sexta-feira, 31 de maio de 2013

OUTROS QUINHENTOS ( ZIRALDO )

Crônica

Todo mundo conhecia na cidade o osvaldinho jogador de sinuca, safado, perigoso. Um dia,osvaldinho chegou no bar e disse que ia viajar.
- Pra onde é que você vai?
- Agora? agora tou indo à igreja..
Depois vou pra Santo Antão.
-À igreja? o que é que você vai fazer na igreja, osvaldinho?
- Vou deixar quinhentos mil-réis com o padre. Você sabe, não posso viajar com todo esse dinheiro no bolso. ( No tempo dessa anedota,quinhentos mil-réis era dinheiro que não acabava mais )
-Tem razão, faz bem .
E o osvaldinho saiu do bar em direção a igreja, despedindo de todo mundo . No caminho, encontrou-se com o prefeito:
-Sabe pra onde tou indo seu prefeito? 
- Pra Santo Antão.
-É de vera. Mas inhantes vou dar uma passadinha lá na igreja.
- pra quê, osvaldinho,?
- Vou deixar quinhentos mil-réis com o seu padre, pra ele guardar pra mim.
- Faz bem, osvaldinho. Boa viagem. 
E o osvaldinho gastou mais de uma hora pra chegar na igreja, contando pra todo mundo que ia deixar quinhentas pratas com o velho padre da cidade.
E ele viajou, e o tempo passou, e num domingo, lá de manhã, na missa das dez, interromperam o sermão do velho padre, justa na hora em que ele falava:
" Perdoamos aos nossos devedores"
- Seu padre... foi bom o senhor falar nisso.
Todo mundo se assustou. Quem era aquele interrompendo o sermão?
Era o osvaldinho.
-Seu padre, foi bom o senhor falar nisso. Queria aproveitar e pedir ao senhor pra devolver os meus quinhentos.
-Que quinhentos, meu filho?- perguntou o velho padre, sem entender nada. 
- Os quinhentos que eu dei pro senhor gaudar pra mim antes de viajar.
- Mas você não me deu dinheiro algum, meu filho.
O padre era muito velhinho e esquecido e quando o padre falou isso, foi aquele oooohhhh na igreja.
- O senhor tá é com má memória, seu padre. Todo mundo é testemunha que eu vim aqui  lhe dar os quinhentos mil-réis.
E foi aquele sussurro geral: é, eu vi, é verdade sou testemunha, o padre anda meio caduco, o osvaldinho tá certo, tá certo, é isso, o padre, é, o osvaldinho...
E o padre perdeu o rebolado lá em cima do púlpito, os osvaldindo lá embaixo vitorioso esperando passar o burrará.
Nisso, sentindo o padre perdido, coronel pipico, o homem mais rico do lugar, patrono da igreja, se adiantou e, com um sorriso, explicou para todos:
- Houve um engano. O osvaldinho não deu quinhentos mil-réis pro padre. Os dois tão esquecidos. O osvaldinho deu os quinhentos foi pra eu guardar. 
Aí, não se adiantou o osvaldinho, na bucha
- Não, não, não, coronel. ESSE, AÍ SÃO OUTROS QUINHENTOS !



Nenhum comentário:

Postar um comentário