segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

MANAUS PROTESTA CONTRA RENAN CALHEIROS


Um grupo com cerca de 80 pessoas realizou na manhã deste domingo (24), um protesto no Centro de Manaus, pedindo a renúncia do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), eleito no início de fevereiro para comandar a Casa Legislativa nos próximos dois anos. Os protestos contra Renan foram realizados também, simultaneamente, em outras capitais do País.

Em 2007, Renan Calheiros renunciou à presidência do mesmo parlamento após ser acusado de usar dinheiro de fraudes para pagar a pensão da filha que teve fora do casamento com a jornalista Mônica Veloso.
De acordo com um dos organizadores do movimento, em Manaus, o administrador de condomínio Sérgio Avelino, o objetivo da manifestação é não deixar a capital do Amazonas de fora dos protestos que aconteceram em outras 16 capitais brasileiras, pedindo a saída do senador do cargo.
Segundo Sérgio, para o primeiro encontro, que foi marcado por meio das redes sociais, o saldo foi positivo. “Foi maior do que esperávamos, muita gente resolveu sair de casa e veio até aqui”, disse.
Ele afirmou ainda que se trata de um movimento pacifico, que não possui nenhuma ligação com partidos políticos e que é apenas a manifestação de brasileiros que não concordaram com a eleição do senador e que lutam para combater e acabar com a corrupção no País.
A concentração aconteceu no Largo de São Sebastião, em frente ao Teatro Amazonas, e percorreu as avenidas Eduardo Ribeiro e Getulio Vargas, onde os manifestantes iam abordando e trocando informações com quem passava pelo local.
Sérgio afirmou que o movimento não deve ficar apenas nesta ação. A ideia é nos próximos eventos distribuir cartilhas com informações, já que, de acordo com ele, muitas pessoas não sabiam quem era Renan Calheiros.

No Rio de Janeiro, sob um calor de mais de 30º Celsius, dezenas de pessoas caminharam na orla de Copacabana, zona sul da capital fluminense, pedindo a renúncia do presidente do Senado. Com faixas, cartazes e gritos de ordem, foram até o Leme, recebendo apoio dos banhistas.

Em Brasília, cerca de 60 pessoas marcharam do Museu da República até o gramado do Congresso Nacional levando cartazes e faixas e gritando palavras de ordem.
Na capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, ao menos duas centenas de manifestantes, segundo a Polícia Militar (PM), tomaram ruas e praças do centro da cidade, com faixas e cartazes pedindo a renúncia de Renan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário