segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Tabaré Vázquez é eleito presidente do Uruguai


Oncologista de 74 anos já ocupou cargo entre 2005 e 2010.

Jornal destaca Vázquez como presidente mais votado dos últimos 70 anos.

Do G1, em São Paulo

(
De acordo com a Corte Eleitoral do Uruguai, com 100% das seções apuradas, Vázquez somava 1.226.105 votos (53,6%) contra 939.074 (41,1%) do candidato do Partido Nacional, Luis Lacalle Pou. Tabaré Vázquez, socialista e oncologista de 74 anos, já foi presidente do Uruguai entre 2005 e 2010.
Em seu primeiro pronunciamento após a divulgação dos resultados provisórios, Vázquez pediu um grande acordo nacional para atender a áreas-chave como segurança, educação, saúde e infraestrutura.
"Em termos de desenvolvimento econômico e social legítimo e duradouro é fruto de (...) trabalhos compartilhados. Isto implica diálogos e acordos entre todos os setores e em todos os âmbitos da sociedade sobre temas vertebrais da agenda do país", declarou.
Vázquez assinalou o "orgulho" que sente com "a mostra de amor pela democracia, pelo respeito e pela tolerância" com que o país viveu a jornada, "independentemente da cor política de cada um". "Vamos cumprir até a última vírgula do programa do Frente Ampla. Dentro da Constituição e da lei tudo; fora, nada", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário