sábado, 16 de agosto de 2014

Diretor do BC nega PIB negativo no 2º trimestre

Segundo Carlos Hamilton, somente no dia 29 se saberá se a atividade econômica foi negativa no período

Estadão
Carlos Hamilton, diretor do Banco Central, nega PIB negativo no 2º trimestre
Carlos Hamilton, diretor do Banco Central, nega PIB negativo no 2º trimestre
SÃO PAULO - O diretor do Banco Central, Carlos Hamilton, disse que o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) divulgado nesta sexta-feira (15) é um indicador de tendência e não uma medida do Produto Interno Bruto (PIB). "Dessa forma não é correto afirmar, nem informar com base nesse índice, que a variação do PIB foi negativa no segundo trimestre", disse Hamilton antes da abertura do IX Seminário sobre Riscos, Estabilidade Financeira e Economia Bancaria, que é realizado em São Paulo.
Segundo ele, somente no dia 29, quando serão divulgados os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o segundo trimestre é que se saberá se a atividade econômica foi negativa no período. "O IBC-Br é um indicador importante e de tendência, mas não é a projeção do Banco Central, portanto, não é correto afirmar ou informar com base no índice que o Banco Central está projetando variação negativa do PIB no segundo trimestre", destacou.
Hamilton afirmou ainda que "nossa projeção é a que consta no relatório de inflação e vamos aguardar novas informações. Vamos refazer as estatísticas no final do terceiro trimestre e, eventualmente, ver se a projeção para o ano poderá ou não ser revista". O índice atingiu em junho 143,43 na série dessazonalizada, o menor nível desde outubro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário