sábado, 2 de fevereiro de 2013

"ANTÍTODO" CONTRA FUMAÇA TÓXICA CHEGA AO RS PARA TRATAR FERIDOS DO INCÊNDIO DE SANTA MARIA

São 140 kits de hidroxicobalamina para tratamento de intoxicados com gás.

Doses serão distribuídas em hospitais de Porto Alegre e Santa Maria.

Roberta SalinetDo G1 RS, em Santa Maria

Os medicamentos doados pelo governo dos Estados Unidos chegam à base aérea de Santa Maria (RS), na tarde deste sábado (02) (Foto: Wesley Santos/Estadão Conteúdo)

Os medicamentos doados pelo governo dos Estados Unidos chegam à base aérea de Santa Maria (RS), na tarde deste sábado (2) (Foto: Wesley Santos/Estadão Conteúdo)
Chegaram a Santa Maria pouco depois das 15h deste sábado (2) os medicamentos vindos dos Estados Unidos para auxiliar no tratamento dos feridos no incêndio da boate Kiss. O fogo na danceteria no último domingo (27) matou 236 pessoas. O material será distribuído entre os hospitais de Porto Alegre e Santa Maria.
São 140 kits do medicamento hidroxicobalamina (vitamina B12 injetável), indicado para o tratamento de intoxicação por gás. A expectativa do Ministério da Saúde é a de que as doses, chamadas de "antídotos", anulem os possíveis efeitos tóxicos do cianeto no organismo.
Caixas de medicamentos para feridos em inciendio em Santa Maria (Foto: Roberta Salinet/RBS TV)
Caixas de medicamentos para feridos em incêndio

em Santa Maria (Foto: Roberta Salinet/RBS TV)
Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou na base aérea de Santa Maria por volta das 15h15. São 76 doses que serão levadas para Porto Alegre e 64 para Santa Maria, onde serão distribuídos aos hospitais em que há sobreviventes internados.
Chamado de “antídoto de gás tóxico”, a hidroxicobalamina ainda não está aprovada no Brasil, que possui apenas uma versão similar, porém menos concentrada. Os medicamentos foram doados pelos Estados Unidos. A decisão pelo seu uso será feita pelos profissionais de saúde que acompanham os pacientes internados, com base nos sintomas e no histórico de cada paciente

Nenhum comentário:

Postar um comentário