sábado, 13 de outubro de 2012

JORNALISTAS DIZEM QUE FIDEL CASTRO TEVE MORTE CEREBRAL

Filho de líder cubano e irmã que vive em Miami, no entanto, desmentem boatos
O Globo
Conhecido por ter revelado que o presidente venezuelano, Hugo Chávez, sofria de câncer, o jornalista Nelson Bocaranda deu como certo em seu blog um boato que toma conta das redes sociais desde a quarta-feira: segundo ele, o ex-presidente cubano Fidel Castro teria morrido.
De acordo com seu post, a morte de Fidel seria anunciada em até 72 horas - Havana só esperaria que Juanita Castro, irmã de Fidel, volte de Miami para um “anúncio familiar importante”. O próprio jornalista, no entanto, disse ao GLOBO por e-mail, nesta sexta-feira, que a morte de Fidel Castro ainda não era confirmada, mas que o líder cubano respirava por aparelhos.
Filho de Fidel, o fotógrafo Alex Castro desmentiu a informação durante uma visita à província de Guantánamo, a 900 quilômetros de Havana. Notícias sobre a suposta morte de Fidel circulam com certa frequência nas redes sociais.
“O comandante está bem, fazendo suas coisas diárias, lendo e praticando exercícios - disse Castro, de acordo com o blog “Soy la isla”, da jornalista cubana Arlin Alberty, que trabalha para meios de comunicação oficiais.
Juanita de Castro, irmã do líder cubano que vive na Flórida, negou na sexta-feira que iria viajar para visitar a família em Cuba:
- Eu não tenho nenhuma novidade. Não tenho planos de viajar. Isso não é verdade... São apenas rumores, tudo isso é absurdo - disse à agência AP.
O apresentador do canal americano Univisión Raúl de Molina também afirmou em sua conta no Twitter que “uma boa fonte” confirmava a morte do líder cubano. Em seu blog, o jornalista Nelson Bocaranda confirmou na quinta-feira a morte cerebral, também sem citar fontes.
“Sabemos que a saúde do ditador se deteriorou por mais de 50 anos de tal forma nos últimos meses que ele permaneceu ligado a um pulmão artificial como a única forma de o manter com ‘vida’, ainda que artificial”, escreveu. “Antes de 72 horas o governo de Raúl Castro fará o anúncio da morte do líder revolucionário”. Segundo ele, já estariam inclusive se preparando cerimônias de despedida, para as quais seriam esperados líderes de Estado liderados por Chávez.
Na quinta-feira, o blogueiro oficial Yohandry Fontana, já havia desmentido os boatos em seu blog.
“Tenho que dar uma má notícia aos terroristas do sul da Flórida: Fidel Castro está vivo. De três em três meses o Twitter mata Fidel”, escreveu o blogueiro, que garante que Castro tem conhecimento da reeleição de Hugo Chávez, no último domingo.
Desde quarta-feira, circulam rumores nas redes sociais de que Fidel, de 86 anos, teria sofrido morte cerebral. Pelo Twitter, a blogueira cubana opositora Yoani Sánchez disse que “seu telefone não para de tocar”, mas que ela “não tem nenhuma certeza” sobre a veracidade da notícia.
“São só rumores que estão circulando. A vida me mostrou que, cada vez que acontece alguma coisa a Fidel Castro, os cubanos são os últimos a saber”, escreveu.
O jornalista Nelson Bocaranda lembra que Fidel não aparece em público há meses e que a piora de seu estado de saúde foi mantida em sigilo para não prejudicar as eleições presidenciais venezuelanas, disputadas no domingo passado e das quais Hugo Chávez saiu vitorioso. Fidel se afastou da vida pública em 2006 por motivos de saúde. Em 2008, o governo cubano foi assumido por seu irmão Raúl Castro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário