quinta-feira, 1 de outubro de 2015

QUEIMADAS

Por José MARCELINO RIBEIRO

No último fim de semana visitei Itacoatiara para rever alguns amigos. 
Na volta fiz uma incursão prazerosa onde, também conservo uma gama de amizade na vila de novo Remanso, lugarejo pertencente ao município de Itacoatiara. 

Fiquei muito triste com que presenciei: Árvores históricas sendo derrubadas sem qualquer comprometimento com os ditames da Lei. Áreas inteiras, completamente dizimadas pela ação de fogo, sem que ninguém tome providências. 

Hoje, cedinho, quando subi ao topo do prédio onde resido fiquei mais um vez desolado com que vi: nuvens incandescentes no entorno das luzes que ficam nos postes e Manaus tomada plenamente pela fumaça remanescente de queimadas.

Hospitais do interior e capital repletos de pacientes a procura de médicos, com problemas respiratórios, causados por esses assassinos ocultos que ousam e se estribam na cultura de que queimando o solo ele se fortificará e um replantio será mais salutar numa safra promissora, algo inteiramente mitológico e inconsequente. 

As autoridades do Amazonas precisam acordar pra esse fato grave, do contrário teremos um amontoados de mais doentes a inflar às nossas unidades de saúde, além do desmatamento desenfreado causador de um calor causticante 

Nenhum comentário:

Postar um comentário