flagrou a aterrissagem. Além disso, também foram encontrados R$ 18 mil em dinheiro na aeronave. Piloto, copiloto e dois homens que receberiam a droga foram presos.  
De acordo com o comandante da 2ª Cia Independente da Polícia Militar do Espírito Santo, major Flávio Santiago, há cerca de 15 dias, um empresário esteve na região metropolitana de Vitória e comprou uma propriedade no distrito de Ibicaba, pertencente a Afonso Cláudio, por cerca de R$ 150 mil, e teria quitado rapidamente, o que causou estranheza à PM.
“Policiais saíram para fazer uma investigação a respeito e se depararam com um fluxo de pessoas e veículos que não eram da região. Então, começaram a montar um cerco. Esperávamos apreender drogas e armas, mas não no nível apreendido. Buscando informações, ficamos sabendo da vinda do helicóptero”, explicou.
Ainda segundo o major, as aeronaves que costumam ir à cidade conduzem autoridades políticas ou são da Polícia Militar. Nesse domingo (24), militares fizeram campana na zona rural e avistaram o helicóptero modelo Robson 66 logo que o dia amanheceu.
“Na parte da tarde, o helicóptero foi localizado em um descampado, um local ermo de difícil acesso e até de ser visualizado. Estava com o motor funcionando. Os policias aguardaram desligar as turbinas e fizeram a abordagem”, contou Santiago.
O total de 442 kg de cocaína equivale a R$ 7 milhões, segundo cálculo da Polícia Federal (PF) repassado pela PM. A droga estava em formato de tabletes, dentro de caixas, que encheram quatro picapes Hilux da polícia. A droga era esperada por dois homens, que a transportariam em um Polo branco.
O piloto Rogério Almeida Antunes, de 36 anos, natural de Campinas (SP), o copiloto Alexandre José de Oliveira Junior, de 26 anos, natural de São Paulo (SP) e os homens que receberiam a droga, o comerciante Robson Ferreira Dias, de 56 anos, natural do Rio de Janeiro (RJ), e o jardineiro Everaldo Lopes Souza, de 37 anos, natural de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, estão presos na carceragem da sede da PF em Cariacica (ES).

CHARGE DO CHICO CARUSO

HUMOR

DIRCEU PRESSIONOU LULA A DEFENDER PETISTAS PRESOS

Vera Rosa e Wilson Tosta, Estadão
Preso em uma cela de seis metros quadrados, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu criticou Luiz Inácio Lula da Silva pela forma como ele administrou até agora a crise do mensalão. A insatisfação com o ex-presidente foi manifestada por Dirceu a pelo menos três amigos que o visitaram, nos últimos dias, no Complexo Penitenciário da Papuda.
Irritado com o silêncio do Planalto, Dirceu perguntou: "E o Lula não vai falar nada?". Era a senha para a urgência de um pronunciamento, que deveria ser feito o quanto antes, no diagnóstico do ex-ministro, sob pena de grande abalo na imagem do PT, com potencial de interferir na campanha da presidente Dilma Rousseff à reeleição.

domingo, 24 de novembro de 2013

COM MEDO DA FUGA DE ALIADOS, LULA COBRA AÇÃO POLÍTICA DA DILMA

Fernanda Krakovics, O Globo
O ex-presidente Lula anda desgostoso com o que considera exemplos de falta de traquejo político de dois “postes” criados por ele: a presidente Dilma Rousseff e o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad. Mesmo com a recente disposição de Dilma de agradar um pouco mais os políticos, Lula tem reclamado da preferência da presidente por quadros técnicos em seu Ministério. E atribui à falta de atenção com a política o “pessimismo” existente em relação à economia e à Copa do Mundo.
Pressionada por Lula, Dilma já recuou da ideia de fechar o mandato com secretários-executivos no comando de vários ministérios e, em viagem ao Peru na semana passada, declarou que, na reforma ministerial que fará na virada do ano, não promoverá técnicos, como planejava. Ela aproveitará a saída de dez ministros que vão disputar as eleições para tentar amarrar o apoio de partidos aliados à sua reeleição.


BANCO DO BRASIL COBRA NA JUSTIÇA VERBA DESVIADA POR MENSALEIROS

Gabriela Valente, O Globo
Depois das primeiras prisões de condenados do mensalão, começam as movimentações para tentar reaver o dinheiro público desviado no esquema. Enquanto a Advocacia Geral da União (AGU) estuda formas de cobrar R$ 536 mil desviados da Câmara, o Banco do Brasil dá os primeiros passos atrás dos recursos que abasteceram o chamado valerioduto. Segundo o Supremo Tribunal Federal (STF), R$ 73,8 milhões da cota do BB no fundo Visanet foram repassados ao operador do mensalão, Marcos Valério, e utilizados para pagar propina a deputados aliados do governo Lula, entre 2003 e 2005.
Na última quinta-feira, três dias após O GLOBO perguntar se o BB iria cobrar a devolução dos recursos, os advogados do Banco do Brasil foram ao STF e pediram vista de toda a ação penal 470. O acórdão da Corte diz que ficou comprovada a transferência de “vultosos” recursos da cota do BB no fundo Visanet para o núcleo publicitário do esquema. O fundo é utilizado por bancos que operam com a bandeira do cartão de crédito Visa. O STF entendeu que a parte que cabia ao BB foi desviada para Valério.

sábado, 23 de novembro de 2013

MENSALEIROS PRESOS PEDEM PARA TRABALHAR E ESTUDAR

Marcela Mattos, Veja
Presos no Complexo da Papuda, no Distrito Federal, mensaleiros que cumprem pena em regime semiaberto já solicitaram ao Supremo Tribunal Federal (STF) autorização para deixar o presídio e trabalhar ou estudar.
O ex-tesoureiro do extinto PL (hoje PR) Jacinto Lamas quer autorização para cursar fisioterapia, para trabalhar fora da penitenciária e ainda visitar familiares.
Também visando a saída da penitenciária, a defesa do ex-deputado federal Romeu Queiroz pediu, na última terça-feira, para que ele possa deixar a prisão durante o dia para trabalhar em sua empresa, a RQ Participações S/A. O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu deve pedir para frequentar as salas de aula em uma pós-graduação.

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

ASSASSINOS DO CASO BELOTA SÃO CONDENADOS A 280 ANOS DE PRISÃO

 A  juíza Mirza Telma de Oliveira, da 1ª Vara do Tribunal do Júri, depois de mais de 20 horas de julgamento decretou a sentença dos réus do caso que ficou conhecido em Manaus como “Belota”. O publictário Jimmy Robert, publicitário, apontado como mentor do triplo homicídio, foi condenado a 100 anos de reclusão, enquanto  Rodrigo  Alves pegou 94 e Ruan Pablo 90 anos. Todos cumprirão pena em  regime fechado.
Os advogados de defesa afirmaram que irão recorrer da sentença  para tentar diminuir as penas dos condenados pelas mortes de Gracilene Belota, da filha dela Gabriela Belota e Roberval Roberto Brito, crime ocorrido em janeiro deste ano.

Fonte: Blog do Holanda

DIRCEU, O REI DA CELA

Vera Rosa, Estadão
Acostumado a dar ordens, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu impõe a disciplina na prisão. Levanta bem cedo, faz ginástica, organiza temas para "debates" e virou o "rei da cela". É ele o mandachuva que passa as tarefas para os companheiros e decreta a hora de fazer exercícios, de ler, de caminhar e jogar conversa fora.
Na manhã de ontem, quinta-feira, 21, antes da saída do ex-presidente do PT José Genoino - que passou mal e foi hospitalizado -, Dirceu deu voz de comando a Delúbio Soares, ex-tesoureiro do partido. Aficcionado por limpeza, ele pegou um balde de água, sabão e vassoura e puxou Delúbio para ajudá-lo na faxina na cela "S 13", número do PT.

OLIVIO DUTRA CONSIDERA JUSTA A PRISÃO DOS MENSALEIROS

Jimmy Azevedo,
Destoando do discurso de lideranças petistas, intelectuais de esquerda e juristas, o ex-governador do Rio Grande do Sul Olívio Dutra (foto abaixo) não acredita que houve cunho político na condenação e na prisão dos correligionários José Genoino, José Dirceu e Delúbio Soares, detidos, na semana passada, pelo escândalo do mensalão durante o primeiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Funcionou o que deveria funcionar. O STF (Supremo Tribunal Federal) julgou e a Justiça determinou a prisão, cumpra-se a lei”, analisa o ex-presidente estadual e um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT).
No entendimento de Olívio Dutra, o desfecho da Ação Penal 470, conhecida popularmente como mensalão, foi uma resposta aos processos de corrupção que, historicamente, permeiam a política nacional, independentemente de partidos.