terça-feira, 18 de novembro de 2014

Há 80 milhões de bactérias num beijo



 El País
Um grupo de investigadores holandeses quis saber qual a relação existente entre os beijos e as bactérias da cavidade bucal, uma vez que no contacto boca a boca, o intercâmbio salivar proporciona (também) a partilha de bactérias.
Selecionaram 21 pares (homossexuais e heterossexuais), recolheram amostras da língua e saliva de cada um dos elementos e pediram a um de cada par que comesse um iogurte probiótico, que contém grande quantidade de determinadas bactérias (Streptococcus, Lactobacillus, etc.).
Após um beijo prolongado entre os respetivos pares, os investigadores recolheram novas amostras e concluíram que, em média, cerca de 80 milhões de bactérias passam de uma boca para a outra num beijo de dez segundos, segundo noticia o "El Pais".
Num corpo humano adulto podem existir cerca de 100 mil milhões de bactérias de 2000 espécies diferentes. A maioria estão no estômago e intestinos, mas a maior diversidade está na cavidade bucal - são 700 "famílias" de bactérias a viver na boca.
"A saliva é um ambiente muito dinâmico", sublinha Remco Kort, microbiólogo da TNO (organização holandesa de apoio à investigação) e principal autor do estudo. "Por estarmos constantemente a engolir, apenas podemos identificar similaridades" entre indivíduos, explicou.
Remco Kort diz que seria necessário acompanhar os participantes do estudo vários anos para determinar a verdadeira influência dos beijos nas bactérias existentes na boca, uma vez que, há "fatores importantes" a ter em conta, como seguir um regime alimentar semelhante ou usar a mesma pasta de dentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário