sexta-feira, 10 de abril de 2015

Detran e Manaustrans vão coibir venda de bebidas nas calçadas de casas de show

Os ambulantes que vendem bebidas alcoólicas em festas em frente às casas de shows de Manaus serão um dos alvos da ação conjunta do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) e o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) e outros órgãos para inibir o consumo de bebidas alcoólicas no trânsito.
“Essa venda de bebida por ambulantes é proibida por lei, mas é muito comum ver nas casas de shows e festa essa comercialização. Vamos apreender as mercadorias, junto com a  Sempab (Secretaria Municipal de Mercados, Produção e Abastecimento)”, explicou o diretor-presidente do Detran, Leonel Feitoza.
As casas de shows sem autorização para funcionar também serão fiscalizadas. “Com isso, vamos estancar o início do problema de consumo de álcool no trânsito. Fizemos um estudo e identificamos a origem dos problemas de morte no trânsito. Então, iremos atuar na raiz desse problema”.
Outros locais a serem fiscalizados são os postos de gasolina. Conforme Leonel, os pontos, ainda que proibidos por lei, são muito utilizados como locais para beber. “Existem leis que proíbem o consumo de bebida em lojas, mas é comum detectarmos menores bebendo nos postos e saem dali para matar ou para morrer no trânsito. Queremos fiscalizar todas as esferas para evitar mais acidentes e mais mortes”, disse o diretor do Detran. 
Segundo ele, 70% dos acidentes com vítimas fatais no trânsito são causados por efeitos alcoólicos nos motoristas.
Além do Detran e Manaustrans, as policias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar, Sempab, Secretaria Municial de Finanças (Semef) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmas) vão apoiar a ação.
O Manaustrans atuará nos estacionamentos próximo às casas de shows. “Vamos fiscalizar a parte dos estacionamentos irregulares nas vias e calçadas. Então, aquele que está bebendo e esperando para amanhecer o dia e o Detran ir embora para ele ir para casa bêbado, se tiver estacionado irregularmente, o carro vai ser guinchado e ser encaminhado para o parqueamento”, explicou o diretor-presidente do Manaustrans, Paulo Henrique Martins.


Nenhum comentário:

Postar um comentário