sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Temer recebe nesta sexta 1ª visita oficial após afastamento de Dilma


Presidente interino se reunirá no Planalto com Serj Sargsyan, da Armênia.
Peemedebista já se encontrou com outros chefes de Estado na Olimpíada.

Filipe MatosoDo G1, em Brasília

O presidente da República em exercício, Michel Temer, receberá nesta sexta-feira (12) o presidente da Armênia, Serj Sargsyan, no Palácio do Planalto. Será a primeira visita oficial de um chefe de Estado a Brasília desde que a presidente Dilma Rousseff foi afastada pelo Senado, em maio, em razão do processo de impeachment que enfrenta no Congresso Nacional.

Por não ser uma visita de Estado, a mais importante na diplomacia, o presidente armênio não passará em revista às tropas ou será recebido com tiros de canhão. Segundo a Presidência, ele também não terá reuniões com os presidentes do Legislativo e do Judiciário, como prevê o rito.
Pela programação divulgada pela assessoria de Temer, a previsão é que Sargsyan chegará ao Palácio do Planalto por volta das 11h. Ele subirá a rampa do palácio e será recebido no topo por um funcionário do cerimonial da Presidência, que o conduzirá até o gab
 
Conforme a agenda prevista para esta sexta, Temer e Sargsyan participarão, por volta das 11h30, de uma cerimônia de assinatura de atos de cooperação entre Brasil e Armênia. Segundo a assessoria da Presidência, não havia previsão, até a noite desta quinta, de declaração à imprensa por parte dos dois ou um almoço para as delegações dos dois países.
Para esta sexta, está previsto o lançamento da chamada "pedra fundamental" da Embaixada da Armênia em Brasília, mas o presidente em exercício não deverá participar do ato e a expectativa é que ele seja representado pelo chanceler José Serra.
Encontros no Rio
Embora Temer esteja recebendo nesta sexta sua primeira visita oficial de um chefe de Estado, na semana passada, o presidente em exercício viajou ao Rio de Janeiro para assistir à cerimônia de abertura da Olimpíada e, poucas horas antes do evento, recebeu líderes de cerca de 40 países no Palácio Itamaraty, antiga sede do Ministério das Relações Exteriores.
Na ocasião, o peemedebista posou para fotos e conversou por alguns minutos com esses representantes de governos que estavam na cidade também para assistir à cerimônia – entre eles, estavam o secretário de Estado dos EUA, John Kerry; o presidente da França, François Hollande; e o presidente da Argentina, Maurício Macri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário