quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Renan Calheiros e Jader Barbalho receberam propina, diz Cerveró

STF homologa acordo de delação e ex-diretor da Petrobras passará o Natal em casa


Renato Onofre e Cleide Carvalho, O Globo
O ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró afirmou, em delação premiada, que pagou US$ 6 milhões em propina ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e ao senador Jader Barbalho (PMDB-PA). O acordo foi homologado nesta quarta-feira pelo ministro Teori Zavascki.
O senador do PT Delcídio do Amaral, preso desde 25 de novembro, também teria sido, segundo Cerveró, destinatário de outros US$ 2 milhões em vantagem indevida. Os valores eram referentes a uma série de propinas arrecadadas em contratos assinados por Cerveró na época em que ele era diretor da área internacional da estatal. 
Em delação premiada, o lobista Fernando Soares, o Baiano, já havia dito que Renan e Jader receberam propina. Baiano explicou, no entanto, que os valores eram referentes a contratos de navio-sonda. Em depoimento à Polícia Federal, Renan negou ter recebido propina e argumentou que, se tivesse tomado conhecimento dos fatos, “teria tomado as providências cabíveis”. Em outubro, Jader, aproveitou reunião da Comissão de Constituição e Justiça do Senado para também negar envolvimento nas denúncias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário