segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Mauricio Macri ganha as eleições e será o novo presidente da Argentina

Com 60% das urnas apuradas, Macri vence com 54% dos votos contra 46% de Scioli


Carlos E. Cué, EL País
O liberal Mauricio Macri (Cambiemos) será o novo presidente da Argentina, segundo a apuração de 63% das urnas. O opositor se impôs nas urnas ao peronista Daniel Scioli (Frente para la Victoria) com 53,5% dos votos contra 46,5% em um domingo tranquilo de eleições presidenciais. No entanto, parecia que tudo já tinha sido decidido no primeiro turno, onde ocorreu a verdadeira reviravolta. Macri se tornou então o favorito e não saiu desse pedestal. A única dúvida era que distância teria de seu rival, um dado importante para saber com que força seu Governo dará a partida em uma situação econômica delicada.
A mudança chegou à Argentina com uma sensação de normalidade absoluta, sem denúncias de fraude, sem tensões, e com um dia ensolarado na capital. Nada a ver com as primárias de agosto, quando se votou depois de uma das piores inundações de que se tem notícia na província de Buenos Aires e houve todo tipo de denúncias. Tudo apontava então para uma vitória da situação. Mas pouco a pouco Macri foi ganhando terreno e Scioli perdendo, em um ambiente de cansaço do kirchnerismo que as pesquisas não conseguiram detectar.
Macri conseguiu forçar o segundo turno em 25 de outubro com um resultado inesperado —37% a 34% em favor de Scioli— e desde então não parou de crescer, enquanto Scioli e a situação mudavam totalmente de estratégia, em desespero, para tentar estimular o voto anti-Macri e convencer os argentinos, sobretudo das classes populares, de que tinham de ir votar para defender seus programas sociais e os direitos adquiridos nestes anos.
Mauricio Macri fala com a imprensa (Foto: IVAN ALVARADO (REUTERS))
Mauricio Macri fala com a imprensa (Foto: IVAN ALVARADO (REUTERS))



Nenhum comentário:

Postar um comentário