sexta-feira, 10 de março de 2017

Henrique Meirelles diz que nunca viu nada ilegal durante o governo de Lula

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou em depoimento à Justiça Federal que não presenciou nada ilícito no governo do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT).
Henrique Meirelles foi ouvido por videoconferência com o gabinete do Ministro da Fazenda, em Brasília (DF), na manhã desta sexta-feira (10), sob o comando do juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato na primeira instância.
"A minha relação com o presidente Lula era totalmente focada em assuntos relativos ao Banco Central e à política econômica e, nesta interação, eu nunca vi ou presenciei nada que pudesse ser identificado como algo ilícito ou ilegal", afirmou o ministro para o advogado do ex-presidente.
O ministro foi arrolado como testemunha de defesa pelos advogados de Lula. Henrique Meirelles foi presidente do Banco Central de 2003 a 2011, ou seja, durante os dois mandados de Lula. 
Henrique Meirelles relatou que, ao aceitar o convite do ex-presidente para assumir a presidência do Banco Central, disse a Lula que aceitaria se tivesse "dependência de ação" – como explicou na oitiva. O ministro afirmou que este acordo foi cumprido por Lula.
Ação penalNesta ação penal, Lula é acusado de receber um apartamento triplex, em Guarujá (SP), como suposto pagamento de propina por parte da empreiteira OASO ex-presidente responde pelos crimes de corrupção passiva e de lavagem de dinheiro.

A denúncia do Ministério Público Federal (MPF)  abrange três contratos da OAS com a Petrobras e diz que R$ 3,7 milhões em propinas foram pagas a Lula.

Segundo os procuradores, a propina se deu por meio da reserva e reforma de um apartamento triplex em Guarujá e do custeio do armazenamento dos bens do ex-presidente da República.

Nenhum comentário:

Postar um comentário