segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Com sete governadores, PMDB sai fortalecido



Com vitória de Ivo Sartori no Rio Grande do Sul e reeleição de Pezão no Rio, partido surge como grande vitorioso nas eleições estaduais

Renê Gardim
Pezão, reeleito no Rio depois de uma disputa acirrada com PTR e PT
Com a vitória no Rio Grande do Sul, com José Ivo Sartori, e no Rio de Janeiro, com a reeleição de Luiz Fernando Pezão, o PMDB surge como o grande vitorioso nas eleições estaduais deste ano. No primeiro turno, o partido conseguiu eleger quatro governadores.
Por outro lado, no Rio Grande do Norte, Henrique Alves (PMDB) ficou com 45,58% dos votos válidos e perdeu para Robinson Farias, com 54,42%. Em Rondônia, o peemedebista Confucio Moura, com 53,34%, venceu Expedito Júnior, 46,67%.

No Amazonas, José Melo, do Pros, com 55,95%, venceu Eduardo Braga, do PMDB, que obteve 44,05%.

Até o fechamento desta edição, o PT ainda tinha a esperança de conquistar mais três governos. Depois de emplacar três governadores no primeiro turno, o partido ainda tinha a expectativa de vencer no Ceará com Camilo, e no Acre com Tião Viana.

A pior derrota dos petistas ocorreu no Rio Grande do Sul, onde o governador Tarso Genro, que ficou com 38,74% dos votos válidos e que liderou as pesquisas no primeiro turno, perdeu para José ivo Sartori, com 61,26%.

O PSDB, que elegeu dois governadores no primeiro turno, conseguiu reeleger Marconi Perillo, em Goiás, e Reinaldo Azambuja, no Mato Grosso do Sul. Aliás, uma virada sobre o petista Delcídio, que venceu o primeiro turno.

PSB encolhe

O PSB, partido de Marina Silva, que elegeu um governador no primeiro turno, comemora a vitória de Rodrigo Rollemberg, com 55,56% dos votos válidos, sobre Jofran Frejat, do PR, que ficou com 44,44% no Distrito Federal. Também obteve sucesso na Paraíba, onde Ricardo Coutinho, com 52,48% dos votos, venceu o tucano Cássio Cunha Lima (47,52%.

Na disputa no Amapá, o socialista Camilo Capiberibe, com 39,44% dos votos válidos, perdeu para Waldez do PDT, que terminou com 60,56%.

Já em Roraima, Chico Rodrigues, pela pesquisa de boca de urna, deve ter perdido para Suely Campos, do PP.

Agora, o partido começará 2015 com menos governadores que em 2011, quando empossou seis candidatos.

PSD e PDT já haviam elegido um governador cada e emplacaram mais um cada no segundo turno. PRB, PR, PP e PROS também disputaram a segunda fase da eleição, mas apenas o PROS e o PP tiveram sucesso. O PCdoB fez o primeiro governador de sua história em primeiro turno, Flávio Dino, no Maranhão, mas não disputou nenhuma vaga ontem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário