segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Mais de 70 motoristas são multados por desrespeitar faixa azul em Manaus


Linha de demarcação indica que corredor é exclusivo para ônibus.
Infração é considerada grave e gera multa de R$ 127 e 5 pontos na CNH.

Do G1 AM
Corredor exclusivo para ônibus está sendo separado com linha azul (Foto: Divulgação/Semcom-Manaus)

Corredor exclusivo para ônibus está sendo separado com linha azul (Foto: Divulgação/Semcom-Manaus)

Fiscais do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Transito (Manaustrans),  autuaram mais de 70 motoristas por circularem indevidamente na faixa azul no primeiro semestre deste ano, em Manaus. Segundo balanço divulgado pelo órgão, as multas foram emitidas contra condutores e motoristas que transitaram indevidamente sobre a faixa exclusiva para ônibus.

A faixa, na Avenida Constantino Nery, começou a ser fiscalizada em janeiro deste ano. Ao todo, 79 condutores foram autuados.

De acordo com o Manaustrans, a implantação da linha azul compreende o primeiro trecho do corredor do BRS (Bus Rapid System). A linha de demarcação se estende por seis quilômetros, ao longo da via, nos dois sentidos e indica que o corredor é exclusivo para ônibus.
Segundo o Manaustrans, um período de adaptação foi dado aos condutores, e, neste momento, motoristas devem transitar de forma correta para evitar ser multado. Após a implementação da linha azul, o instituto orientou a população quanto à utilização da sinalização.
O condutor que for flagrado transitando indevidamente pela faixa azul, de acordo com o artigo 184 do Código de Trânsito Brasileiro, está sujeito à notificação. De acordo com o Código, "transitar na faixa regulamentada de circulação à esquerda exclusiva para  determinado veículo, e é infração grave, 5 pontos da carteira e multa R$ 127,69".
Além das linhas de ônibus listadas, apenas ambulâncias, viaturas policiais, dos bombeiros e da fiscalização do trânsito, em serviço, poderão circular em qualquer dia e horário na pista do BRS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário