segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

PERIVALDO VOLTA AO BRASIL APÓS VIVER NA RUA EM PORTUGAL

 

g1

 O Fantástico localizou, em Lisboa, o ex-lateral da seleção. Mas chegou a hora da volta por cima. Perivaldo desembarca no Brasil e a equipe do programa acompanha o reencontro dele com a família.

Há um mês, o Fantástico encontrou o Perivaldo vivendo como um sem-teto em Lisboa. Ele perambulava pelas ruas. Recolhia peças de roupa de dentro de latas de lixo. Pouca gente imaginava que aquele homem já tinha vestido a camisa amarela da seleção brasileira.
Perivaldo Lúcio Dantas ficou famoso como Peri da Pituba. Foi lateral direito do Botafogo, passou pelo Palmeiras, de Telê Santana, que o convocou para a seleção em 81. Fez parte do histórico time de 82 com Falcão, Zico, Sócrates.
Agora, Peri dormia na rua. A família no Brasil não sabia das condições dele na Europa.
“Chorei muito de ver ele naquela situação”, conta Noélia Lúcia Dantas, irmã do Perivaldo.
“Sempre ajudou os outros. E agora se vê nessa situação, é doído”, desabafa Paulo Lúcio Dantas, irmão do Perivaldo.
O Sindicato dos Jogadores Profissionais se comprometeu a trazer o Perivaldo de volta. “Se a questão for ele voltar pro Brasil, vamos patrocinar a volta dele”, disse Alfredo Sampaio, presidente do Sindicato dos Atletas de Futebol.
Foi o que aconteceu essa semana. Marcelo Dantas, o filho mais velho de Perivaldo, foi até Portugal. “Mexe com o emocional, né? Mexe com muita coisa. Vem o passado, vem muita coisa. É difícil. É difícil”, se emociona.
Do lixo para o luxo. Depois de passar por todo tipo de dificuldade, ser obrigado a dormir na rua, revirar o lixo, os últimos dias de Perivaldo em Portugal foram em um hotel cinco estrelas. Ele ficou hospedado lá, até a volta em definitivo para o Brasil.
“Eu sempre dormi em esteira de palha no chão. O moleque (filho) já é cinco estrelas... Five star. Estou decidido a voltar pro Brasil. Meu filho veio aí. Lá meus netos, todo mundo querendo me levar. Eu não posso dar esse mole”, diz.
“A ideia é inicialmente ele ficar perto da família nesse período de Natal. Uma primeira adaptação dele. E depois, final de janeiro, início de fevereiro, aí sim a ideia é levá-lo para o Rio e criar uma estrutura de trabalho pra ele”, adianta Alfredo Sampaio.
A despedida de Portugal contou com entrevista para a imprensa esportiva.
“Não sei como agradecer o pessoal de Lisboa, a imprensa de Lisboa. Mas meu coração diz: ‘sou feliz mesmo partindo, sou feliz’”, declarou.
Depois de 23 anos em Portugal, no último dia de Perivaldo em Lisboa, é claro, ele quis ir à Feira da Ladra, onde ganhou um dinheirinho nos últimos tempos.
De um dos antigos companheiros de feira, ele ganhou duas calças para a viagem.
Perivaldo chegou na quarta-feira ao Rio de Janeiro. “Muito obrigado a vocês, toda a imprensa, por essa força. E pode contar que o Peri vai bater firme aí”, disse o ex-jogador.
No Rio, Perivaldo vai ficar num apartamento pago pelo sindicato. Mas nem deu tempo de ele se sentir em casa. No dia seguinte, Perivaldo já foi para a Bahia, rever os irmãos que vivem em Itabuna, na casa que, no passado, Peri comprou para a mãe.
“Eu estava ansiosa para dar um abraço”, diz Sandra Regina Dantas, sobrinha de Perivaldo.
“O Natal mais feliz que nós vamos passar é esse agora. A presença de Perivaldo com todos nós. Estamos muito felizes”, afirma Noélia Lúcia Dantas.
Peri começa agora mais uma etapa na vida. Uma que começa com a cara dele, a cara da alegria.
“No meu vocabulário, não existe a palavra feliz. Existe felicíssimo”, diz Perivaldo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário