quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Vazante atípica do Rio Negro continua até o mês de março, afirma CPRM

Quatro metros abaixo da cota do ano passado, o Rio Negro continua vazando em 2016, em plena época de cheia. Com o nível oscilando desde o início de janeiro, a cota do rio fechou, esta quarta-feira (17), com vazante de quatro centímetros e, segundo o Serviço Geológico do Brasil, da Companhia de Recursos e Produção Mineral (CPRM) deve continuar até o mês de março.
A falta de chuvas é o principal motivo para que o Rio Negro tenha iniciado o processo de vazante atípico. De acordo com o superintendente do CPRM, Marco Antônio Oliveira, o fenômeno climático El Niño provoca a ausência das precipitações.
Segundo o meteorologista do Instituto Nacional de Metereologia (Inmet), Gustavo Ribeiro, o Amazonas vem registrando índices abaixo da média climatológica há cinco meses.
Conforme Ribeiro, as chuvas deste mês também estão inferiores em todo o Estado. "As chuvas deste mês tiveram pouco efeito sobre o rio, porque a estiagem está grande desde setembro. Reflexo do El Niño que veio muito forte, similar ao ocorrido em 1997 e 98 e também em 1982 e 83", disse.
O fenômeno climático El Niño, de acordo com o meteorologista, dificulta a formação de nuvens, diminuindo as chuvas e aumentando as temperaturas do ar. A falta de chuvas é encontrada também na nascente do Rio Negro no Peru.
"Esse é o contexto toda a Amazônia Legal, desde o Peru, no Solimões, e do próprio Rio Amazonas. A situação mais crítica está na calha do Rio Negro, porque na ponta dos afluentes choveu bem abaixo da média e a estiagem continua", relatou.
O CPRM estima que o nível do rio comece a melhorar a partir de março. A previsão, de acordo com Ribeiro, é que para os próximos sete dias as chuvas também não alcancem a normalidade.
Segundo o órgão, o primeiro trimestre é conhecido pela cheia dos rios e o último pela vazante, sendo o segundo e terceiro trimestres dominados pelas oscilações, entre os picos da enchente ou da seca nos cursos d'água.
De acordo com Marco, o Amazonas possui uma particularidade em relação à nominação deste tipo de fenômeno. Segundo o CPRM, o 'repiquete' se caracteriza pelo período de subida em sequência em decorrência das chuvas nas nascentes, seguido de uma acelerada vazante do rio, mas no caso da região, as cabeceiras estão a mais de três mil quilômetros de distância e por isso duram mais que em outras regiões do país.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Afonso Florence é escolhido novo líder do PT na Câmara

O deputado Afonso Florence (PT-BA) foi escolhido, na última quinta-feira (3), por aclamação, líder da bancada do PT na Câmara dos Deputados, após a desistência dos outros dois candidatos ao cargo, deputados Paulo Pimenta (RS) e Reginaldo Lopes (MG). Ele substituirá o deputado Sibá Machado (AC) na liderança.
A eleição foi acompanhada pelo presidente nacional do PT, Rui Falcão, que desejou sucesso ao novo líder.
Florence, que está em seu segundo mandato parlamentar, foi ministro do Desenvolvimento Agrário no primeiro ano de governo da presidente Dilma Rousseff. Ao assumir a liderança, Afonso Florence disse que irá atuar na defesa da democracia, do partido, das personalidades petistas, e trabalhar pelo Brasil.
O novo líder afirmou que, entre suas missões, está zelar pela unidade da bancada e derrotar a proposta de impeachment da presidente Dilma.
“Identificamos como tarefa primeira derrotar a tentativa de golpe e aprovar as medidas econômicas para a retomada do crescimento econômico, do emprego e renda com a manutenção dos direitos sociais. Vamos zelar pela unidade do PT e trabalhar pela unidade da base aliada de sustentação do governo da presidente Dilma Rousseff aqui na Câmara”, contou.
Durante a solenidade, Rui Falcão pediu o engajamento de todos os parlamentares petistas nas eleições municipais deste ano e também que todos os petistas façam a defesa permanente do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mesmo que ele não queira essa defesa.
Em entrevista após o evento, Falcão reiterou que pediu aos parlamentares petistas que defendam Lula na tribuna, nos sites, nos informes e que denunciem cada tentativa de criminalizar “indevidamente” o ex-presidente.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Jr e Banda agita a 4a edição da Banda do Forró do Netão

Animação e alegria marcam a 4a edição da Banda do Forró do Netão. Nesta quinta-feira (04), a casa que está localizada no Rancho Sertanejo, em frente ao Aeroclube, preparou uma mega estrutura com as principais bandas que prometem esquentar a temperatura de Manaus.  O evento contará com a participação de Jr e Banda, Feras do Forró, Xiado da Xinela e Forró Ideal.  Os intervalos ficam por conta do Dj Marcos Batman.
Segundo Netão, proprietário da casa, o público do evento aumenta a cada ano. “A festa terá quase oito horas de duração e do jeito que o público está acostumado a ver. Quem ainda não tem opção na quinta à noite e ainda não conheceu a casa, essa será uma ótima oportunidade”, ressaltou.

Jr e Banda promete agitar a banda do Forró do Netão
Foto: Divulgação

SERVIÇO
O que: Banda do Forró do Netão
Quando: 04/02 (quinta), a partir das 21h
Onde: Rancho Sertanejo em frente ao Aeroclube.
Quanto: Mulheres não pagam até 23h. Após esse horário o ingresso custa R$ 25, preço único.