segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

CADASTRO BIOMÉTRICO: ELEITORADO DO AMAZONAS SERÁ REVISADO


Amazonas vai passar por uma verdadeira revisão eleitoral por meio do recadastramento biométrico dos eleitores. Na primeira fase, que começa em abril deste ano e termina em maio de 2014, sete municípios terão o eleitorado recadastrado e revisto pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). A biometria permite a identificação do eleitor e da eleitora por meio da impressão digital.
Em duas semanas, o presidente do tribunal Flávio Pascarelli, irá reunir com os prefeitos dos municípios que passarão pela revisão e recadastramento para anunciar o cronograma de trabalho. Os municípios que passarão pela revisão têm cadastrado no TRE-AM, atualmente, 204.722 eleitores.
O novo sistema de votação que começa a se implementar no País aumentará a segurança do resultado da eleição e vai praticamente zerar a possibilidade de fraude no voto, quando finalizado o recadastramento e revisão do eleitorado. A possibilidade de fraude será limitada à vontade do eleitor que concordar em vender o voto.
“Vai haver verdadeira revisão eleitoral. O cadastramento biométrico (em outras cidades do País) tem demonstrando que nem sempre os números de eleitores cadastrados correspondem àqueles que realmente têm direito de votar (...) Com o novo sistema, a fraude vai depender apenas da honestidade do próprio eleitor”, disse o presidente do TRE-AM, Flávio Pascarelli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário