quinta-feira, 4 de abril de 2013

JOVEM FRAUDOU DOCUMENTOS PARA AFIRMAR QUE HAVIA SIDO APROVADO EM HARVARD



Material sobre 'aprovação' de Jean foi publicado no site da Seduc e reproduzido no Portal D24AM

A confirmação foi dada na manhã desta quinta-feira, ao Portal D24AM, pelo escritório de Harvard no Brasil, que fica em São Paulo, após analisar documentos apresentados.

Manaus - O jovem Jean Cardoso Lopes, de 18 anos, falsificou documentos internacionais para afirmar que havia sido selecionado para a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, uma das mais conceituadas do mundo.  

A confirmação foi dada na manhã desta quinta-feira, ao Portal D24AM, pelo escritório de Harvard no Brasil, que fica localizado em São Paulo. O material informando que o garoto , que concluiu os estudos na rede pública do Estado, havia sido aprovado em Harvard foi publicado no site da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) ereproduzido no Portal D24AM, na última terça-feira.

De acordo com o escritório brasileiro, eles ficaram sabendo do caso via internet e solicitaram, dos Estados Unidos, uma cópia da lista de selecionados para ingresso na universidade.

Como a resposta duraria mais de uma semana para ser enviada, os funcionários conseguiram a documentação apresentada pelo rapaz que ele dizia comprovar sua aprovação. Na análise do documento, os funcionários verificaram que o documento era falsificado, visto que os aprovados recebem cartas, e não uma espécie de diploma, como foi apresentado por Jean.

O escritório brasileiro ressaltou, ainda, que o curso de Medicina, para o qual ele diz ter sido aprovado, sequer existe no nível de seleção a que Jean poderia concorrer.  Não há, até aqui, nenhum procedimento jurídico sendo estudado no escritório de Harvard contra o rapaz, que diz ter nascido no Pará mas concluiu os estudos no Amazonas.

Em nota, a Seduc informou que recebeu a denúncia de que o rapaz estava mentindo sobre sua aprovação na quarta-feira pela manhã, após a publicação da matéria no site, e está tomando todas as providências cabíveis para a apuração do caso.

Responsabilidades criminais

Advogados consultados pelo Portal D24AM informaram que, como Jean já tem mais de 18 anos, ele pode ser processado pelo Ministério Público por falsidade documental. A partir de então, a Polícia Federal pode entrar com uma ação penal e Jean pode ser julgado e preso, caso seja condenado.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário