sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

VENEZUELA DIVULGA PRIMEIRAS IMAGENS DE CHÁVEZ APÓS CIRURGIA


Presidente aparece sorrindo, deitado em uma cama e com as filhas. 
Segundo o governo, ele ainda enfrenta dificuldades respiratórias.
Do G1, em São Paulo
O governo da Venezuela divulgou nesta sexta-feira (15) as primeiras fotos do presidente Hugo Chávez após a última cirurgia enfrentada pelo mandatário no combate contra um câncer. O líder de 58 anos não era visto nem ouvido desde o procedimento realizado em 11 de dezembro, a quarta cirurgia em 18 meses de sua luta contra o câncer.
Nas imagens, ele aparece sorrindo, deitado em uma cama lendo a edição do jornal Gramma desta quinta-feira (14)  ao lado das filhas Rosa Virginia e María Gabriela. De acordo com o governo, as fotos foram tiradas em Havana nesta quinta. Elas foram exibidas na TV estatal e publicadas no Facebook oficial de Chávez e no Twitter do Ministro das Comunicações daVenezuela, Ernesto Villegas.
Imagem divulgada pelo governo venezuelano mostra Hugo Chávez após cirurgia em Cuba.  (Foto: Divulgação)
Adicionar legenda
Imagem divulgada pelo governo venezuelano mostra Hugo Chávez após cirurgia em Cuba. (Foto: Divulgação)
Imagem mostra Chávez ao lado das filhas em Cuba (Foto: Divulgação)Imagem mostra Chávez ao lado das filhas em Cuba (Foto: Divulgação)
O governo venezuelano também informou que apesar da recuperação, Chávez ainda enfrenta dificuldades respiratórias. Ele respira através de uma cânula de traqueostomia, o que "dificulta temporariamente sua fala", informou nesta sexta-feira o governo.
"A infecção respiratória que surgiu durante o pós-operatório foi controlada, embora persista um certo grau de insuficiência. Diante desta circunstância, que está sendo devidamente tratada, atualmente o comandante Chávez apresenta respiração através de cânula traqueal, que dificulta temporariamente sua fala", explicou o ministro da Informação, Ernesto Villegas, em uma mensagem televisionada à nação.
A cânula traqueal é um tubo que se coloca no paciente através de uma abertura criada mediante traqueostomia para permitir uma respiração adequada. As fotos não mostram o pescoço de Chávez.
Villegas acrescentou que "a equipe médica aplica tratamento enérgico para a enfermidade de base, que não está livre de complicações. O paciente coopera com o tratamento e a reabilitação em ligação estreita com a equipe médica de trabalho."
O ministro garantiu que Chávez se mantém em "comunicação" com sua equipe de governo, apesar de o comunicado ter afirmado que ele tem dificuldades para falar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário