sexta-feira, 22 de maio de 2015

No Amazonas, 500 morrem por ano, em média, em acidentes de trânsito

Quinhentas pessoas morrem por ano, em média, no Amazonas, em acidentes de trânsito. São 14 mortes, em média, a cada 100 mil habitantes, segundo dados do Ministério da Saúde (MS) divulgados nessa quinta-feira. No País, o número de vítimas fatais chega a 45 mil anualmente. Em dez anos, segundo o MS, 4.749 pessoas morreram no trânsito do Estado. Entre os anos de 2002 e 2012, o crescimento em número de vítimas fatais foi de 62%.
O que mais preocupa as autoridades de saúde é o crescimento do número de jovens entre as vítimas. Foram 1.592 mortes em dez anos, um crescimento de 56,4%. A taxa é de 17 mortes a cada 100 mil jovens.
Segundo o MS, nos últimos seis anos as internações hospitalares no Sistema Único de Saúde (SUS) envolvendo, principalmente, motociclistas  cresceram 115% e o custo com o atendimento a esses pacientes aumentou 170,8%.
Diante desse cenário, o Ministério da Saúde está propondo uma série de ações intersetoriais que deverão envolver outras esferas do governo  federal, governos estaduais e municipais para promoção de uma política específica de prevenção aos acidentes.
Perfil das vítimas
Segundo Sistema de Vigilância de Violências e Acidentes (Viva 2011), que traça o perfil das vítimas de violências e acidentes atendidas em serviços de urgência e emergência do SUS nascapitais brasileiras, 78,76% das vítimas de acidente de transporte terrestre envolve motociclista e são homens, na faixa etária de 20 a 39 anos.
Em 2010, o MS implantou o projeto Vida no Trânsito com o objetivo de reduzir os casos de mortes e feridos em decorrência de acidentes no trânsito. Entre as ações do projeto está a realização de campanhas educativas e a qualificação dos sistemas de informação sobre acidentes, feridos e vítimas fatais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário