quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

VEJA O QUE MUDA NA VIDA DE BENTO XVI

Da BBC

Dezenas de milhares de pessoas são aguardadas nesta quinta-feira (28) na Praça de São Pedro, no Vaticano, para acompanhar os últimos compromissos do Papa Bento XVIantes de efetivar sua renúncia, a primeira de um sumo pontífice em mais de 600 anos.
Com o abandono do cargo, a vida de Bento XVI passará por mudanças importantes. Conheça dez delas:
1. Nome e título
A partir de sexta-feira, Bento XVI será conhecido como Papa Emérito ou bispo emérito de Roma.

O pontífice, entretanto, continuará sendo chamado por seu título papal, Bento XVI, em vez de voltar ao seu nome de nascimento, Joseph Ratzinger, além de manter a alcunha de 'Sua Santidade Bento XVI'. Tratamento semelhante é dado a ex-presidentes dos Estados Unidos, por exemplo. Estes continuam sendo chamados de presidentes mesmo depois de deixar a Casa Branca.
'Emérito' significa 'aposentado' em latim, a língua oficial da Igreja Católica, e advém do verbo emereri, ou seja, alguém que deixa de oferecer seus préstimos.
2. Nova casa
Bento XVI deixará o Vaticano em um helicóptero antes de que sua renúncia seja efetivada, às 20h (16h de Brasília) desta quinta-feira.

Ele partirá rumo à residência papal de Castel Gandolfo, ao sul de Roma, onde deve permanecer por três meses.
Ao fim desse período, o então ex-pontífice voltará ao Vaticano e passará a viver em um antigo convento conhecido como Mater Ecclesiae, localizado no extremo sudoeste do Vaticano.
Notícias veiculadas pela imprensa italiana indicam que os jardineiros do futuro local de residência de Bento XVI continuarão cultivando, em um quintal de 500 metros quadrados, frutas e vegetais orgânicos que servem ao papa, em especial uma marmelada de laranja.
3. Vestuário
O Papa Emérito continuará se vestindo de branco, em vez do negro sacerdotal ou do vermelho cardinalício.

No entanto, a roupa será restrita a uma batina simples, sem os chapéus elaborados (como o solidéu, que se assemelha ao quipá usado pelos judeus) e outras peças que compuseram sua imagem durante seu papado (e que levaram o jornal 'Wall Street Journal' a questionar, por exemplo, se o pontífice vestia-se com a grife italiana Prada).
Bento XVI também abdicará de seus sapatos vermelhos por outros de tonalidade marrom e feito à mão por um sapateiro no México durante sua mais recente visita ao país latino-americano, ocorrida no ano passado.
4. Anel
O anel de ouro papal, conhecido como o 'Anel do Pescador' e que simboliza o sucessor de Pedro, apóstolo de Jesus Cristo e considerado o primeiro Papa da Igreja Católica, será destruído com um martelo de prata especial tão logo Bento XVI deixe o cargo.

'Os objetos estritamente ligados ao ministério de São Pedro devem ser destruídos', indica o Vaticano. Seu selo pessoal também será descontinuado.
5. Responsabilidades
Bento XVI não terá mais responsabilidades administrativas ou oficiais. Também não participará do conclave que escolherá seu sucessor.

No entanto, sua influência deve ser sentida, uma vez que foi ele quem indicou 67 dos atuais 115 cardeais que participarão da eleição.
Muitos deles vêm lendo os discursos dados por Bento XVI antes de sua aposentadoria para tratar de identificar elementos-chaves sobre quais qualidades ele acredita que seu sucessor deve ter.
6. Vida no confinamento
Ao anunciar sua renúncia, o Papa afirmou que dedicará seu tempo a orar pela Igreja. Em entrevista à imprensa, seu irmão mais velho, Georg Ratzinger, disse que Bento XVI demonstrou o interesse de assessorar seu sucessor se for solicitado.

O pontífice indicou que se dedicará a ler e a escrever.
Teólogo conceituado, Bento XVI tinha uma biblioteca de 200 mil livros localizada em um dos aposentos papais no momento em que foi eleito em 2005. O atual Papa também gosta de tocar piano e ver filmes de comédia em preto e branco, além de ser apaixonado por gatos.
Sabe-se que possui pelo menos uma, apelidada de Contessina (condessa, em italiano), que vive em Mater Ecclesiae.
7. Redes sociais
A conta do Twitter do Papa, @pontifex e suas versões em oito diferentes idiomas, serão desativadas quando Bento XVI deixar de ser Papa.

Desde que inaugurou as contas, no final do ano passado, o pontífice somou 2,5 milhões de seguidores. Não é sabido, por enquanto, se Bento XVI levará consigo o iPad papal.
Durante o interregnum, o período entre dois papados, o Vaticano fará atualizações que serão distribuídas pela conta do atual secretário de Estado, Tarcisio Bertone (@Terzaloggia).
8. Proteção 'dourada'
Ainda que seus planos de aposentadoria possam parecer modestos para um ex-pontífice, Bento XVI, enquanto arcebispo, manterá seu generoso seguro-saúde pago pelo Vaticano e possivelmente terá acesso aos mesmos médicos que o tratavam no cargo.

O Papa Emérito será cuidado por um pequeno grupo de freiras alemãs que o atendem desde que foi nomeado chefe da Igreja Católica.
Como o último Papa renunciou há mais de 600 anos, não há precedente sobre um plano de pensão papal, mas as leis canônicas requerem que cada diocese ampare seus clérigos aposentados.
Como Bento XVI será Papa Emérito, Roma provavelmente cuidará que não lhe falte nada.
9. Secretário pessoal
O secretário pessoal de Bento XVI, o fotogênico arcebispo alemão Georg Gänswein, que aparece atrás do pontífice em fotos, não se dedicará exclusivamente ao papa emérito.

Ele não só cuidará dele, como também de seu sucessor.
10. Infalibilidade
Há uma falsa ideia amplamente difundida sobre a infalibilidade do Papa sobre o que diz ou faz.

De fato, o Concílio do Vaticano de 1870 determinou que as decisões do Papa são infalíveis (ou seja, estão sempre corretas) somente quando são feitas ex cathedra, como parte de uma declaração doutrinal sobre a Igreja. Bento XVI nunca invocou tal privilégio (e, na prática, apenas uma declaração dessas foi emitida desde 1870).
Quando renunciar, o Papa não poderá mais emitir qualquer declaração ex cathedra

.

BENTO XVI DEIXA O VATICANO E ESTÁ EM CASTELGANDOLFO



BERTONE ADMINISTRARÁ IGREJA ATÉ ELEIÇÃO DO NOVO PAPA


Elisa Martins
Quando Bento XVI se despedir oficialmente, às 20h desta quinta-feira (16h em Brasília), seu sucessor ainda não será conhecido, mas a Igreja não ficará sem um líder. Até a nomeação do novo Pontífice, ela será comandada por um interino.
É o camerlengo, função que só ganha relevância com a morte (ou renúncia, no caso de Bento XVI) de um Papa, mas demanda responsabilidade: é ele que administra os bens da Santa Sé no período de transição. E esse papel de autoridade cabe hoje a um poderoso - e polêmico - cardeal italiano: Tarciso Bertone, de 78 anos, secretário de Estado do Vaticano

CÂMARA APROVA FIM DE 14º e 15º SALÁRIOS PAGOS A CONGRESSISTAS

Fabiano Costa, G1
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (27), em votação simbólica, o projeto que determina o fim dos 14º e 15º salários pagos todos os anos a senadores e deputados federais. A proposta, de autoria da senadora licenciada Gleisi Hoffman (PT-PR), atual ministra-chefe da Casa Civil, será encaminhada para promulgação pelo presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL).
"É o cumprimento cívico do dever desta Casa. Foi um momento que passou. Essa Casa, por unanimidade, portanto, encerrou esse episódio e virou essa página", comentou o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), ao final da votação que extinguiu a ajuda de custo.


quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

PENSAMENTO DA QUARTA-FEIRA

As pessoas podem frequentar a igreja e acreditar em Deus, mas isto não significa uma relação íntima com o Universo Espiritual. Existe uma linguagem que está além das palavras rituais. (Paulo Coelho)

PADRE MANTINHA RELAÇÕES SEXUAIS COM MENOR E DEPOIS CELEBRAVA MISSAS


Andréa Machado


Foram seis anos de uma relação de abusos que a jovem, hoje com 19 anos, quer esquecer. Com o padre Emilson Soares Corrêa, indiciado por estupro de vulnerável, a vítima resolveu falar sobre seu drama que começou aos 13 anos.

- Eu sentia nojo. Ele nunca deveria ter feito isso comigo. O pior é que ele mantinha relações sexuais comigo e depois celebrava missa, dava hóstia na boca dos outros - conta a jovem.
As relações começaram quando Emilson era pároco da igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, no Cubango, em Niterói. Depois, quando ela se mudou para a casa da mãe, em São Gonçalo, o padre também foi transferido para uma paróquia próxima, a Nossa Senhora do Amparo, no bairro Antonina.

Emilson era pároco da igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, no Cubango, em Niterói Foto: Andréa Machado / Extra
Era na casa paroquial das duas igrejas que o padre abusava dela, sua afilhada de batismo. Para convencê-la a ficar com ele, o padre oferecia presentes:

- Logo depois do meu batizado, quando eu tinha 13 anos, ele começou os abusos. Passava a mão no meu corpo, me oferecia vários presentes, tomávamos banhos juntos... O ato sexual começou quando eu tinha uns 15,16 anos. Ele dizia que ia me dar uma moto, depois um carro, arrumou a minha casa...

Padre é indiciado por abuso de menina de 7 anos

Emilson Soares Corrêa foi indiciado pelo estupro da irmã da jovem que decidiu desabafar. A menina, hoje com 10 anos, foi abusada quando tinha 7 anos.
O EXTRA teve acesso a um vídeo, feito pela vítima mais velha, que mostra Emilson fazendo sexo com uma adolescente em plena casa paroquial. Segundo a vítima, que armou a situação para denunciar o padre, a garota teria 15 anos.

Vítima filmou padre com menina de 15 anos para levar à polícia
Vítima filmou padre com menina de 15 anos para levar à polícia


Padre foi gravado fazendo sexo com menina de 15 anos
Padre foi gravado fazendo sexo com menina de 15 anos

A denúncia foi levada à delegacia pelo pai das meninas. Segundo ele, foi sua ex-mulher que flagrou a filha mais velha discutindo com o padre. Na ocasião, ela revelou à mãe que se relacionava sexualmente com o padrinho.

- Quando soube que minha filha mais velha estava sendo abusada, perguntei à mais nova se havia ocorrido algo com ela. Ela disse que durante um passeio a um sítio, quando tinha sete anos, o padre tocou em sua partes íntimas - contou ele.

Sacerdote é suspenso pela Arquidiocese

Diante da denúncia, a Arquidiocese de Niterói informa que decidiu pela "suspensão temporária do sacerdote". Atualmente, o padre não é responsável por nenhuma paróquia. O órgão também alegou, em nota, que a acusação está sendo investigada e que "o próprio sacerdote levou a denúncia ao conhecimento do Ministério Público, para que apure a veracidade ou não da mesma".

A delegada Marta Dominguez disse que só aguarda um depoimento do pai das vítimas para encerrar o inquérito. 

JOÃO PAULO CUNHA CONDENADO DO MENSALÃO AGORA É CALOURO DE DIREITO

Globo
Sem ser reconhecido por alunos e professores, o deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP), condenado a nove anos e quatro meses de prisão no julgamento do mensalão, começou nesta terça-feira a cursar Direito no Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), faculdade da qual o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), é sócio. O ano letivo começou há uma semana, no dia 18.
Aparentemente deslocado num ambiente no qual a faixa etária gira na casa dos 20 anos, não demonstrou interesse em se enturmar. Não se manifestou quando uma aluna buscou adesões para realizar um churrasco da nova turma. Ao receber a lista para incluir seus contatos para a organização da confraternização, passou adiante, sem preencher.


COLLOR MANDA PROCURADOR-GERAL CALAR A BOCA

Maria Lima

Horas depois de empossado como o novo presidente da poderosa Comissão de Infraestrutura do Senado, o senador Fernando Collor (PTB-AL) subiu a tribuna nesta terça-feira mas, ao invés de anunciar planos para aprofundar o debate sobre soluções para problemas como apagões, portos ou gargalos que impedem o crescimento do país, voltou a um tema que o tem obcecado desde o ano passado: afrontar o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, com xingamentos. Cada vez mais raivoso, desta vez Collor mandou Gurgel calar a boca.

- Ele tem que calar a boca. Ele e sua trupe corporativista de emulas - atacou Collor, completando:
- Agora é o Senado que quer saber de tudo. Por isso cale a boca e espere o TCU dar a palavra final.


A DOR SEM FIM DAS FAMÍLIAS UM MÊS APÓS INCÊNDIO DA BOATE KISS

Flávio Ilha e Manuela Andreoni,
Um mês após o incêndio na boate Kiss, que custou a vida de 239 pessoas e deixou outras 145 internadas, muitos pais e mães de vítimas da tragédia mantêm intactos os objetos dos filhos, como forma de aplacar a dor da perda. Os primeiros 30 dias da tragédia serão lembrados hoje com uma série de manifestações em Santa Maria.
— Dói na carne. Tenho um mal-estar e uma ânsia que não sei onde me enfiar para diminuir — descreve Leo Becker, gerente de uma revenda de automóveis que perdeu a única filha, Érika.
Assim como ele, o funcionário público Ogier Rosado também chora diariamente a ausência do filho Vinícius, um gigante de 1,99 metro de altura que era a alegria da casa.
— Não deixo de falar nele todo santo dia. Parece que está aqui agora, ou que vai entrar a qualquer momento para almoçar conosco. Às vezes, entro neste quarto e me pergunto por que isso foi acontecer conosco — desabafa Ogier.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

QUANTO CUSTA O CONGRESSO? R$ 9 BILHÕES

Gil Castello Branco
A democracia não tem preço, mas o Legislativo brasileiro tem custo elevado. No ano passado, as despesas da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e do Tribunal de Contas da União (TCU) atingiram R$ 9 bilhões, montante equivalente aos dispêndios integrais de seis ministérios: Cultura, Pesca, Esporte, Turismo, Meio Ambiente e Relações Exteriores.
Neste ano, somente os gastos das duas Casas Legislativas, excluindo o TCU, deverão alcançar 8,5 bilhões. Assim sendo, chova ou faça sol, trabalhem ou não suas Excelências, cada dia do parlamento brasileiro custará R$ 23 milhões, ou seja, quase um milhão por hora!
Estudo realizado no ano passado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em parceria com a União Interparlamentar revelou que o congressista brasileiro é um dos mais caros do mundo. No campeonato de 110 países, o Brasil ganhou a medalha de prata no ranking dos custos por parlamentar, atrás apenas dos Estados Unidos. Na classificação dos custos por habitante, ocupamos a 21ª posição.

Dentre as Casas, a vilã do momento é a Câmara que custou aos contribuintes R$ 4,3 bilhões em 2012, montante superior em R$ 400 milhões à média de R$ 3,8 bilhões dos últimos dez anos. Já no Senado, em função dos escândalos de 2009, as despesas vêm caindo e, no ano passado, foram as menores desde 2010, totalizando R$ 3,4 bilhões.
Considerando os 15.647 servidores da Câmara e os 6.345 do Senado, o Congresso é uma “cidade” com quase 22.000 funcionários efetivos e comissionados. A título de comparação, dentre os 5.570 municípios do País, apenas 27% possuem mais habitantes. Em 2012, o custo de “pessoal e encargos sociais” no Congresso Nacional foi de R$ 6,4 bilhões, o que correspondeu a 84% da despesa global. A conta inclui salários, gratificações, adicionais, férias, 13º salário e outras vantagens. Só pelo trabalho noturno, Câmara e Senado pagaram R$ 4,5 milhões em 2012.
Comparativamente, o Legislativo é o campeão de salários médios entre os Poderes. Em dezembro de 2012, segundo o Ministério do Planejamento, a média salarial do Legislativo foi de R$ 16,3 mil, mais do que o dobro dos R$ 6,7 mil que ganham os servidores do Executivo. No Judiciário, a média é de R$ 13,5 mil.

CITAÇÃO

Gosto de compartilhar o alimento e degustar as palavras dos outros. (Gracionei Medeiros), sobre como viver e conviver socialmente.

FOTÓGRAFO REGISTRA ATAQUE DE ÁGUIA A RAPOSA NO CAZAQUISTÃO

Flagrante

Treinar águias para a caça é uma tradição na ex-república soviética. 
Águia cazaque atinge 2 metros de envergadura e voa a até 300 km/h.
 Reuters

Águia caça raposa em torneio no Cazaquistão (Foto: Reuters/Shamil Zhumatov)
Águia caça raposa em torneio no Cazaquistão
Um fotógrafo registrou o ataque de uma águia a uma raposa no Cazaquistão. A cena, na verdade, aconteceu durante um torneio de caça com águias, que é considerada uma tradição na cultura cazaque.
Desde que era nômade, o povo cazaque treinava águias para ajudar na caça. Mesmo com a modernidade, a ex-república soviética, situada na Ásia Central manteve a tradição, que hoje é praticada como um esporte.
A águia cazaque é uma das mais fortes e ferozes do mundo. Com as asas abertas, ela atinge uma envergadura de até dois metros, e sua velocidade pode atingir 300 km/h.

DILMA É INGRATA E "COSPE NO PRATO QUE COMEU"

Ezequiel Fagundes
Em nova ataque ao PT, a quem acusou de não reconhecer os avanços dos governos tucanos, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso criticou a presidente Dilma Rousseff (PT) que, segundo ela, demonstra ingratidão e “cospe no prato que comeu”.
— O que podemos dizer de uma pessoa ingrata? A presidente cospe no prato que comeu — disse nesta segunda-feira Fernando Henrique, antes de participar em Belo Horizonte de um seminário promovido por seu partido.
Na última quinta-feira, durante a festa pelos dez anos do PT no poder, Dilma foi lançada candidata à reeleição pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ela rejeitou a herança de Fernando Henrique Cardoso ao dizer que “nós não herdamos nada. Construímos”.


QUASE METADE DOS MÉDICOS DO PAÍS NÃO TEM ESPECIALIZAÇÃO

Vivian Carrer Elias, Veja
Quase metade dos médicos em atividade no Brasil não possui um título de especialista, que é emitido por sociedade de especialidade ou obtido com a conclusão de residência médica. Segundo dados divulgados nesta segunda-feira pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), as regiões do país que concentram o menor número de profissionais, como a Norte e a Nordeste, são as mesmas que possuem menos médicos especializados.
O CFM considera esse dado "preocupante", já que, mesmo sem nenhuma especialização, os médicos podem exercer qualquer ramo da medicina, o que acaba expondo a população a um atendimento menos qualificado.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

SEM COMENTÁRIO


MANAUS PROTESTA CONTRA RENAN CALHEIROS


Um grupo com cerca de 80 pessoas realizou na manhã deste domingo (24), um protesto no Centro de Manaus, pedindo a renúncia do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), eleito no início de fevereiro para comandar a Casa Legislativa nos próximos dois anos. Os protestos contra Renan foram realizados também, simultaneamente, em outras capitais do País.

Em 2007, Renan Calheiros renunciou à presidência do mesmo parlamento após ser acusado de usar dinheiro de fraudes para pagar a pensão da filha que teve fora do casamento com a jornalista Mônica Veloso.
De acordo com um dos organizadores do movimento, em Manaus, o administrador de condomínio Sérgio Avelino, o objetivo da manifestação é não deixar a capital do Amazonas de fora dos protestos que aconteceram em outras 16 capitais brasileiras, pedindo a saída do senador do cargo.
Segundo Sérgio, para o primeiro encontro, que foi marcado por meio das redes sociais, o saldo foi positivo. “Foi maior do que esperávamos, muita gente resolveu sair de casa e veio até aqui”, disse.
Ele afirmou ainda que se trata de um movimento pacifico, que não possui nenhuma ligação com partidos políticos e que é apenas a manifestação de brasileiros que não concordaram com a eleição do senador e que lutam para combater e acabar com a corrupção no País.
A concentração aconteceu no Largo de São Sebastião, em frente ao Teatro Amazonas, e percorreu as avenidas Eduardo Ribeiro e Getulio Vargas, onde os manifestantes iam abordando e trocando informações com quem passava pelo local.
Sérgio afirmou que o movimento não deve ficar apenas nesta ação. A ideia é nos próximos eventos distribuir cartilhas com informações, já que, de acordo com ele, muitas pessoas não sabiam quem era Renan Calheiros.

No Rio de Janeiro, sob um calor de mais de 30º Celsius, dezenas de pessoas caminharam na orla de Copacabana, zona sul da capital fluminense, pedindo a renúncia do presidente do Senado. Com faixas, cartazes e gritos de ordem, foram até o Leme, recebendo apoio dos banhistas.

Em Brasília, cerca de 60 pessoas marcharam do Museu da República até o gramado do Congresso Nacional levando cartazes e faixas e gritando palavras de ordem.
Na capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, ao menos duas centenas de manifestantes, segundo a Polícia Militar (PM), tomaram ruas e praças do centro da cidade, com faixas e cartazes pedindo a renúncia de Renan.

CADASTRO BIOMÉTRICO: ELEITORADO DO AMAZONAS SERÁ REVISADO


Amazonas vai passar por uma verdadeira revisão eleitoral por meio do recadastramento biométrico dos eleitores. Na primeira fase, que começa em abril deste ano e termina em maio de 2014, sete municípios terão o eleitorado recadastrado e revisto pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). A biometria permite a identificação do eleitor e da eleitora por meio da impressão digital.
Em duas semanas, o presidente do tribunal Flávio Pascarelli, irá reunir com os prefeitos dos municípios que passarão pela revisão e recadastramento para anunciar o cronograma de trabalho. Os municípios que passarão pela revisão têm cadastrado no TRE-AM, atualmente, 204.722 eleitores.
O novo sistema de votação que começa a se implementar no País aumentará a segurança do resultado da eleição e vai praticamente zerar a possibilidade de fraude no voto, quando finalizado o recadastramento e revisão do eleitorado. A possibilidade de fraude será limitada à vontade do eleitor que concordar em vender o voto.
“Vai haver verdadeira revisão eleitoral. O cadastramento biométrico (em outras cidades do País) tem demonstrando que nem sempre os números de eleitores cadastrados correspondem àqueles que realmente têm direito de votar (...) Com o novo sistema, a fraude vai depender apenas da honestidade do próprio eleitor”, disse o presidente do TRE-AM, Flávio Pascarelli.

domingo, 24 de fevereiro de 2013

MICHEL RIBEIRO ARREBATA O SEGUNDO LUGAR EM CAMPEONATO DE JIU-JI-TSU EM MANAUS



Michel Ribeiro, vice-campeão ,é o primeiro da esquerda pra direito

Ontem (23), no ginásio Amadeu Teixeira, na avenida Constantino Nery, bairro de Flores, aconteceu o campeonato pro abu bhabi Manaus, onde foi disputada a modalidade absoluto até 83 quilos, na categoria faixa-preta. Michel Ribeiro, representando a Academia Nova União (MPBJJ), de Manaus, Amazonas ficou como vice campeão na categoria, tendo como adversário, outro faixa preta rondoniense, da Academia Márcio Frank. Segundo Michel Ribeiro, a luta foi  difícil, e que no próximo campeonato, vai se dedicar mais nos treinos para poder conquistar o primeiro lugar noutros campeonatos . 

A AGITADA DESPEDIDA DE BENTO XVI

O Globo
Não têm sido tranquilos os últimos dias do pontificado de Bento XVI, a que ele decidiu renunciar. Às questões polêmicas, que já existiam, somam-se outras, como um relatório que teria sido preparado por três cardeais, a pedido do Papa, e que, dada a gravidade das conclusões — corrupção, rede de prostituição gay dentro do Vaticano —, teria sido a gota d’água para que o pontífice, já esgotado fisicamente, se decidisse a encurtar o mandato.
Por enquanto, são especulações. Mas o suficiente para causar preocupação nos que, católicos ou não, se interessam pelos destinos da mais antiga instituição do Ocidente.

A preocupação também transparece nas últimas homilias que o Papa tem pronunciado na Praça de São Pedro — os encontros semanais que foram um dos pontos altos desse pontificado de oito anos. O que pede o Papa? Que a Igreja e seus fiéis virem as costas ao orgulho e ao egoísmo; que as pessoas deixem de instrumentalizar a Deus para seus próprios fins, pondo acima de tudo o sucesso material. Seriam referências ao que acontece no Vaticano, onde, segundo outros relatos, existiriam conflitos entre tendências rivais?
A Igreja é uma organização de alcance mundial, e, onde há poder e prestígio, as ervas daninhas não tardam a aparecer. Mas o que Bento XVI está dizendo faz parte do patrimônio imemorial da Igreja, e serve para qualquer época.
Em dois mil anos de existência, a Igreja de Roma passou por todas as peripécias. Da perseguição ao triunfo. Houve um momento, na Idade Média, em que o Papa valia mais que os imperadores, e podia articular a derrubada de testas coroadas. Isso foi a fonte de imensos equívocos, o ponto de partida para prelados arrogantes que usavam seus cargos para se cobrirem de riquezas e de honrarias. Exatamente nessa hora, apareceu um Francisco de Assis, para dizer que o verdadeiro caminho da Igreja estava no desprendimento, no despojamento.
É uma discussão que atravessa os séculos, porque eclesiásticos são feitos de carne e osso. Dentro do próprio catolicismo, diz-se que a Igreja é “santa e pecadora”, por ser composta de seres humanos.
Foi o que se viu de uns anos para cá, quando começaram a espocar as denúncias sobre casos de pedofilia praticados por sacerdotes. Sendo a pedofilia já de si abominável, que dizer de um suposto homem de Deus que usa a sua função para abusar de um menor?
São questões que Bento XVI herdou do papado anterior, e a que procurou dar resposta na medida das suas forças. Seria uma pena, entretanto, que problemas desse tipo (gravíssimos) jogassem na sombra o legado de um papa de excepcional estatura intelectual e humana.

HUGO CHÁVEZ DÁ ORDENS POR ESCRITO

O vice-presidente da Venezuela afirma que se reuniu por cinco horas com o chefe de Estado. Porta-voz faz pronunciamento e informa que o presidente ainda usa a cânula traqueal
Janaína Figueiredo,
O vice-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, fez um pronunciamento através de uma cadeia de rádio e TV, diretamente do Hospital Militar, em Caracas, onde Hugo Chávez está internado, e informou que o presidente está lúcido e "dá ordens por escrito e outras formas de comunicação".
O vice-presidente afirmou que o presidente Chávez permanece usando uma cânula traqueal que facilita a respiração, e que continua a tratar a insuficiência respiratória.


O problema de insuficiência respiratória sendo tratado com intensidade", disse ele, em entrevista reproduzida pelo jornal local "El mundo".
Ainda segundo o político, Chávez se mostrou "muito enérgico" na última reunião, que durou cerca de cinco horas e tratou basicamente de economia.
"Nas próximas semanas, vamos implementar novas medidas (no setor econômico) como recursos para garantir e reforçar investimentos", disse Maduro. "Nós vamos tomar outras ações econômicas para vencer a guerra contra a especulação no escritório dos interesses nacionais".CHÁVEZ

CRACK E COCAÍNA AFASTAM DO TRABALHO MAIS QUE ÁLCOOL

Em seis anos, triplicou a distribuição do auxílio-doença para viciados das duas drogas

Há 13 anos como funcionário do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, o advogado Maurício Bitencourte, de 40 anos, finalmente havia conseguido em 2006 uma promoção à coordenação do departamento jurídico da entidade sindical.
A permanência no posto, contudo, durou apenas um ano. Em 2007, o profissional, pós-graduado em Direito do Trabalho, foi internado em uma clínica de reabilitação. Na época, misturava cocaína e maconha com bebidas alcoólicas.
Em 2010, após mais duas internações, foi demitido e começou a consumir diariamente o crack, que era trocado por ternos, camisas, sapatos e um televisor. Com o irmão, Luiz Carlos Bitencourte, consumia o crack nos fundos da casa da mãe.
Mês passado, os dois, agora desempregados, conseguiram acesso ao auxílio-doença, entrando numa assombrosa estatística do governo: o consumo de drogas no país cresce a cada ano, e, hoje, cocaína e crack já afastam, em relação ao álcool, mais que o dobro de trabalhadores do mercado profissional.

sábado, 23 de fevereiro de 2013

PROVA INFALÍVEL

Quando eu soltar o meu último suspiro
quando o meu corpo se mostrar gelado
e o meu olhar te parecer vidrado,
e se quiseres saber se inda respiro,

eis o melhor processo que sugiro:
não precisa  de espelho decantado
em frente ao meus nariz,mesmo afastado,
porque não falha a prova que prefiro.

Proceda dessa forma: no meu peito,
do lado esquerdo coloca a tua mão,
continuando firme desse jeito.

Dizes-me baixinho:acorda querido!
E se não palpitar meu coração,
então é certo que terei morrido!

Parafraseando soneto de igual título
do padre Manuel de Albuquerque..

PROCURADORES REAGEM A COLLOR E REPUDIAM "ATAQUES" CONTRA GURGEL

Trinta e dois procuradores-chefes criticam postura de senador em relação ao chefe do Ministério Público
O Globo
Trinta e dois procuradores-chefes divulgaram nota nesta sexta-feira repudiando “ataques” ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel. Eles criticaram a aprovação do Senado de um requerimento de autoria Fernando Collor, que pede uma auditoria do Tribunal de Contas da União na aquisição de 1,2 mil tablets pela Procuradoria-Geral da República.
Para os procuradores, “as tentativas de macular a honra do chefe do Ministério Público da União, que engloba o Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Militar e Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, pela sua atuação institucional, não alcançarão o fim predeterminado, pois não passam de tentativas vãs de retaliar e intimidar a instituição”.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

PENSAMENTO DA SEXTA-FEIRA


PT não pode falar de ética porque tem o mensalão na testa. (FHC)


ALMA

Nos combates ciclópicos, titânicos,
Que eu as vezes na Terra empreendia,
Nos vastos campos da Psicologia,
Buscava as almas seres inorgânicos.

Nas lágrimas, nos risos e nos pânicos,
Nos distúrbios sutis da hipocondria,
Nas defectividades da estesia,
Nos instintos soezes e tirânicos,

Somente achava corpos na existência,
E o sangue em continuada efervescência
com impulso terríficos e tredos.

Enceguecido e louco eu era, 
Que não via dos astros a monera,
As luzes d'alma em trágicos segredos.

AUGUSTO DOS ANJOS, paraibano, poeta simbolista, nasceu em 1884 e desencarnou em 1914
Nota- Este soneto foi psicografado por Chico Xavier e transcrito no livro Parnaso de Além-Túmulo

CONCURSOS PÚBLICOS COM INSCRIÇÕES EM FEVEREIRO OFERECEM MAIS DE TRÊS MIL VAGAS


Inscrições para a disputa de mais de três mil vagas de empregos terão início e término ainda no mês de fevereiro. Serão 14 concursos de níveis estadual e nacional oferecidos para candidatos do Amazonas.
As oportunidades são ofertadas para os níveis fundamental, médio e superior. O processo que envolve maior número de chances é o realizado pela Marinha do Brasil, com 2.200 vagas para o Curso de Formação de Aprendizes-Marinheiros de 2014.
As Prefeituras dos municípios de Rio Preto da Eva, Apuí, Boca do Acre, Juruá fazem parte das instituições que publicaram edital para concursos públicos.
Além delas, a Petrobras Distribuidora, Aeronáutica, Câmara Municipal de Iranduba, Secretária de Estado de Educação (Seduc), Tribunal de Contas do Estado (vagas para estágio), Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Universidade Federal do Amazonas (Ufam) também querem novos funcionários.

DEPUTADO FEDERAL HENRIQUE OLIVEIRA É CASSADO POR MAIORIA DE VOTOS NO TRE



Durante sessão do pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), o deputado federal Henrique Oliveira (PR) teve o mandato cassado por abuso de uso de meios de comunicação e foi declarado inelegível por oito anos, nesta quinta-feira (21). A cassação foi pedida pelo Ministério Público Eleitoral (MPE).
Em discussão nesta quinta, o juiz da corte eleitoral Dimis da Costa Braga pediu vista do processo e avaliou que o uso de depoimentos de pessoas ajudadas pelo deputado quando ainda apresentava o programa televisivo, “Na Hora H”, e utilizados no programa eleitoral o favoreceu. A juíza Maria Eunice e o juiz Luiz Carlos acompanharam o voto de Dimis, e afirmaram que "mesmo deixando o programa, ao usar esse recurso, ele teve uma vantagem diante dos outros".
O julagamento do processo iniciou na segunda-feira (18). Na ocasião, a relatora, desembargadora Maria do Socorro Guedes, havia considerado que não houve irregularidade legal no fato do deputado se candidatar após ficar conhecido por meio do programa televisivo.
O advogado de defesa Marco Aurélio Choy disse que vai ingressar com embargos de declaração, após a publicação do acórdão provavelmente amanhã. Choy explicou que os depoimentos não deixavam claro que as pessoas foram ajudadas por Henrique por meio do programa.
O deputado deve permanecer no cargo até o julgamento do embargo de declaração no TRE, será encaminhada para Brasília, onde irão analisar o recurso do parlamentar.
Henrique já foi cassado em 2009, quando ainda era vereador.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

CONDENADOS NO MENSALÃO PARTICIPAM DE ATO NO PARTIDO DOS TRABALHADORES

Daiene Cardoso, Gustavo Porto e Beatriz Bulla
O evento organizado pelo PT para comemorar 10 anos da legenda no comando do governo federal começou nesta quarta-feira, 20, com a presença da presidente Dilma Rousseff, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e também de petistas condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no processo do mensalão. Estão no evento o ex-ministro da Casa Civil e deputado federal, José Dirceu (foto abaixo), além dos deputados José Genoino e João Paulo Cunha.
Além de ministros de estado, nove presidentes e vice-presidentes de partidos aliados do PT estão presentes, assim como quatro governadores Agnelo Queiroz (DF), Jaques Wagner (BA), Marcelo Déda (SE) e Tião Viana (AC), que prestigiam o evento, comemorando também 33 anos do Partido dos Trabalhadores.


PEC QUE REDUZ PODER DO MINISTÉRIO PÚBLICO AVANÇA NA ASSEMBLEIA DE SÃO PAULO

Fausto Macedo, Estadão
Chegou à Mesa da Assembleia Legislativa de São Paulo a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que inquieta o Ministério Público porque tira dos promotores o poder de investigar deputados estaduais, prefeitos e secretários de Estado e confere tal atribuição exclusivamente ao procurador-geral de Justiça. O texto, subscrito por 33 parlamentares, foi publicado na edição desta quarta feira do Diário Oficial do Estado e vai agora para apreciação da Comissão de Constituição e Justiça.
O avanço da PEC, de autoria do deputado Campos Machado, líder do PTB na Assembleia, surpreendeu o Ministério Público. Desde que o petebista anunciou sua cruzada, promotores e procuradores apostavam que não passava de uma "bravata" do parlamentar e que ele não iria conseguir reunir as 32 adesões regimentais necessárias para protocolar a PEC - chamada na promotoria de "emenda da impunidade".