quinta-feira, 21 de outubro de 2021

DURO NA QUEDA: Gilmar Mendes nega habeas corpus e manteve Coriolano na prisão

O ministro Gilmar Mendes, do STF negou ontem (20), habeas corpus e manteve na prisão Coriolano Coutinho, preso desde dezembro de 2020, por conta da Operação Calvário deflagrada em 2018, com investigações voltadas para apurar irregularidades praticadas em esquema criminoso, integrado por Organizações Sociais, empresas comerciais e agentes públicos e políticos. Os advogados argumentam que Coriolano é o único réu mantido preso e pedem ordem de ofício para revogar a prisão preventiva e aplicar medida cautelar ao investigado. Em julgamentos anteriores, Coriolano já teve pedido de liberdade negado pelo pelo ministro Gilmar Mendes e pela ministra Laurita Vaz (Superior Tribunal de Justiça). Em fevereiro de 2020, Coriolano foi solto e passou a usar tornozeleira eletrônica. Mas, posteriormente, em dezembro de 2020 (Operação Calvário 10), foi novamente preso, por violação no uso do rastreador. Em fevereiro deste ano, a Justiça determinou uma segunda prisão de Coriolano, no âmbito da Operação Calvário 11ª e 12ª (A Origem), por participar de uma organização criminosa que atuou em licitações fraudulentas e pagamentos de propinas na compra de livros por parte do governo do Estado,quando o governador da Paraíba era Ricardo Coutinho, seu irmão

sexta-feira, 8 de outubro de 2021

DEVANEIO

Ora me vem à saudade, um lampejo me irradia, penso, porém, que é noite, na verdade já é dia, e quando acordei no sonho, eu estava em SERRARIA. Lembrei-me num estalo do "seo" Sales cebolinha", de "pedão" e João Lopes, da sinuca do "seo zinha", de quebra, d'um artesão, que fazia sapato à mão, cujo nome era Zequinha. Êta tempo bom danado, de uma infância feliz, onde a fartura era tanta, do caviar ao "sequis"... J.M.R

quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Luta

Estou no meu aprisco, alegre no meu redil, devagar, tocando a vida, e a DEUS peço guarida, para encher o meu cantil. (J.M.R)

terça-feira, 5 de outubro de 2021

A Assembleia Legislativa aprova passaporte da vacina para entrada em espaço público

Foi votado na Assembleia Legislativa da Paraíba, nesta terça-feira, por 20 votos a favor e 7 contra, projeto de lei,que institui o passaporte da vacina, de autoria do presidente da Casa,deputado Adriano Galdino. Projeto de lei segue para sanção do governador João Azevêdo, que deverá aprová-lo. No O projeto está contido, que ninguém pode se negar a tomar a vacina contra a Covid-19, porque se assim o fizer, estarão impedidas de frequentar bares, restaurantes, casas de shows, boates, entre outros ambientes de lazer e que as pessoas não imunizadas com as duas doses não poderão se inscrever em concursos ou provas para concorrer a cargos públicos, nem ser investidas ou empossadas em cargos na Administração Pública estadual direta e indireta. A proposta foi aprovada com algumas emendas ao projeto original. A principal delas é do deputado Anísio Maia, que retirou o trecho que restringe o acesso do servidor público ao salário em caso de não apresentar o comprovante da vacina contra Covid-19. Alguns parlamentares,a exemplo do deputado Walber Virgolino, (Patriotas) questionaram a constitucionalidade da proposta, por cercear o direito de ir e vir do cidadão e antecipou que deve entrar com mandato de segurança para barrar a matéria, pois, segundo Virgolino, o texto,conforme decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), veda a vacinação forçada ou qualquer medida invasiva sem o consentimento das pessoas que optarem por não tomar a vacina, preservando o direito à intangibilidade, inviolabilidade e integridade do corpo humano. O presidente da ALPB,Adriano Galdino disse que a Paraíba precisa dessas medidas para dar segurança aos ambientes públicos. "O povo não aguenta mais o isolamento e quer participar de eventos públicos", finaliza Galdino.

segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Síndrome da Inquietação Anal: sequela deixada pela COVID -19

O problema desse efeito colateral faz com que a pessoa sinta necessidade de se manter ativa para amenizar a “inquietação” no ânus. Existem muitos efeitos colaterais associados à covid-19, mas a chamada “síndrome da inquietação anal” é talvez o mais bizarro. O problema faz com que a pessoa sinta necessidade de se manter ativa para amenizar a “inquietação” no ânus. O sintoma foi relatado no estudo publicado dia 23 de setembro no periódico científico BMC Infectious Diseases. Pesquisadores do Hospital da Universidade Médica de Tóquio, no Japão, avaliaram a síndrome num homem de 77 anos, o primeiro a ter a doença registrada clinicamente. De acordo com o tabloide britânico The Sun, o idoso, que não teve a identidade revelada, foi tratado no hospital universitário da capital japonesa com sintomas leves da infecção causada pelo novo coronavírus. Durante esse tempo, ele sofreu de insônia e ansiedade que persistiram mesmo após o tratamento. “Várias semanas após a alta, aos poucos ele começou a sentir um profundo e inquietante desconforto anal. Antes de ter covid-19, ele nunca experimentou inquietação e desconforto no ânus”, afirmam os cientistas no estudo, citados pelo jornal. Os sintomas estavam localizados cerca de 10 cm acima do períneo (área entre os órgãos genitais e o ânus) e a dor piorava quando o japonês estava em o repouso e à noite. Por isso ele sentia a necessidade de se mover constantemente – daí o nome da condição ser “síndrome da inquietação anal”. Ir ao banheiro não alivia os sintomas. “Exercícios como caminhar ou correr aliviavam os sintomas, enquanto descansar fazia com que eles piorassem”, informa o artigo recém-publicado, citado pelo The Sun. O idoso precisou tomar remédio para aliviar a dor e conseguir dormir. Segundo o tabloide britânico, um exame revelou que o japonês sofria de hemorroida. Mas ela não foi associada à condição inquietante.